domingo, 31 de julho de 2011

RESULTADO FINAL DA ELEIÇÃO DO SINDICATO RURAL DE COREAÚ

Foi eleita para presidente do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Coreaú a senhora Maura Machado. O fim da apuração foi agora a pouco na sede do próprio Sindicato. Vejam os números.
Candidato-----------------Votos
Maura -------------------- 614
Erasmo --------------------178
Nulos----------------------- 41

Sendo que a urna da localidade da Lagoa do Barro foi nula, por não apresentar os requisitos do edital.

ESPALHE! QUEM SE OMITE, É CÚMPLICE!

Divulgação: Ana Cristina Guilherme, do Sindiute/ CUT

COREAÚ: ALGUNS DESTAQUES DESTE BLOGUE

Um prefeito? Nenhum!
Um padre? Edson Frota.
Um comerciante: Chagas Leocádio.
Um desportista? Morizé.
Um locutor? Ferreira.
Um homem de rádio? Zé Marques.
Um músico: Manchão.
Um músico do passado? Zé Canarinho.
Um goleiro? Pedrão.
Um Professor? Raimundo Parente.
Uma Professora? Rosário Leite.
Uma Professora? Socorro Cristino.
Um tribuno? Professor Aguiar.
Um homem do povo? Vicente Chico.
Uma mulher do povo? Nica.
Um vereador? Nenhum.
Um artesão? Vicente Portela.
Um sindicalista? Zé Mário.
Um dono de bar? Zé Liórdio.
Um distrito? Araquém.
Um dançarino? Vicente Alfredo.
Um boêmio: Cheiroso.
Um bar? Do Zé Liórdio.
Um banho? Na Barragem.
Uma música? Sentimental.
Um gentleman: Daizinho.
Um bon vivant? Lapal.
Um pedreiro? Chico Martins.
Um torcedor? Inácio.
Uma praça? Da Matriz.
Um lugar na sede? Barragem.
Um lugar fora da sede? Araquém.
Um fotógrafo? Louro.
Um piadista? Oneon.
Uma saudade? Rosário Leite.
Um lanche bom? Do Benedito do Bar.
Um pingunço amigo? Ferrolho.
Uma rua? São Miguel.
Um magarefe? Zé Pedro (Araquém).
Um contador de histórias? Zé Joana (Araquém).
Uma Professora do Araquém? Tamizinha.
Uma saudade do Araquém? As brincadeiras com carrinhos (para pegar água) confeccionados de madeira, que usavam forquilha.
Uma dor? A perda do Professora Geni Albuquerque



(...)

sexta-feira, 29 de julho de 2011

MULHER QUE LÊ

"Um casal sai de férias para um hotel-fazenda.

O homem gosta de pescar e a mulher gosta de ler. Uma manhã, o marido volta de horas pescando e resolve tirar uma soneca.

Apesar de não conhecer bem o lago, a mulher decide pegar o barco do
marido e ler no lago. Ela navega um pouco, ancora, e continua lendo seu livro. Chega um guardião do parque em seu barco, para ao lado da mulher e
fala:

- Bom dia, madame. O que está fazendo?

- Lendo um livro - responde, pensando: será que não é óbvio?

- A senhora está em uma área restrita em que a pesca é proibida,
informa.

- Sinto muito, tenente, mas não estou pescando, estou lendo.

- Sim, mas com todo o equipamento de pesca. Pelo que sei, a senhora pode
começar a qualquer momento.

Se não sair daí imediatamente, terei de multá-la e processá-la.

- Se o senhor fizer isso, terei que acusá-lo de assédio sexual.

- Mas eu nem sequer a toquei! - diz o guardião.

- É verdade, mas o senhor tem todo o equipamento.. Pelo que sei, pode
começar a qualquer momento.

- Tenha um bom dia, madame- diz ele, e vai embora.

Moral da história:

'Nunca discuta com uma mulher que lê. Certamente ela pensa.'" (Net)


(Enviado pela Profesora Vilani Sousa, presidente do Suprema - Sindicato dos Professores de Maracanaú)

QUANDO A FASE É BOA TUDO ACONTECE!

Quando as coisas estão boas tudo realmente corre como o combinado, Ceará Sporting Clube no dia de ontem foi uma prova real disso, que quando a fase é das melhores até gol de “olhos fechados” o time consegue fazer em um pouco espaço de tempo.

Ceará 2x1 Atlético PR ( 2 gols de Nicácio).

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Flamengo vence Santos num jogo espetacular na Vila


Peixe abre vantagem de 3 a 0, com show de Neymar. Mas Ronaldinho, que volta a ser o gênio dos tempos de Barcelona, comanda a reação carioca.Difícil achar um adjetivo para qualificar o que Santos e Flamengo fizeram nesta quarta-feira à noite, na Vila Belmiro, pela 12ª rodada do Brasileirão. Um show, um concerto, um espetáculo? É pouco. Foi, enfim, um jogo histórico, que será lembrado por muito tempo. No fim, o Flamengo, de Ronaldinho Gaúcho, que saiu perdendo por 3 a 0, acabou levando a melhor sobre o Santos, num 5 a 4 de encher os olhos, para apagar da memória dos torcedores brasileiros o burocrático futebol apresentado pela Seleção Brasileira na Copa América. O craque rubro-negro, enfim, mostrou a que veio quando retornou ao Brasil. Foi genial, como há muito tempo não era, marcando três gols, chegando a oito, artilheiro da competição. Neymar também brilhou, com dribles desconcertantes e dois gols, o primeiro antológico.

Ninguém tinha dúvidas de que seria um grande jogo, mas acabou saindo melhor, bem melhor mesmo, do que a encomenda. Craques dos dois lados, jogadas de efeito e muitos gols - um deles, de Neymar, uma obra de arte. Foram seis tentos apenas no primeiro tempo. As duas zagas sofreram muito e falharam demais também. Bom para o espetáculo, que começou com o Santos como protagonista.

Tocando fácil, de primeira, Ganso, Elano e Ibson se achavam em campo. E todos encontravam Borges. Elano, principalmente. Num lançamento primoroso, logo nos movimentos iniciais da partida, o meia largou o camisa 9 na cara de Felipe. Com extrema tranquilidade, o parceiro de Neymar deu um leve toque, o suficiente para tirar a bola do alcance do goleiro rubro-negro.

O Fla até tinha a bola e explorava bem o lado esquerdo da defesa alvinegra, com Luiz Antônio aproveitando-se dos espaços às costas de Léo. Mas o Peixe era mais incisivo. Borges ampliou, completando jogada individual de Neymar, que, deitado no chão, conseguiu acertar o passe para o companheiro.

O time rubro-negro parecia entregue. E Neymar, inspirado. A goleada estava desenhada e com um toque de gênio. Aos 26, o craque santista arrancou pelo meio, jogou para Borges, que escorou e devolveu. Num drible improvável, o camisa 11 passou por Welinton, Angelim e ficou na frente de Felipe. O toque final foi leve, por baixo do goleiro. A Vila Belmiro aplaudiu de pé.

A festa alvinegra estava armada. Cabia muito mais. Aliás, houve muito mais. Só que, agora, por parte do Flamengo. O jogo mudou de lado. O Rubro-Negro não se intimidou com a vantagem adversária e continuou indo para cima. Marcou dois gols rápidos, com Ronaldinho e Thiago Neves e pressionou o Santos, que apresentava muitas falhas defensivas. Lembrou o time de 2010, que dava sustos na mesma medida em que marcava gols.

Foi aí que apareceu o vilão da noite. Neymar, endiabrado, invadiu a área pela esquerda e caiu. O árbitro marcou pênalti de Willians. Uma marcação duvidosa. Borges pegou a bola para bater, mas Elano assumiu a bronca. Queria se redimir do vexame da Copa América, quando, na decisão por penalidades nas quartas de final, contra o Paraguai, ele mandou uma bola na estratosfera, muito acima da meta. Em momentos difíceis, abusar não costuma ser prudente. Uma cavadinha displicente. A bola, leve, tranquila, morreu nos braços de Felipe, que ainda teve tempo de 'descontar' a ousadia do santista ao fazer embaixadinhas antes de repor a bola em jogo.

A Vila caiu em vaias na cabeça de Elano, que chegou a fazer sinais para os alvinegros descontentes. Para piorar a situação do meia santista, Deivid, escorando cobrança de escanteio, empatou a partida. O Flamengo estava vivo; o Santos, adormecido. Elano, em maus lençóis.


Neymar + Ronaldinho = show

O segundo tempo foi tão eletrizante quanto o primeiro. O Fla foi melhor, teve mais a bola. Chegou, inclusive, a encurrralar o Peixe. O sistema defensivo santista falhava na marcação. Ronaldinho e Thiago Neves tinham muito espaço para trocar passes. Os alvinegros, mal posicionados, corriam atrás. Neymar, porém, fazia a diferença. Puxando contra-ataques, ele tirou o Peixe do sufoco logo após o início do segundo tempo, arrancando pela esquerda e dando um toque inspirado para matar Felipe.

Mas Neymar não era o único protagonista do jogaço. Ronaldinho Gaúcho mostrou que o craque pensa à frente, surpreende, improvisa. Falta na entrada da área, pelo lado direito. Rafael armou a barreira e se posicionou no lado direito. Todos esperavam a batida por cima da barreira. Esperto, o camisa 10 tocou rasteiro. A bola passou por baixo e enganou o goleiro santista. 4 a 4!

A Vila Belmiro não respirava. Privilegiadas, as quase 13 mil testemunhas do jogo do ano no Brasil não desgrudavam os olhos do gramado. Qualquer piscada e se perderia um drible de Neymar, um toque refinado de Ronaldinho.

Neymar driblava, chutava, só sofria mesmo com a marcação de Willians. O jeito era fazer a bola não chegar ao astro santista. Foi isso o que o Flamengo fez quando roubou a bola no meio de campo - num erro de Ganso. Um contra-ataque mortal, com Ronaldinho arrancando pela esquerda, invadindo a área e definindo o placar.

Uma salva de palmas para o futebol.

Por Adilson Barros e Julyana Travaglia Santos, SP.

Polícia Forense realiza seu trabalho em Araquém

A Perícia Forense chegou aproximadamente as 03:30hs aqui em Araquém analisou a cena do assalto e inicialmente concluiu que a arma utilizada pelos assaltantes eram espingardas, essa conclusão foi chegada com base a um tiro deflagrado em uma porta da escola em questão. Em relação aos objetos roubados não sabe-se o certo do que foi levado, em breve mais informações.

Ar@quém News com informações de populares

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Assalto a escola nova de Araquém

Durante essa noite a escola nova de Araquém foi assaltada, segundo o que apurou o Ar@quém News com um dos vigias, dois homens encapuzados e portando armas de grosso calibre invadiram a escola e os renderam. Ainda segundo os vigilantes estes foram amarrados e consequentemente trancados em um cômodo enquanto ocorria a ação dos criminosos, não se sabe ainda o que foi levado, pois os vigias não tem conhecimentos de que tipo de equipamentos já se encontram armazenados no local. Felizmente nenhum dos vigias se feriram.

Redação Ar@quém News

ENCOMENDA INUSITADA - Correios enviam ossada humana sem saber


Apenas 45% a 50% das encomendas que chegam às agências passam por triagem com aparelhos de raio X.

O assalto a um caminhão dos Correios, na última sexta-feira, em uma rodovia cearense, resultou em uma descoberta que intrigou policiais e funcionários da Empresa Brasileira de Correios e Telégrafos (ECT). Após violarem e levarem parte da carga, os assaltantes deixaram para trás uma caixa que não deveria estar sendo transportada.

Com a chegada da Polícia ao local do crime, as encomendas foram encaminhadas para uma agência dos Correios, na Avenida Oliveira Paiva. A carga recuperada passou, então, por uma vistoria com equipamentos de raio X.

Em uma das caixas examinadas - que tinha como origem o Rio de Janeiro e como destino o município de Viçosa do Ceará-, foi descoberta uma ossada humana. A Polícia Civil foi então acionada para investigar o caso.

De acordo com o delegado Franco Pinheiro, da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), a encomenda continha, além dos ossos, uma ordem de exumação emitida pela Prefeitura do Rio de Janeiro.

O remetente da carga foi então contatado e o caso, esclarecido. Segundo o delegado, a ossada era de uma pessoa que morava na Capital fluminense, mas cuja família vive em Viçosa.

Ao tomar conhecimento da morte, a família solicitou a um amigo do falecido, que também morava no Rio de Janeiro, que enviasse os restos mortais para o Ceará, onde o corpo seria enterrado. Atendendo ao pedido, o homem procurou a prefeitura de sua cidade e preparou a documentação necessária para enviar a ossada, que foi exumada.

Contudo, o remetente equivocou-se quanto ao meio de enviar o corpo. Desconhecendo o fato de que os Correios não realizam o transporte de restos mortais, o homem enviou a ossada como se esta fosse um material como outro qualquer.

Não tendo passado por equipamentos de raio X antes de sair do Rio de Janeiro, a caixa contendo os ossos viajou até o Ceará, onde - até momentos depois do assalto - também não passou pela triagem. Não fosse a ação dos criminosos, a encomenda teria chegado sem problemas à cidade cearense.

Segundo o delegado, como foi constatado que o remetente, apesar de ter enviado o corpo de forma indevida, havia tentado transportar os restos mortais de forma legal, o caso não foi tratado como um crime e o homem não foi penalizado.

Após o esclarecimento do caso, acrescenta, a ossada foi encaminhada ao Instituto Médico Legal (IML), onde aguardou que a família do morto fosse recuperar os restos mortais. Segundo a assessoria de comunicação dos Correios, o transporte de restos mortais deve ser sempre realizado por empresas funerárias.

Triagem

De acordo com o gerente de segurança operacional dos Correios, Rogério Lopes, a triagem com equipamentos de raio X é feita através de amostragem, abrangendo 45% a 50% das encomendas transportadas apenas no território nacional. No caso das cargas internacionais, destaca, 100% das encomendas passam pelo raio X.

Segundo Lopes, só passam pelo equipamento materiais que sejam considerados "atrativos", como caixas e embrulhos variados. Cartas e alguns tipos de malotes, acrescenta, não são classificados como "atrativos".

Ao todo, aponta, a central de triagem de Fortaleza examina, com raio X, uma média mensal de 25 mil encomendas. A partir deste total, informa, são realizadas cerca de 60 apreensões de produtos que variam de mercadorias sem nota fiscal a medicamentos proibidos e animais.

Lopes ressalta que, por motivos de segurança ligados à atividade dos Correios, números mais detalhados sobre o tipo de produtos apreendidos não podem ser fornecidos.

Conforme o gerente de segurança operacional, as encomendas consideradas "atrativas" podem passar por raio X tanto nos centros de triagem do destino quanto da origem. Desse modo, explica, cada produto pode passar por uma, duas ou nenhuma vistoria pelo raio X. Alguns produtos, reconhece, "eventualmente" podem passar despercebidos pela triagem.

A margem de 45% a 50% de produtos que são examinados, afirma Rogério Lopes, corresponde a uma meta da ECT. A meta, informa, tende a aumentar a cada semestre. Nos últimos anos, disse, o volume de produtos que passam pela triagem aumentou em torno de 20%.

Para garantir o incremento, complementa, funcionários são capacitados e novos equipamentos são adquiridos. "Nós já temos profissionais treinados para operar os aparelhos. Só estamos esperando que seja ampliada a meta", aponta.

JOÃO MOURA
REPÓRTER
Fonte: Diário do Nordeste

terça-feira, 26 de julho de 2011

SINDICATO APEOC COBRA CELERIDADE NA PROPOSTA DO GOVERNO

Sindicato APEOC esteve nesta sexta–feira, dia 22/07, no Palácio da Abolição, onde protocolou oficio pedindo agilidade na apresentação de proposta à categoria. O Sindicato APEOC entende que essa tática do governo em protelar a apresentação de sua proposta à readequação do Plano de Carreira à Lei do Piso Salarial dos Professores, vem na contramão dos anseios da categoria e da sociedade.
A sociedade espera que o governo não coloque em risco a normalidade do ano letivo em curso. O governo, já por duas vezes, nos últimos dias 29 de junho e 15 de julho, protelou a apresentação de sua proposta aos professores. A sociedade está atenta e sabe da paciência que os educadores estão tendo nesse processo de negociação!
A comunidade vem acompanhando o debate em torno das questões ligadas à educação, e sabe da necessidade de investimento nas pessoas que fazem o dia a dia do ensino público. Essa sociedade ficou recentemente estarrecida com os números que colocam o Ceará como um dos piores do Brasil, quando a assunto é pagamento de salário de professor.
A categoria, através de seu Sindicato APEOC, quer uma resposta do governo; a sociedade também assim deseja. Não há desenvolvimento sem investimento na educação. Um estado que cresce mais que a média nacional não pode continuar pagando o 5º pior salário do País. Usaremos todas as armas necessárias para avançarmos em nossas conquistas.
EDUCAÇÃO DE QUALIDADE EXIGE DIGNIDADE!
Fonte: Sindicato Apeoc

URGENTE!!!

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O SINDICATO DOS PROFESSORES DE COREAÚ – CEARÁ, SINDPROC, através de seu presidente, no uso de suas atribuições legais e nos termos estabelecidos pelo Art. 16, Parágrafo Único do Estatuto, RESOLVE:

CONVOCAR todos os membros da Categoria profissional dos Professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, do município de Coreaú, Estado do Ceará, para Assembléia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 30 de Julho de 2011 (Sábado), na sede do referido, situado à Rua Francisco Camilo, 156, Alto São José, neste município, a partir das 08h30min em primeira convocação, com o número regulamentar de presentes, e às 09h30min em segunda convocação, com qualquer número dos associados presentes para deliberar a seguinte Ordem do dia:

1. Explanação do Presidente do SINDPROC acerca do 7º Congresso Estadual da
FETAMCE ocorrido nos dias 08, 09 e 10 de Julho do corrente em Beberibe - Ce;
2. Explanação do Vice-Presidente do SINDPROC acerca da Reunião do FUNDEB ocorrida
no mês de Julho do corrente;
3. Eleição de Delegados ( 01 Titular e 01 Suplente ) para representar o SINDPROC
na 11ª Plenária Estatutária da CUT/CEARÁ;
4. Prestação de Conta ( Balancete Financeiro ) referente ao mês de Julho de 2011;
5. Outros assuntos de interesse da categoria.

Na certeza de contar com a presença de todos, os nossos agradecimentos.


Coreaú – CE, 18 de Julho de 2011.

José Mário Moreira
Presidente do SINDPROC

segunda-feira, 25 de julho de 2011

EDIÇÃO Nº 2

SINDPROC – UM MANDATO INTEIRO COM LUTAS E REALIZAÇÕES
AÇÕES DA SEGUNDA DIRETORIA

O Sindicato dos Professores de Coreaú – Ceará, SINDPROC, por meio de sua diretoria, saúda a todos os professores de nosso município neste segundo mandato de renovação e compromisso, com lutas e realizações, desejando sucesso na brilhante missão de liderar mentes que sejam capazes de lapidar o nosso meio através da consciência, da formação e da capacidade de gerir as competências básicas para a transformação de nossos estudantes. A história desta entidade sindical confunde-se com a missão de cada trabalhador de nosso município que luta cotidianamente por um trabalho decente e uma remuneração digna, tendo como bandeira a união da categoria dos professores da Rede Municipal de Ensino.

Foi realizada a 2ª Eleição e consequentemente eleita a 2ª Diretoria Executiva para o Triênio 2010 – 2013, composta pelos seguintes membros: PRESIDENTE: José Mário Moreira; VICE-PRESIDENTE: José Maria Gomes de Lima; SECRETÁRIA GERAL: Elitânia Neves Bezerra; SECRETÁRIO DE FINANÇAS: Raimundo Nonato Neto; SECRETÁRIO DE FORMAÇÃO: Davi Machado Portela (LICENCIADO); SECRETÁRIO DE ASSUNTOS EDUCACIONAIS: Roberto Portela Moreira; SECRETÁRIA DE ASSUNTOS DA MULHER: Maria Edimaura Gomes do Nascimento Aguiar; SUPLENTE DE SECRETÁRIA GERAL: Benedita Elias Albuquerque; SUPLENTE DE SECRETÁRIO GERAL: Socorro Maria Albuquerque; SUPLENTE DE SECRETÁRIO DE ASSUNTOS EDUCACIONAIS: Hildenê Montezuma de Souza; SUPLENTE DE SECRETÁRIA DE ASSUNTOS DA MULHER: Francisca Fabiana Lustosa Ramos; PARA CONSELHO FISCAL: 1º MEMBRO TITULAR: Evalsélio Soares de Vasconcelos; 2º MEMBRO TITULAR: José Maria Elias Carneiro; 3º MEMBRO TITULAR: Francisco Moreira de Albuquerque; 1º SUPLENTE: Rozilange Freire Fernandes Machado Albuquerque; 2º SUPLENTE: Gerson dos Santos Barbosa; 3º SUPLENTE: José Maria Albuquerque Ferreira; PARA CONSELHO DE REPRESENTANTE DE BASE: 1º MEMBRO TITULAR – SEDE: Derlânia Ferreira de Meneses; 2º MEMBRO TITULAR – AROEIRAS: Aurismar Auxiliadora de Araújo; 3º MEMBRO TITULAR – ARAQUÉM: Raimunda Cleta Albuquerque Lima; 4º MEMBRO TITULAR – CANTO: Antonia Gomes de Souza; 5º MEMBRO TITULAR – UBAÚNA: Fabiana Georgia Aguiar; 1º SUPLENTE – SEDE: Maria Eliornanda Gomes Silva; 2º SUPLENTE – AROEIRAS: Lucilene Parente de Aguiar Carvalho; 3º SUPLENTE – ARAQUÉM: Ilcimar Oliveira Lima; 4º SUPLENTE – CANTO: Manoel Paulino Ribeiro; 5º SUPLENTE – UBAÚNA: Antonia Deusilene de Aguiar. PARA DEPARTAMENTO: COORDENADORA DO DEPARTAMENTO PARA ASSUNTOS DE SAÚDE DO PROFESSOR: Gizélia Souza Fontenele; COORDENADOR DO DEPARTAMENTO DE IMPRENSA E DIVULGAÇÃO: Mário Portela Moreira Albuquerque; COORDENADOR DO DEPARTAMENTO JURÍDICO: Benedito Moreira Gomes. PARA DELEGACIAS DISTRITAIS: COORDENADOR DA DELEGACIA DE ARAQUÉM: Marcos Francisco de Albuquerque; COORDENADORA DA DELEGACIA DE AROEIRAS: Francisca Zilá Rocha; COORDENADORA DA DELEGACIA DO CANTO: Maria da Piedade Galdino Moreira e COORDENADOR DA DELEGACIA DE UBAÚNA: Manoel Mardonio da Silva.

No decorrer do 2º mandato (2010 – 2013) eis as realizações e lutas que foram vivenciadas pelo SINDPROC até o presente momento:

1º - Antecipação da verba relativa ao 1/3 (um terço) constitucional das férias da categoria dos professores municipais;

2º - Conquista da liberação de dois dirigentes sindicais para o exercício de mandato classista;

3º - Conquista de dois representantes dos profissionais do Quadro do Magistério, efetivos do município, contemplados no PCCR/MAG, indicados pelo Sindicato dos Professores Municipais de Coreaú;

4º - Conquista na Justiça para a realização de Concurso Público Municipal para o 2º Semestre de 2011;

5º - Contratação do Escritório de Advocacia Dr. Medeiros para atendimento Jurídico do SINDPROC e de seus sócios;

6º - Concessão de Readaptação de Função da sócia Raimunda Cleta Albuquerque Lima;

7º - Reajuste do valor do piso Salarial dos Professores da Rede Municipal de Ensino para o ano de 2011;

8º - Participação do SINDPROC no 7º Congresso Estadual da FETAMCE em Beberibe – Ce, no mês de Julho de 2011;

9º - Escolha dos novos representantes (Titular e Suplente) do SINDPROC no Conselho do FUNDEB, para o mandato 2011 – 2013;

10º- Reforma da Sede do SINDPROC para melhor atender os sócios, seja no expediente do Sindicato, no atendimento Jurídico, bem como nas Reuniões e/ou Assembléias da categoria;

11º- Solenidade de formalização de indicação de uma sala do prédio do SINDPROC para EXPEDIENTE INSTITUCIONAL – Educador Paulo Freire e outra dependência para SALA DAS SESSÕES – Professor Gerardo Rodrigues de Souza, ambos In Memorian.

Filie-se ao nosso sindicato e faça parte destas e de outras conquistas e realizações que virão!!!



“SINDICALISMO SE FAZ COM UNIÃO, MOBILIZAÇÃO E CONQUISTA”.
2ª DIRETORIA DO SINDPROC
RENOVAÇÃO E COMPROMISSO
MANDATO: Junho/ 2010 – Junho / 2013

EDIÇÃO Nº 1

SINDPROC – UM MANDATO INTEIRO COM LUTAS E REALIZAÇÕES

AÇÕES DA PRIMEIRA DIRETORIA

O Sindicato dos Professores de Coreaú – Ceará, SINDPROC, por meio de sua diretoria, saúda a todos os professores de nosso município neste encerramento de um mandato inteiro com lutas e realizações, desejando sucesso na brilhante missão de liderar mentes que sejam capazes de lapidar o nosso meio através da consciência, da formação e da capacidade de gerir as competências básicas para a transformação de nossos estudantes. A história desta entidade sindical confunde-se com a missão de cada trabalhador de nosso município que luta cotidianamente por um trabalho decente e uma remuneração digna, tendo como bandeira a união da categoria dos professores da Rede Municipal de Ensino.

O SINDPROC surgiu da necessidade da categoria dos professores de Coreaú em legalizar juridicamente os seus direitos e deveres. Seus principais fundadores partiu de uma comissão pró-criação da referida entidade sindical, composta pelos membros: Benedito Moreira Gomes, José Mário Moreira, Manoel Brito de Souza e Socorro Maria Albuquerque. Ambos deram como iniciativa de convocar todos os professores da Rede Municipal de Ensino, no intuito de fundar este Sindicato, numa Assembléia Geral Ordinária, realizada no dia 1º de Junho de 2007, nas dependências do Coreaú Social Clube. Diante ao exposto, foi realizada a fundação e eleição da 1ª Diretoria Executiva composta pelos seguintes membros: DIRETORIA: Presidente: José Mário Moreira, Vice - presidente: José Maria Gomes de Lima, Secretário geral: Davi Machado Portela – Suplente: Raimundo Nonato Neto, Secretário de Finanças: Manoel Brito de Souza – Suplente: Raimundo Ivan de Albuquerque, Secretário de formação: Roberto Portela Moreira – Suplente: José Maria Moreira Filho, Secretário de assuntos educacionais: José Maria Albuquerque Ferreira, Suplente: Socorro Maria Albuquerque, Secretária de assuntos da mulher: Maria Edimaura Gomes do Nascimento Aguiar, Suplente: Rozilange Freire Fernandes Machado Albuquerque. CONSELHO FISCAL: 1º Conselheiro: Antonio Meneses de Sampaio, 2º Conselheiro: Domingos Siqueira Filho, 3º Conselheiro: Benedito José Ramos, Suplentes: Raimunda Cleta Albuquerque Lima, Benedita Elias Albuquerque e José Pinto de Mesquita.

No decorrer desses 3 anos de mandato eis as realizações e lutas que foram vivenciadas pelo SINDPROC:

1. Filiação de mais de 200 professores ao quadro de sócios efetivos;

2. Locação de um espaço reservado para expediente da Diretoria e realizações das Assembléias Gerais;

3. Filiação à CUT e FETAMCE;

4. Aquisições de móveis e mobiliários: 01 computador completo com multifuncional, 01 kit de Internet, 55 cadeiras TRAMONTINA, 03 mesas plásticas, 01 mesa redonda, 01 armário, 02 estantes, 02 ventiladores de parede, 01 caixa amplificada com microfone, 01 TV de 21", 01 aparelho de DVD, 01 câmera digital SONY, 01 bebedouro Gelágua EGC35B-BR/PISTACHE (verde) ESMALTEC;

5. Pequenas reformas na Sede Social do SINDPROC;

6. Realização de várias Assembléias Gerais Ordinárias e Extraordinárias, assim como, mobilizações públicas e debates via emissora de radiodifusão - Princesa do Vale FM;

7. Participação de membros da Diretoria nos eventos, Seminários e Congressos Locais, Regionais, Estaduais e/ou Nacionais realizados pela CUT e FETAMCE;

8. Realização da festa de aniversário de 02 (dois) anos de fundação do SINDPROC no dia 17 de Julho de 2009;

9. Liberação do Registro Sindical (Carta Sindical) junto ao Ministério do Trabalho e Emprego - MTE;

10. Contratação de 01 advogado (Dr. Raimundo Plutharco Parente Neto - OAB/CE nº 16.495) para representar juridicamente os sócios e o próprio sindicato em ações pertinentes à categoria, sendo que o mesmo tem expediente uma vez por mês na Sede;

11. Conquista do Rateio (repasse) do FUNDEB no ano de 2007 e 2009, antecipação do pagamento da verba relativa ao 1/3 (um terço) constitucional das férias da categoria a partir do mês de junho de cada ano, liminares para Readaptação Funcional de sócios, mandatos de segurança encaminhados pelo setor jurídico, pensão por morte de servidor, conquistas jurídicos para o saque do FGTS dos sócios e representação do Sindicato no Conselho Municipal do FUNDEB e no Conselho Municipal de Saúde;

12. Audiência com o atual Prefeito Municipal de Coreaú, no dia 03 de junho de 2009;

13. Inclusão do SINDPROC na Programação dos festejos de Nossa Senhora da Piedade;

14. Parceria entre o SINDPROC e Rádio Princesa do Vale FM 98,7 (divulgação dos sócios aniversariantes do dia);

15. Criação do BLOG (www.sindproc.blogspot.com) para divulgação das atividades e ações do SINDPROC;

16. Prestações de Contas do SINDPROC, com transparência e legitimidade;

17. Membro do SINDPROC eleito como representante da Zona Norte na condição de Delegado ao 10º Congresso Nacional José Olívio da CUT, que foi realizado de 03 a 08 de Agosto de 2009 em São Paulo;

18. Distribuição de brindes (blusas) para os nossos associados;

19. Encaminhamento da proposta do PCCR do SINDPROC para a Câmara Municipal e para a Prefeitura Municipal, negociação com o Poder Público Municipal, posterior aprovação pelo Poder Legislativo e implantação do PCCR (Plano de Cargos, Carreira e Remuneração) do Magistério;


20. Conquista da liberação de um dirigente sindical para exercer mandato classista;

21. Aquisição de um Kit Cívico: 03 bandeiras (Brasil, Ceará e Coreaú) e 01 CD com os Hinos do Brasil, do Ceará e de Coreaú;

22. Aquisição de 01 Urna de Lona junto ao Cartório Eleitoral da Comarca de Coreaú para ser utilizada em futuros pleitos eleitorais deste sindicato, a mesma será tombada como patrimônio desta entidade.


“SINDICALISMO SE FAZ COM UNIÃO, MOBILIZAÇÃO E CONQUISTA”.
DIRETORIA DO SINDPROC
MANDATO: Junho/ 2007 – Junho / 2010

domingo, 24 de julho de 2011

Quanto vale um professor?

(ANTÔNIO GOIS)


RIO DE JANEIRO - "Greves de professores, como as que ocorrem no Rio e em Minas, costumam seguir no Brasil um triste roteiro. Sem força para mobilizar a categoria, sindicatos têm de apelar para ações mais radicais. Enquanto isso, a vida segue nas escolas, com parte dos professores em greve, outra trabalhando, e os alunos sabendo que a reposição das aulas, ao final, será para inglês ver.
**
Sem entrar no mérito da viabilidade, a reivindicação salarial é justa. No Brasil, em geral, um professor que concluiu a universidade e dá aula no ensino fundamental, tem salário que corresponde apenas à metade dos rendimentos médios de todos os trabalhadores com formação superior. Já foi pior. Em 1995, a proporção era de só um terço.
No debate sobre salários, dois grupos se enfrentam: os que defendem reajustes iguais para todos e aqueles que querem remuneração por mérito, vinculando ao menos parte do pagamento ao desempenho docente.
**
Curioso é notar que políticas tão opostas têm resultados semelhantes. Já se sabia, a partir de vários estudos, que salário não tem relação imediata com desempenho do aluno. Agora, surgem evidências de que a bonificação por mérito tampouco tem efeito. Foi esta a conclusão de um relatório publicado no mês passado pela Associação de Escritores em Educação dos EUA, após revisão de estudos publicados naquele país.
Mas tais estudos captam apenas efeitos imediatos.

No longo prazo, a perda de prestígio deixa a carreira pouco atrativa para os talentos que poderiam estar em sala de aula, mas optam por outras profissões.

É por isso que são fundamentais políticas de Estado como o Plano Nacional de Educação, em discussão no Congresso. Sem metas e exigências mínimas de investimento no setor, é sempre tentador para o político colocar trens-balas e afins à frente da educação."

Postado por BLOG COREAUSIARÁ

COISAS DO RÁDIO II

Antes de vir para Maracanaú/ Fortaleza, após o período de Loja O Vilar/ Depósito do Toinho, ouvia a Tupinambá e a Educadora do Nordeste, de Sobral. Em Coreaú, na assistência do Zé Marques (o locutor das manhãs, na Coluna da Hora), tinha uma criatura respeitosa, simples e calada, que eu também ouvia (na amplificadora: nosso rádio). Seu nome dizia MUITO: Angelim. Quieto, ensimesmado e honesto. Tinha fidelidade canina ao que dizia o "Ismael" (Zé Marques). A locução do Angelim me chamou a atenção. Mas o que aplaudo ainda hoje (sabendo que ele já realizou seu passamento, é a simplicidade daquele ser, que poria trava na cabeça de um poeta, ao tentar decifrá-lo... Angelim, a simplicidade... que falava! Um abraço, meu velho! Você teve um tempo terreno, profícuo e bom!

Postado por BLOG COREAUSIARÁ

Do Blog: Angelim faz muita falta a todos nós. O que ele mais nos cativava era o seu jeito simples de ser. Foi sem dúvida um grande palmense, um ser humano inigualável e um profissional exemplar.

sábado, 23 de julho de 2011

IMPOSTÔMETRO DISPARA


O Impostômetro, sistema que mostra o total de impostos pagos pelos brasileiros a cada ano, atingiu R$ 800 bilhões nesta sexta-feira (22), incluindo os impostos federais, estaduais e municipais.

Segundo a Associação Comercial de São Paulo, a arrecadação de impostos cresce a cada ano. No ano passado, a marca de R$ 800 bilhões foi alcançada no dia 22 de agosto. Em 2009, a marca foi atingida no dia 8 de outubro.

“Em todos os meses deste ano a arrecadação de impostos do governo federal bateu recordes e, os dados do semestre, divulgados pela Receita Federal, mostram crescimento real de 12,7%, com um aumento de R$ 77 bilhões ante 2010. É de se lamentar que um incremento tão expressivo da arrecadação fiscal não esteja sendo utilizado para a eliminação do déficit público ou para a realização de investimentos indispensáveis”, disse o presidente da associação, Rogério Amato, por meio de nota.

O Instituto Brasileiro de Planejamento Tributário projeta que a arrecadação este ano chegará a R$ 1,4 trilhão, cerca de R$ 200 bilhões a mais do que no ano passado.

O total de impostos pagos pelos brasileiros pode ser acompanhado pelo site: www.impostometro.com.br.

Fonte: dci

Publicação Equipe RM no Foco

TUITADA ALHEIA

"Quer dizer que Cid sabia da corrupção no quintal dos outros (Ministério dos Transportes), mas no dele não tinha nem notícia?"

Postado por BLOG COREAUSIARÁ

sexta-feira, 22 de julho de 2011

SOCIALISMO E DITADURAS SANGUINÁRIAS...

"(Bertold) Brecht foi outro dos tantos talentos que saudaram o advento do socialismo real, no século passado, como a grande redenção da humanidade e aperfeiçoamento do Estado.

Depois a realidade daquelas experiências haviam de mostrar, não raro, ditaduras cruéis, conduzidas por uma elite arrogante, longe do povo e do ideário revolucionário, democrático.

Jaz agora, quase por toda a parte, só o neoliberalismo, meio cego, sempre manco, incapaz de sustentar-se a si mesmo sem as bases sólidas do Estado.

Como paga, mantém para com este, o projeto do Estado mínimo, para que se maximize a exploração, o lucro, e a apropriação particular, indiferente ao homem, à sociedade mesma em que se forma.

Institui que não há senão indivíduos, famílias, recursos, que podem ser tomados como agentes da produção. Ou nada.

Assim quer dispor as coisas.

Assim estão agora as instituições quase por toda a parte.

Aqui jaz um mistério.

Não era antes de esperar que fosse sempre o interesse comum e o da maioria que prevalecesse?

Habitantes, trabalhadores, soldados, navegantes, oficiais, empregados, homens, mulheres, jovens, velhos, não são estes os que realizam todas as empresas, conduzem todas as tarefas?

Eis os que celebra Brecht em seu poema, espantado de que não sejam eles todos, também, as figuras principais que considerar em toda a parte.

Virá um dia este tempo?

Por ora, vemos apenas uns líderes vagos a mandar fazer, com o dinheiro e as mãos e os projetos de muitos, para depois apresentar a obra como coisa sua, feito seu."

(Célio Ferreira Facó, Fortaleza)

DO BLOGUE: Embora a obra não seja celebrada com a presença do trabalhador, em seu solo estará seu suor, como marca indelével! Queiram ou não os donos do poder! Citem ou não seu nome no parlatório... Triste a escola que apedreja seus Professores ou desconhece o valor de sua bendita faina!

Postado por BLOG COREAUSIARÁ

URGENTE!!!

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O SINDICATO DOS PROFESSORES DE COREAÚ – CEARÁ, SINDPROC, através de seu presidente, no uso de suas atribuições legais e nos termos estabelecidos pelo Art. 16, Parágrafo Único do Estatuto, RESOLVE:

CONVOCAR todos os membros da Categoria profissional dos Professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, do município de Coreaú, Estado do Ceará, para Assembléia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 30 de Julho de 2011 (Sábado), na sede do referido, situado à Rua Francisco Camilo, 156, Alto São José, neste município, a partir das 08h30min em primeira convocação, com o número regulamentar de presentes, e às 09h30min em segunda convocação, com qualquer número dos associados presentes para deliberar a seguinte Ordem do dia:

1. Explanação do Presidente do SINDPROC acerca do 7º Congresso Estadual da
FETAMCE ocorrido nos dias 08, 09 e 10 de Julho do corrente em Beberibe - Ce;
2. Explanação do Vice-Presidente do SINDPROC acerca da Reunião do FUNDEB ocorrida
no mês de Julho do corrente;
3. Eleição de Delegados ( 01 Titular e 01 Suplente ) para representar o SINDPROC
na 11ª Plenária Estatutária da CUT/CEARÁ;
4. Prestação de Conta ( Balancete Financeiro ) referente ao mês de Julho de 2011;
5. Outros assuntos de interesse da categoria.

Na certeza de contar com a presença de todos, os nossos agradecimentos.


Coreaú – CE, 18 de Julho de 2011.

José Mário Moreira
Presidente do SINDPROC

Decreto autoriza antecipação de metade do 13º para agosto

O Diário Oficial da União publica nesta sexta-feira decreto que autoriza a antecipação de metade do décimo terceiro salário em agosto. Nos últimos anos esse pagamento ocorreu rotineiramente neste mês, mediante acordo acertado com as centrais sindicais, que expirou ano passado e foi renovado em junho deste ano.

Agora existe uma proposta, ainda em estudo pelo governo, de tornar essa antecipação obrigatória a partir de 2013, provavelmente pagando os beneficiados no mês de junho.

Neste ano, o crédito para cerca de 24,6 milhões de beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) será depositado entre os cinco últimos dias úteis de agosto e os cinco primeiros dias úteis de setembro.

Dessa forma, pensionistas com o número do benefício encerrado em 1 (excluindo o dígito) devem receber no dia 25 de agosto, enquanto aqueles com dígito final "zero" serão os últimos, com pagamento previsto para 8 de setembro.

Ano passado, 23,6 milhões de beneficiados receberam a primeira parcela antecipada do décimo terceiro, o que representou uma injeção de recursos de R$ 9 bilhões na economia dos municípios, de acordo com dados do Ministério da Previdência.

É a sexta vez que a Previdência paga antecipadamente uma parcela dessa gratificação. A primeira foi em 2006, resultado de acordo firmado entre governo e entidades representativas de aposentados e pensionistas.

Os segurados do INSS podem acompanhar o calendário de pagamentos de 2011 pelo site da Previdência Social. Cartazes com o cronograma também foram distribuídos à rede bancária e às agências de Previdência Social.

Dúvidas sobre as datas do pagamento também podem ser esclarecidas por meio da central 135. A ligação é gratuita a partir de telefones fixos ou públicos e tem custo de chamada local, quando feita de celular.

Fonte: Agência Brasil

O CONSERVADORISMO

Fala-se muito dos prefeitos, fazem-se coivaras sobre sua reputação. Há quem os considere uns larápios, desordeiros, amigos do alheio, ratos-de-igreja, ladrões contumazes! Mas... Se alguém chama pra uma mudança, surge então a resistência e o discurso dos manietados:

- O outro é pior!
- Não vai mudar nada!
- É tudo igual!
- Vai roubar também!

E por que reclama, cara pálida, se sabe (de coração), que seu escolhido é quem merece as tetas da viúva? Cale-se, na camarinha do seu egoísmo e desconhecimento!

Postado por BLOG COREAUSIARÁ

quinta-feira, 21 de julho de 2011

A FRASE DO DIA:

"Não entendo por que nenhum sindicato de professor não pediu ainda a cassação de prefeito/governador que não paga o Piso"

do twitter do senador Cristóvam Buarque (PDT) e ex-ministro da educação.

URGENTE!!!

EDITAL DE CONVOCAÇÃO

ASSEMBLÉIA GERAL EXTRAORDINÁRIA

O SINDICATO DOS PROFESSORES DE COREAÚ – CEARÁ, SINDPROC, através de seu presidente, no uso de suas atribuições legais e nos termos estabelecidos pelo Art. 16, Parágrafo Único do Estatuto, RESOLVE:

CONVOCAR todos os membros da Categoria profissional dos Professores da Educação Básica da Rede Municipal de Ensino, do município de Coreaú, Estado do Ceará, para Assembléia Geral Extraordinária a ser realizada no dia 30 de Julho de 2011 (Sábado), na sede do referido, situado à Rua Francisco Camilo, 156, Alto São José, neste município, a partir das 08h30min em primeira convocação, com o número regulamentar de presentes, e às 09h30min em segunda convocação, com qualquer número dos associados presentes para deliberar a seguinte Ordem do dia:

1. Explanação do Presidente do SINDPROC acerca do 7º Congresso Estadual da
FETAMCE ocorrido nos dias 08, 09 e 10 de Julho do corrente em Beberibe - Ce;
2. Explanação do Vice-Presidente do SINDPROC acerca da Reunião do FUNDEB ocorrida
no mês de Julho do corrente;
3. Eleição de Delegados ( 01 Titular e 01 Suplente ) para representar o SINDPROC
na 11ª Plenária Estatutária da CUT/CEARÁ;
4. Prestação de Conta ( Balancete Financeiro ) referente ao mês de Julho de 2011;
5. Outros assuntos de interesse da categoria.

Na certeza de contar com a presença de todos, os nossos agradecimentos.


Coreaú – CE, 18 de Julho de 2011.

José Mário Moreira
Presidente do SINDPROC

quarta-feira, 20 de julho de 2011

Relação dos alunos da Escola Flora Teles aprovados no vestibular da UVA – 2011.2


NOME
CURSO
CLAS
ORIGEM
01
MANOEL HERNANDO DE LIMA
CIÊNCIAS CONTÁBEIS NOITE
PREVEST
02
MARIO RODRIGUES PORTELA
LETRAS LP NOITE
FT- EGRESSO
03
MARIA SANAILA CAETANO PONTES
LETRAS LP NOITE
12º
FT ARQUÉM
04
MARCIA CAVALCANTE FREIRE
CIENCIAS SOCIAS BACH. NOITE
16º
FT AROEIRAS
05
MARIA JOSÉ FROTA TELES
FÍSICA LIC. NOITE
16º
PREVEST
06
RAIMUNDA ELAYNE RODRIGUES SOARES
PEDAGOGIA LIC. NOITE
19º
PREVEST
07
MARIA INES GOMES DA SILVA
PEDAGOGIA LIC. NOITE
22º
FT ARAQUEM
08
MARA IARA SIMAO MAIA
LETRAS LP MANHÃ
22º
FT AROEIRAS
09
TALITA JHENY CARVALHO XIMENES
CIENCIAS CONTÁBEIS BACH. NOITE
23º
PREVEST
10
GLEICIANE ARAUJO AZEVEDO
LETRAS LIC NOITE
23º
FT- EGRESSO
11
JOABI TELES DE LIMA
FILOSOFIA LIC NOITE
28º
PREVEST
12
ISAQUE MARTINS XAVIER
FÍSICA LIC NOITE
33º
PREVEST
13
ELIABE BEZERRA ALBUQUERQUE
FÍSICA LIC NOITE
36º
PREVEST
14
FELIPE ANTONIO ALVES PAULINO
EDUCAÇÃO FÍSICA – LIC.
40º
FT ARAQUEM

Classificáveis




NOME

CURSO
CLAS
GERAL
CLAS
VAGAS

ORIGEM
15
LIDIANA SEVERINO FERREIRA
FILOSOFIA – BACH. DIURNO
47º
FT-ARAQUÉM
16
ANTONIA RUTE MENEZES FROTA
HISTÓRIA LIC. NOITE
49º
FT ARAQUEM
17
BENEDITO LOURENCO DE SOUSA
FILOSOFIA BACH. DIURNO
51º
11º
FT-ARAQUÉM
18
FATIMA ROMENIA TELES ALBUQUERQUE
PEDAGOGIA LIC. NOITE
62º
12º
PREVEST
19
SUENIA AGUIAR CAVALCANTE
PEDAGOGIA LIC. MANHÃ
71º
21º
PREVEST
20
ISRAEL LOURENCO DO NASCIMENTO
COMPUTAÇÃO INTEGRAL
62º
22º
FT ARAQUEM
21
JEAN PORTELA DE MENEZES
GEOGRAFIA LIC. DIURNO
62º
22º
FT ARAQUEM
22
MARCILIA LOURENCO DE SOUZA-
CIÊNCIAS SOCIAIS LIC.
49º
24º
FT ARAQUEM
23
EMANUEL TELES DE SOUSA MASCARENHAS
DIREITO NOITE
65º
25º
FT-ARAQUÉM


Fonte: Portal Flora Teles