sábado, 30 de junho de 2012

HOMENAGEM DO PORTAL FLORA TELES AO SEU ZÉ IRINEU


Reconhecimento pelo seu trabalho prestado à sociedade coreauense enquanto barbeiro e como ex-funcionário da Escola Flora Teles.

DE OLHO NELES!


  "Os nove políticos que conseguiram sair da lista de contas desaprovadas do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) não estão livres de ter uma pretensa candidatura barrada por enquadramento na Lei da Ficha Limpa. Nos últimos dias, eles protocolaram no TCM os chamados “recursos de revisão”, solicitando a reavaliação das decisões do Tribunal que reprovaram suas contas de governo ou de gestão.
  Como consequência, esses gestores conquistaram medidas cautelares, assinadas por diferentes conselheiros do TCM, que suspendem os efeitos das decisões do próprio Tribunal. Com isso, esse grupo de políticos conseguiu sair da lista de gestores que tiveram contas desaprovadas nos últimos oito anos. Ontem, porém, o procurador regional eleitoral Márcio Torres avisou que os efeitos das medidas cautelas que conquistaram não os livrarão de possível enquadramento na lei complementar nº 135, a chamada Lei da Ficha Limpa. (...)."

 (BLOGUE DO ELIOMAR)
 

EM MORAÚJO, DUPLA ARMADA RENDE FRENTISTA E ASSALTA POSTO DE COMBUSTÍVEL.


Uma dupla de bandidos não identificados assaltou um posto de combustível localizado na CE-364 a 1 km da cidade de Moraújo. O fato ocorreu por volta das 20h15 de sexta-feira (29).
A dupla encapuzada e armada com revólver chegou em uma moto preta, rendeu o frentista conhecido como Kléber e levou uma quantia de R$ 170,00.
Após o assalto os bandidos fugiram do local em alta velocidade. O próprio frentista ligou para a PM que imediatamente passou a fazer diligências, chegando a capturar um suspeito, porém quando levado até o frentista o mesmo não o reconheceu. Os policiais ainda realizaram mais buscas durante a noite, contudo não lograram êxito.

CAMOCIM POLÍCIA 24hs

E O ARRAIÁ DA PARÓQUIA FOI ASSIM....











Muita gente bonita, apresentações de quadrilha, comidas típicas e a presença da comunidade. Agradecemos por essa inovação de nosso pároco, Pe. Lucione.

sexta-feira, 29 de junho de 2012

NOTA DE PESAR: MORRE O BARBEIRO-MOR DA PALMA


Foto: Arquivo
Acabamos de receber a informação do passamento do Sr. José Carneiro da Frota, mais conhecido como Zé Irineu. A familia enlutada nossos votos de pesar.

É HOJE O GRANDE "ARRAIÁ" DA PARÓQUIA



COMEMORAÇÃO DO ANIVERSÁRIO SACERDOTAL DE PADRE LUCIONE




Foi celebrado hoje as 19:00 hs na igreja matriz de Coreaú, a missa em ação de graças pelos nove anos de sacerdócio de Padre Lucione. Muitos foram os paroquianos da cidade de Santa Quitéria (sua ex-paróquia) que vinheram participar e celebrar com jubilo junto aos coreauenses mais um ato de fé. Após a celebração, houve uma confraternização com o povão no pátio da matriz.

quinta-feira, 28 de junho de 2012

JUSTIÇA AFASTA PREFEITO DE GRANJA



PRESIDENTE DA CÂMARA 
TOMARÁ POSSE AINDA HOJE
Granja viveu hoje mais um capítulo de uma recente história pautada por processos, liminares, renúncias e total caos administrativo. O conjunto desses fatores levou o município ao caos administrativo, estagnando serviços básicos como saúde, educação e infraestrutura. Desde as primeiras horas da manhã desta quarta-feira (27), estávamos sendo informados da movimentação em torno da prefeitura e do fórum local, com direito a reforço policial, que para a tranquilidade de todos, não precisou entrar em ação. 
Segundo essas informações, a justiça determinou o afastamento imediato do Prefeito Hélio Fontenele, acatando assim denúncia do Ministério Público Estadual. Já que Hélio Fontenele, eleito como vice-prefeito, tinha assumido no lugar de Esmerino Arruda, que renunciou ao cargo de prefeito no início do mês de Abril, tomará posse, às 15:00h de hoje, na Câmara de Granja, como Prefeito do Municipal, o Presidente do Legislativo, o Vereador João Turé. Hélio Fontenele não teria ainda sido encontrado para receber a notificação do seu afastamento. 
 Tadeu Nogueira 
Blog Camocim Online

JUSTIÇA DETERMINA AFASTAMENTO DO PREFEITO DE GRANJA


A juíza titular da 2ª Vara da Comarca de Granja, Candice Arruda Vasconcelos, determinou, nesta quarta-feira (27/06), o afastamento temporário e cautelar do prefeito de Granja, Hélio Fontenele Magalhães (PSD). A decisão foi motivada por duas ações de improbidade impetradas pelo Ministério Público Estadual (MPE). No lugar de Hélio deve assumir o presidente da Câmara Municipal, vereador João José dos Santos (PSDB). O afastamento de 90 dias também atinge todos os membros da Comissão de Licitação e o pregoeiro Municipal.

Segundo o MPE, houve por parte do grupo montagem de procedimentos licitatórios, desvio de dinheiro público, além de outras irregularidades. A juíza determinou, ainda, a quebra do sigilo bancário e fiscal, bem como a indisponibilidade dos bens dos acusados, conforme requerido pelo Ministério Público. Além disso, a juíza suspendeu os contratos apontados como irregulares.
O Povo Online

PARABÉNS AO PADRE LUCIONE QUEIROZ


Queremos aqui parabenizar nosso pároco Pe. José Lucione Queiroz Holanda, pelo aniversário sacerdotal de nove anos. Que Deus ilumine sempre com sabedoria os passos de nosso pastor, e que possa sempre conduzir seu rebanho.

terça-feira, 26 de junho de 2012

Aprovado investimento de 10% do PIB para a educação na Câmara

Comissão especial aprovou destaque mais polêmico do projeto que estabelece diretrizes para a educação no País

A educação brasileira deverá receber investimento de 10% do PIB até 2020, segundo texto do Plano Nacional de Educação aprovado por unanimidade nesta terça-feira pela comissão especial que elaborou e discutiu a proposta no Congresso. O investimento na área era o ponto mais polêmico do projeto, que é discutido há 17 meses e cujo texto principal já foi aprovado no dia 13 de junho.

O investimento foi aprovado nesta terça-feira por meio de destaque do PDT, que cria ainda uma meta intermediária, de 7% do PIB para a área em cinco anos. O relator, Angelo Vanhoni (PT-PR), que havia sugerido 8%, apoiou de última hora a proposta.

Mesmo com 10% do PIB, Brasil levará décadas para atingir desenvolvidos
O percentual de investimento é um dos destaques que foi votado nesta terça-feira. Mais cedo, a comissão aprovou a antecipação da meta de equiparação do salário dos professores ao rendimento dos profissionais de escolaridade equivalente. O relatório do deputado Angelo Vanhoni (PT-PR) previa a equiparação até o final da vigência do plano, que é de dez anos. Mas, o destaque dos deputados Antonio Carlos Biffi (PT-MS) e Fátima Bezerra (PT-RN) estabelece a equiparação até o final do sexto ano do PNE, o que corresponde a 2016.

Assim que todos os destaques forem votados, o texto segue para o Senado. O PNE estabelece diretrizes para a área em 10 anos.

Fonte: IG Notícias.

PROJETO "ENEM NÃO TIRA FÉRIAS" NA ESCOLA FLORA TELES


A Escola Flora de Queiroz Teles vai oferecer na primeira quinzena de julho aulas de preparação para o ENEM 2012. O curso faz parte do projeto "Enem não tira férias", oferecido pela SEDUC em parceria com a 6ª CREDE.  A turma terá 50 alunos  com aulas no turno da tarde. As inscrições estão abertas na própria Escola e podem participar alunos do 3º ano e  egressos. Procurem o professor Raimundo Eliano, no Laboratório de Informática, ou a Coordenação Escolar, com RG e/ou CPF para efetuar a inscrição. As aulas terão início já na próxima semana, dia 02 de julho!

DIA D DA LÍNGUA PORTUGUESA NA ESCOLA FLORA TELES


No último dia 19 de Junho, a Escola Flora Teles reuniu professores e alunos em uma série de atividades e jogos alusivos ao Dia D da Língua Portuguesa, comemorado em 10 de Junho, data da morte do poeta Luís Vaz de Camões. Cada sala de aula foi tematizada com um ícone (escritor ou poeta) da literatura brasileira e (claro!) não poderia faltar o nome de Camões. No auditório foram realizadas apresentações de poemas consagrados da nossa literatura, entre eles “Operário em Construção”, de Vinícius de Morais, “O caso do vestido” de Drummond e “Ainda uma vez – adeus!”, de Gonçalves Dias. Foi feita uma homenagem aos professores, especialmente os de língua portuguesa, através de um cordel produzido e cantado pelos alunos. Depois, nas salas de aula foram distribuídos doces com poesia e os professores coordenaram jogos de português, tais como loteria ortográfica, palavras ao vento, palavras cruzadas, produção de crônicas e poesias, montagem de fábulas e jogos argumentativos. Alguns alunos personificaram escritores da nossa literatura, a exemplo de Camões e Clarice Lispector.  O evento foi muito divertido e de bastante proveito para os alunos que, através dos jogos e das apresentações teatrais, tiveram um maior conhecimento das regras gramaticais e das belezas poéticas de nossa Língua Portuguesa!
ARTE GRÁFICA: Professor Raimundinho Eliano














E não vá dormir sem consultar a lista dos “Fichas Sujas” do TCM?

Bom não se esquecer de que o Tribunal de Contas dos Municípios divulgou, nesta segunda-feira, a lista dos “Fichas Sujas”. Ou seja, dos gestores e ex-gestores municipais que tiveram contas desaprovadas nos últimos oito anos.
É sempre bom o eleitorado conferir de novo, que é para não ser enganado ou não se arrepender depois.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

LISTA DO TCM (Tem coreauenses na lista)


   "O TCM divulgou, nesta segunda-feira, a lista dos 'Fichas Sujas', ou seja, dos gestores e ex-gestores públicos que tiveram contas desaprovadas nos últimos oito anos. Confira a lista!"

  http://www.tcm.ce.gov.br/tre/

 (BLOGUE DO ELIOMAR)

CHARGE: AI SE EU TE PEGO


Por Regis Soares

segunda-feira, 25 de junho de 2012

MAIS UMA LISTA DE FICHAS-SUJAS SERÁ DIVULGADA, DESSA VEZ PELO TCM DO CEARÁ


O Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) entrega hoje à Justiça Eleitoral, a lista dos gestores e ex-gestores de prefeituras cearenses que, nos últimos oito anos tiveram suas contas rejeitadas por aquela Corte de Contas. Isso é uma determinação da legislação eleitoral brasileira. O prazo para o cumprimento desse dispositivo legal termina no dia 5 de julho, último prazo para os partidos e candidatos requererem os registros de candidatos.
O Tribunal de Contas da União (TCU) já apresentou a sua relação ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), na última semana. O Ceará figurou na lista do TCU com um total de 235 cearenses que tiveram 361 contas rejeitadas nos últimos oito anos. Todos eles foram responsáveis por aplicação de recursos da União. O Tribunal de Contas do Estado (TCE) também terá que fazer o mesmo, até o dia 5 de julho.
Para as eleições deste ano, as relações dos tribunais têm um significado diferente em razão da aplicação da Ficha Limpa, o que poderá gerar muitas inelegibilidades para gestores e ex-gestores que tiveram as contas rejeitadas pelas Cortes de Contas.
(Do jornal Diário do Nordeste – Política)

AGENDA DA SEMANA - 24/06 a 01/07/2012



FESTAS RELIGIOSAS E EVENTOS PASTORAIS DO MÊS
16 a 26   - São Joaquim e Sant'Ana (AROEIRAS)
Neste período dos dias 16 a 22 haverá MISSÃO nas comunidades próximas a Aroeiras acompanhada pelos Seminaristas da Teologia e Filosofia de nossa Diocese

sábado, 23 de junho de 2012

Resultado da audiência entre APEOC e Governo do Estado

O Sindicato-APEOC, através de seu presidente Anizio Melo, membros da Diretoria, Representantes de base (professores e funcionária de escola) e Assessoria Técnica, foi recebido na tarde desta terça-feira, dia 22 de Maio, pelo Chefe de Gabinete do Governador, Deputado Ivo Gomes para tratar da pauta de reivindicações dos professores e servidores da Educação do Estado.

O pedido de audiência foi iniciativa do Sindicato-APEOC para tratar da pauta emergencial de reivindicações dos trabalhadores em Educação.

Após a apresentação de nossa pauta emergencial, o Deputado Ivo Gomes, reafirmou os compromissos conquistados durante a greve do segundo semestre de 2011.

O Sindicato-APEOC ponderou que embora o compromisso da aplicação dos 77% dos recursos do FUNDEB tenha ficado para o mês de outubro, alguns pontos são emergenciais, a exemplo da remuneração dos professores graduados e especialistas.

O Chefe de Gabinete do Governador demonstrou concordância com a reivindicação do Sindicato-APEOC, especialmente no que tange aos graduados, posto que além de valorizar os professores recém-concursados, há a necessidade de melhorar o salário inicial do graduado em vista ao Edital do Concurso de Professor que será divulgado no mês de agosto.

O Sindicato também reivindicou maior valorização para o professor contratado por tempo determinado, considerando ser inadmissível que o referido professor não receba o benefício alimentação. O Deputado Ivo Gomes demonstrou surpresa ao saber que a questão do benefício alimentação do professor temporário ainda não ter sido resolvida e tem acordo com o Sindicato-APEOC de isso ser resolvido com a máxima urgência, dentre outras medidas de valorização do professor contratado por tempo determinado.

Indagado sobre a efetivação da implantação da reserva da jornada de trabalho para atividades extraclasse, fez questão de dizer que o compromisso do Governo será efetivado, na forma negociada com a categoria, conforme farto registro em ata, disse ainda que a SEDUC está concluindo estudos nesse sentido.

Outro ponto tratado na audiência foi a ampliação da carga-horária para professores e servidores. O Secretário disse que concordava com o pleito desde que haja critérios.

O Sindicato também reafirmou a reivindicação da entrega de notebook integral aos professores. O Deputado Ivo Gomes disse que o assunto será tratado novamente com o Governador do Estado.

Também foi tratada a pauta de reivindicações dos funcionários de Escola. O Sindicato através do DEFE reivindicou a prometida realização de concurso público e reestruturação da carreira dos servidores da educação. O Chefe de Gabinete considerou que a SEDUC está analisando a questão do concurso. Disse que a dificuldade é o grande numero de funções existentes na carreira dos servidores, ratificou o compromisso de realização de concurso público.

Dar maior celeridade aos processos relativos a vida funcional dos servidores, a exemplo de publicação de estabilidade, afastamentos, aposentadoria, foi outro assunto tratado na audiência.

Ao final o representante do Governo do Estado reafirmou os compromissos com a categoria e disse que trataria diretamente com a Secretária da Educação, colaborando com o processo de negociação, com vista a dar maior celeridade no atendimento das demandas, para isto, garantiu reunião do Sindicato APEOC e SEDUC para os próximos dias.

O Sindicato APEOC ressaltou que luta em duas frentes são igualmente importantes:  
  • Cumprimento dos compromissos 2011 via Fundeb.
  • Federalização da Carreira para fortalecimento da LEI 11.738 Piso Nacional.
Neste sentido,dois grandes momentos estão sendo preparados para formação de nossa categoria : LANÇAMENTO DA CARTILHA FUNDEB E O CICLO DE DEBATES SOBRE FEDERALIZAÇÃO DA CARREIRA.
Fonte: APEOC

PRIMEIRA PARCELA DO 13° SALÁRIO SERÁ PAGA SEGUNDA-FEIRA (25)



A primeira parcela do 13º salário dos servidores públicos estaduais será paga na segunda-feira (25). O Ceará será o primeiro estado brasileiro a pagar o benefício neste ano. O pagamento será efetuado será feito em uma única data e  representa um desembolso de R$ 247 milhões aos cofres públicos.
“Além de estarmos cumprindo com um compromisso histórico de antecipar o benefício aos nossos servidores, com o pagamento estaremos movimentando a economia cearense com a injeção desses recursos”, afirma o Secretário da Fazenda, Mauro Filho. Vale ressaltar que o pagamento dos servidores em um único dia foi efetivado pelo Governador Cid Gomes em 2011.
Atualmente, o Estado mantém em sua folha de pagamento 153 mil servidores, sendo 100 mil ativos, 34 mil servidores inativos e 16 mil pensionistas, o equivalente a R$ 492 milhões/ mês. Na primeira parcela do 13 salário, os servidores deverão receber 50% dos seus rendimentos sem qualquer desconto, pois os mesmos somente serão efetuados na segunda parcela do benefício.
22.06.2012
Assessoria de Comunicação da Sefaz

quinta-feira, 21 de junho de 2012

OLHA OS TRIBUNAIS!


Já tem pré-candidatura de Coreaú no Facebook! E as pendências com os tribunais de conta? Os adversários não perdoarão!

CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS NA REGIÃO NORTE


O próximo final de semana será de muitas convenções na Região Norte. Dentre muitos eventos estão marcadas convenções para o próximo sábado (23) e domingo (24) em Alcântaras; Coreaú; Groaíras; Martinopole; Massapê; Meruoca e Senador Sá. Além de homologação de candidaturas, os municípios contaram com a presença de líderes políticos de nível estadual e federal. Vamos acompanhar!


Preso um dos acusados de matar Josimar em Araquém



Dário César Morais Silva (efetuou os disparos), tem mandado de prisão preventiva

 
O homicídio ocorrido no dia 11/06/12 por volta de 21h30min está elucidado. A delegada Rosa de Fátima afirmou que um dos acusados de ter praticado o crime está preso (MANOEL DIONES DE ARAÚJO, natural de Coreaú/CE, 25 anos, vigilante) e o outro (DÁRIO CÉSAR MORAIS SILVA, natural de Canindé/CE, 26 anos, churrasqueiro) está foragido, pois existe um mandado de prisão preventiva em seu desfavor. A vítima do homicídio foi o vigia Josimar Lima Brandão de 29 anos foi executado quando chegava em sua residência pelos indivíduos acima citados, os dois estavam em uma moto Bros. Segundo as primeiras informações, antes de ser assassinado houve uma pequena discussão entre os acusados e a vítima. Ele ainda foi socorrido com vida para o Hospital de Coreaú, mas não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.
 
Fonte: Sobral 24HS

quarta-feira, 20 de junho de 2012

CORDEL PRODUZIDO PELOS ALUNOS NO DIA D DA LÍNGUA PORTUGUESA



HOMENAGEM AOS PROFESSORES DA ESCOLA FLORA TELES
Prestem atenção, minha gente
Vou expor meus pensamentos
Linguagens, Humanas e Natureza
Professores cem por cento
São eles que nos ajudam
A expandir nossos conhecimentos!
A Escola Flora Teles
Exemplo de qualidade
Uma escola de primeira
Trabalha a civilidade
Atende a muitos alunos
Do campo e da cidade!
Vou falar do Evalsélio:
ele gosta do que faz
dos problemas da Matemática
ele não desiste jamais
Pra ensinar os alunos
ele é muito capaz.
Olha aí a Geometria
com arestas, ângulos e vértices
Esse cara  dá um show
Calcule, multiplique e some
Professor Chico é seu nome!
Dizé e Jair, nomes curtos pode crer
Grandes na estatura
E também no seu fazer
Biologia ou Matemática
Fica fácil de aprender
Genética e teoremas
Entendemos sem problemas!
Ednato com sua Química
Veio pra nos ajudar
Experimentos científicos
na sala costuma realizar
Elementos químicos e misturas
fica fácil visualizar!
Essa se garante pra danar
Matemática, Física ou Biologia
Ensina sem vacilar
Amiga dos alunos
Nos educa pro viver
Tô falando da Izaura
Gente boa pode crer!
Para nós tu és a flor
No corpo de uma mulher
Glauciane é a razão
Com a Sociologia, emoção
Sobre os problemas sociais
Vamos refletir mais e mais!
Da Física não posso esquecer
pois é legal estudar
os fenômenos da matéria
é fácil compreender
pois Romildo com seu carisma
se garante em ensinar
E com essa disciplina
mistérios vamos desvendar!
Relevo e clima
são temas interessantes
que o Ivo sabe ensinar
de uma forma brilhante
Que ninguém nunca esquece
pois são temas importantes!
Para ter uma mente sã
Temos que filosofar
E contamos com a Regina
que nos ajuda a pensar
História ou Geografia
Também adora ensinar.
Essa mulher é alegre
e também é gente fina
Famosa por sua beleza
como ninguém ela ensina
Tô falando da Helena
que ensina com firmeza.
Agora vejam só
Escute o que eu vou falar
Do professor Zé Mário
e seu modo de ensinar
Sobre a globalização
e os efeitos que vai causar.
Mente sã e corpo são
Os gregos já nos diziam
Com o professor Chiquinho
Estudamos a Filosofia
Pensar a sociedade
é pra nós uma magia!
Idade Média ou Moderna
É só a ele perguntar
Domina bem a História
disso não posso duvidar
Falo do professor Davi
Em sua arte de educar!
Admiro muito ela
pois é muito responsável
Tô me referindo à Selma
é sinônimo de amável
Ginástica ou futsal
Pra ter uma vida saudável!
Agora preste atenção
Que dele tento falar
Já educou muito gente
e tem o dom de ensinar
É claro que eu tô falando
Do professor Aguiar!
Esse tem muito pra contar
da história da educação
Além de alfabetizar
já esteve na Coordenação
Falo do nosso Parentim,
Devemos muito a ele
pelo seu trabalho exemplar!
Veio pra substituir
Pedro e Marcelo
Eu falo da Flávia
Seu inglês é muito belo
Tem uma simplicidade
e um sorriso singelo.
A Leuda é muito legal
e consegue distinguir
Domina a língua inglesa
E sabe nos divertir
Pois só ela solta o verbo
Mas é o verbo to be.
Peço licença, senhores
Para agora homenagear
Aqueles que a língua
se ocupam em ensinar
A língua de Camões
queremos aprender a roçar!
Nas aulas de Português
Podemos muito aprender
Como produzir um texto
regência e concordância, pode crer!
Com garra e emoção
a fazer interpretação
E melhorar nosso viver!
É uma grande mulher
amante das letras e das artes
Ensina como ninguém
e tem o dom de declamar
Nela eu boto fé
Na professora Rosilmar!
Professora Elisandra
Meiga no seu falar
Redação e Literatura
domina com maestria
Estudante de Letras
ensina com maestria!
Chiquinho e Joziane
já estiveram a ensinar
A língua de Camões
visando ao bem falar
Vindos de Araquém
na Flora Teles também
Seu trabalho frutos rendeu!
Na aula de Português
com a Conceição vamos aprender
Gramática e Literatura
ela ensina pra valer
E com a Arte embeleza
nossa forma de viver!
Evânia, Héder e Joziane
Também por aqui passaram
Ivaneide, Anatália,
Daniela e Leonilson
A  língua portuguesa ensinaram
Regência, crase e concordância
Saberes que repassaram.
João Neto se garante
Na língua portuguesa é fera
Seja verbo ou concordância
Ensina com esmero
Além da literatura
que nos passa ar de quimera!
Cantei os professores
da Flora Teles querida
Que educam com amor
e nos encaminham para a vida.
Parabéns a todos eles
nesta luta renhida!
Fica aqui nosso recado
a todos os profissionais.
Aos da Língua Portuguesa,
o nosso reconhecimento,
deles  se exige mais e mais,
pois além do SPAECE
sua labuta ainda cresce
em nos fazer a língua utilizar
na leitura e no redacionar!
Agradeço a atenção
de todos em nos ouvir
Seja aluno ou professor
Uma vez que estamos aqui
Nossa meta é o aprender
pra melhorar nosso porvir!
AUTORES
 Francisco Sávio Ximenes Albuquerque (1º A)
Maria do Livramento Carneiro da Silva (1º B)
 Francisca Amanda Fernandes Moreira (1º C)
Silvana Ximenes Almeida (2º B)
 REVISÃO:
Anatália Carvalho A.  Portela
ARTE GRÁFICA CAPA E DIAGRAMAÇÃO:
Raimundo Eliano Albuquerque
APOIO
Daniela Taboza Albuquerque Cristino