domingo, 31 de março de 2013

ALÔ PREFEITA ÉRIKA CRISTINO

CADÊ O REAJUSTE DO PISO SALARIAL DOS PROFESSORES DE COREAÚ?
POR QUÊ NÃO NEGOCIA COM O SINDICATO DA CATEGORIA?
ESTAMOS AGUARDANDO UMA RESPOSTA CONVINCENTE.

UMA CIDADE CHAMADA ESPERA


  Quem chega a Coreaú nada vê de novo! Ou quase nada! A cidade, o município espera a edificação do novo. Quer a saída da mesmice. Até agora... A prosaica pintura de meio-fio precisa ficar pra trás! Mas Belchior diz que "o novo sempre vem"...

FESTIVAL DE LERUÁ DE COREAÚ


  Já que o Manchão, idealizador do certame, me pediu uma avaliação, aí vai ela:
 Alguns ajustes precisam ser feitos. Como está começando e tem todo o tempo pela frente... Por que a ideia não foi bancada pela iniciativa privada? A politização e a partidarização das ações culturais são uma desgraça! Os jurados não deveriam ter sido escolhidos pelo critério técnico? Por que os grupos não foram mais homogêneos (o grupo vencedor esteve praticamente só!)? O primeiro grupo apresentou-se sem o microfone? Não deveria ser regra (exigência pra todos, já que o público precisa ouvir melhor a repentização do momento)? Enfim, a ideia é boa e louvável. Mas os ajustes são imprescindíveis!

TERRORISMO OFICIAL


  "O O Povo apurou que pelo menos 32 Professores da rede municipal tiveram o afastamento remunerado suspenso. 18 cursam doutorado e 14 fazem mestrado. Dos 32 Professores, 9 estão em estado probatório. As novas regras impedem que eles tenham afastamento remunerado.
  133 professores tiveram seus contracheques bloqueados e ainda não foram à SME regularizar a situação."

A charge do Clayton

clayton 130330

Eis um dos mágicos momentos da Natureza: o pôr do sol na Praia de Iracema

por do sol praia iracema 130330
(Marcelo Aragão)

A charge do Clayton

clayton 130331

Acidente entre carro e moto em Coreaú deixa homem gravemente ferido


 Uma colisão por volta das 18:45hs entre um Fiat branco de placa ARD-2449 que vinha sentido Moraújo-Coreaú colheu uma moto Twister de cor verde placa LVZ-6167. O acidente foi na rodovia deputado Murilo Aguiar (CE-364) em frente ao Verdão. O piloto foi socorrido em estado muito grave para Santa Casa de Sobral. Informações de populares o piloto é conhecido como Nenem do Cazar.
Fonte: Coreaú Nett

VÂNDALOS ENTRAM NO SALÃO SANTA CLARA E FAZEM A "FESTA"


A falta de segurança em Coreaú está demais, os fatos que vem acontecendo na cidade nos últimos dias chama a atenção por falta de impunidade aos infratores, desta vez vândalos entraram no Salão Santa Clara pertencente a paróquia, não se sabe a intenção dos mesmos mais como não encontraram o que queria, se vingaram nos objetos do local, quebraram cadeiras, destruíram um painel e arrombaram a porta da cozinha, jogando pratos, panelas todos no chão, as imagens mostrarão melhor. Segundo as deixadas para sair do local, eles usaram um ferro para subir o muro, evadindo-se para o Social Clube. Cadê a segurança da Cidade?























A TODOS UMA FELIZ PÁSCOA



















TRADIÇÃO DA CIDADE


 Ainda podemos ver traços dos tradicionais "pau do Juda" no qual populares amarram um boneco em uma árvore simbolizando o enforcamento de Judas Escariotes. Isso na sexta-feira a noite para que no sábado comecem a derrubada. Esse está localizado no Alto São José, próximo a CE-364.

sexta-feira, 29 de março de 2013

LEI DO SOM EM COREAÚ


Todos nós sabemos que o período do tríduo pascal é aquele em que Coreaú recebe seus filhos que moram fora e recebe também visitantes dos mais diferentes lugares, como nós sabemos este é o período em que muito tiram para se divertir e fazer seu "carnaval' fora de época na cidade, e é muito comum termos em cada bar ou praça sons com volumes que ultrapassam a media de decibéis permitido sendo que o audível é de 80 dB, então temos algumas áreas que estão sob proteção do Decreto de Lei nº 3.688 de 03 de Outubro de 1941 em seu Art. 42. que diz:

Perturbar alguém o trabalho ou o sossego alheios:
I - com gritaria ou algazarra;
II - exercendo profissão incômoda ou ruidosa, em desacordo com as prescrições legais;
III - abusando de instrumentos sonoros ou sinais acústicos;
IV - provocando ou não procurando impedir barulho produzido por animal de que tem a guarda:

E TEVE "FURDUNÇO"


Como havíamos publicado a possibilidade de um "carnaval" fora de época na cidade realmente aconteceu, paredões de som fizeram a maior algazarra em uma das praças da cidade, e a plaquinha que falava: "Proibido Som de Carro", ficou só de enfeito. O pior, ninguém viu, ninguém fez nada. Vez por outra homens da PM iam e paravam o barulho, e depois começavam novamente. Enquanto se vive um momento de espiritualidade, jovens se divertiam com bebidas ao som de paredões.

quarta-feira, 27 de março de 2013

APEOC: SOBRE AS DÚVIDAS DO ABONO

O Sindicato APEOC, representado por seu Presidente, Prof. Anízio Melo; por seu Vice-Presidente, Prof. Reginaldo Pinheiro; e por seu Secretário para Assuntos Jurídicos, Prof. Sérgio Bezerra, participou de Audiência hoje (26/03/2013), pela manhã, na Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC), momento em que foram tratados assuntos relacionados ao ABONO GERAL com a Coordenadoria de Gestão de Pessoas (COGEP) e a Assessoria Jurídica desta Secretaria.
Reclamação dos Valores do Abono Geral
Na COGEP-SEDUC foi dito que qualquer reclamação em relação aos valores deverá ser formalizada através de requerimento para análise e resposta.
 
Descontos do Imposto de Renda
Sobre os descontos do Imposto de Renda, a COGEP-SEDUC segue legislação federal de alíquotas progressivas e o fato do pagamento do ABONO ocorrer junto com a remuneração em nada importa na definição de descontos, em face da retenção na fonte ocorrer com base no que é percebido mensalmente pelo servidor.
 
Benefício Alimentação
Em relação ao benefício alimentação, o Sindicato APEOC compreende que de modo algum o pagamento do abono junto com a remuneração mensal deve ser computado para cálculo do teto para percebimento do benefício alimentação, pois não compõe a remuneração mensal do servidor. Como todos sabem, o abono geral ou rateio é verba de exercício anterior, conforme bem explicado no artigo 6º da Lei nº 15.243  (06/12/2012) que disciplina a utilização dos recursos do FUNDEB.
 
Nesse sentido, ou seja, de não computar para o teto do benefício alimentação verba de exercício anterior, o  inciso II, do artigo 1º, do Decreto nº 31.082, de 21 de dezembro de 2012, é, por si, autoexplicativo, pois é literal,  ao dispor sobre os critérios para pagamento do benefício alimentação aos servidores:  “Percebam remuneração que não exceda a R$ 4.223,20 (quatro mil, duzentos e vinte e três reais e vinte centavos), considerando-se o vencimento base somado a todas as gratificações e vantagens, inclusive quando o servidor for detentor de mais de uma matrícula, excetuando-se do somatório apenas a diferença de gratificações, as verbas do exercício anterior, o adicional de férias, o salário família, a devolução de descontos indevidos, os adiantamentos e as indenizações”. (negritos nossos)
 
Portanto, de modo algum o valor do abono (rateio) deve ser considerado como remuneração para fins de verificação do teto do benefício alimentação pois é VERBA DE EXERCÍCIO ANTERIOR, isso é literal, ou seja, não é a REMUNERAÇÃO MENSAL DO SERVIDOR, isso é bem reforçado a partir dos outros itens que também são excluídos do cômputo para o teto do benefício (interpretação lógico sistemática). Entendimento contrário é desarrazoado e desprovido de base jurídica.
 
Ainda sobre este assunto, o Sindicato APEOC entrou em contato com o Secretário Executivo da SEDUC, Sr. Idilvan Alencar, que se mostrou disposto a envidar esforços para que o problema seja solucionado o mais rápido possível.
 
Essa questão do não pagamento do benefício alimentação do mês de abril aos professores que receceberam o abono não foi tratado na mesa de negociação. A COGEP-SEDUC solicitou da sua Assessoria Jurídica parecer sobre o assunto.
 
Para nós, do Sindicato APEOC, o pagamento do benefício alimentação, na situação explicada acima, é legal. O momento é de superar o debate da legalidade junto à SEDUC e PGE (Procuradoria Geral do Estado) através da negociação para que o pagamento ocorra o mais rápido possível. Em último caso, o Departamento Jurídico do  Sindicato APEOC ajuizará ação para garantir o respectivo pagamento.

Fonte: Apeoc


terça-feira, 26 de março de 2013

O PISO DOS PROFESSORES E A QUASE LANTERNA!

Sr. Ivo F. Gomes por gentileza dê uma olhada neste gráfico antes de pensar em qualquer número para os professores de Fortaleza.

EDITAL PARA 3 MIL VAGAS DE PROFESSORES EM ABRIL



A Secretaria de Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE) deve divulgar em abril o edital do concurso que vai oferecer 3 mil vagas para professores de diferentes disciplinas. De acordo com o o vice- presidente do Sindicato dos Professores e Servidores do Estado do Ceará (Apeoc), Reginaldo Pinheiro a organizadora já foi definida. Será o Centro de Seleção e de Promoção de Eventos da Universidade de Brasília (Cespe/UnB).
A assinatura do contrato da organizadora com a pasta da Educação deve ser publicada no Diário Oficial do estado até o final de março e o edital liberado em abril. O concurso, que vem sendo anunciado desde agosto de 2012, visa ao preenchimento de 3 mil vagas na área docente. Os novos servidores serão efetivados no lugar de educadores mantidos hoje por contratos temporários e para substituir carências oriundas de aposentadorias, exonerações, falecimentos e redução de carga horária.
Serão contempladas as três séries do ensino médio e últimas séries do ensino fundamental. Para concorrer será necessário ter licenciatura correspondente à disciplina para a qual prestará o concurso. Os aprovados serão lotados tanto na capital quanto no interior, de acordo com a demanda de cada unidade. Os docentes recebem hoje R$2.444,92, com carga de trabalho de 40 horas semanais.
A rede estadual é composta, atualmente, por 689 escolas e, aproximadamente, 370 mil estudantes somente no ensino médio. No entanto, para atender a esta demanda de alunos, cerca de 9 mil professores, de um total de 27 mil, estão exercendo suas funções por meio de contratos temporários.
Sindicato diz que número de vagas não é suficiente
FONTE: FOLHA DIRIGIDA

segunda-feira, 25 de março de 2013

EX-PREFEITO DE COREAÚ, CARLOS RONER ESTEVE NA CÂMARA DE VEREADORES DE COREAÚ NA SESSÃO DO ÚLTIMO SÁBADO

O Ex-Prefeito de Coreaú, Carlos Roner Félix Albuquerque esteve presente na Sessão da Câmara do último Sábado, com a intenção de com a autorização da Casa Legislativa, apresentar as prestações de contas de sua gestão referente ao ano de 2012, no entanto, por questão regimental o mesmo não pôde usar o microfone da casa do povo. O povo de Coreaú, os servidores públicos municipais e os ilustres vereadores perderam esta oportunidade de aproveitando o ensejo tirarmos definitivamente as dúvidas que circulam as nossas mentes. Acreditamos que Carlos Roner deva utilizar os meios radiofônicos para ter o direito de apresentar suas contas e de se explicar perante o seu povo. Vamos aguardar!!!

DOMINGO DE RAMOS EM COREAÚ


Foto: Elitânea Bezerra

Foto: Elitânea Bezerra

Foto: Elitânea Bezerra

Foto: Elitânea Bezerra

Foto: Elitânea Bezerra
Centenas de fiéis participaram da tradicional missa de ramos na igreja matriz de Coreaú. O ponto teve inicio com a benção dos ramos no salão Santa Clara, logo após em procissão caminharam até a igreja matriz onde foi celebrada a celebração eucarística, ao canto Hosana ao Filho de Davi! A multidão acenavam seus ramos

TRADICIONAL PROCISSÃO DE PASSOS REÚNE CENTENAS DE FIÉIS


A tradicional procissão de passos realizada nesta sexta-feira (22) que percorreu as ruas da cidade contou com vários fieis que participaram do ato religioso rezando e cantando. A procissão teve inicio na praça da Cohab, tendo o sermão do encontro em frente ao prédio da Secretária de Ação Social, o ponto final da procissão foi na Igreja Matriz.
Panorâmica




SEMANA SANTA EM COREAÚ - PROGRAMAÇÃO


Segunda-feira – 25/03/2013 – 19h – Ofício Penitencial com os Jovens
Terça-feira – 26/03/2013 – 19h - Ofício Penitencial com os casais
Quarta-feira – 27/03/2013 19 h - Ofício das trevas
Quinta-feira – 28/03/2013 – 19h – Missa Solene da Ceia do Senhor.
                                                         Cerimônia do Lava-pés.
                                                         Translado do Santíssimo Sacramento para o Centro de
                                                          Evangelização Fr. Leônidas, onde será adorado pelo povo até a  
                                                           ação Litúrgica. Desnudação dos altares.
Sexta-feira – 29/03/2013 – 15h – Ofício da Paixão, Rito do Beijo e Adoração da Santa Cruz.
                                                       Procissão com a imagem do Senhor Morto.
Sábado Santo – 30/03/2013 – 19h – Solene Vigília Pascal



 
 
 
 
 
 

quarta-feira, 20 de março de 2013

Dilma e uma conversa com o Papa

dilmapapapa

LEÔNIDAS x EUNÍCIO: “PEGA” COMEÇOU RUMO A SUCESSÃO DE CID GOMES



“Já dizia Getúlio Vargas que política é a arte de esperar o cavalo passar. Bem, o equino ainda nem partiu”, disse ontem o secretário nacional dos Portos, ministro Leônidas Cristino, ao ser indagado sobre a movimentação política que o senador Eunício Oliveira (PMDB) faz com objetivo de se cacifar para a disputa governamental de 2014.
Segundo Leônidas, está muito cedo para articulações nesse sentido, já que, na sua avaliação, o governador Cid Gomes só deverá iniciar discussões a respeito do tema a partir de maio do próximo ano.
Para Leônidas, manobras ou ações eleitorais agora, só servem para atrapalhar a gestão e gerar quadro instável entre aliados. Ele dá uma certeza: Cid dará a palavra final nesse processo.
Leônidas, bom lembrar, é um dos “governamentáveis” do PSB.”
(Coluna Vertical, do O POVO, de Ontem)

SEMANA SANTA EM COREAÚ


Programação da Semana Santa
22/03/2013 - Sexta-feira de passo  - 17h procissão de passos, Sermão do Encontro. Saindo da Praça da Cohab em direção a igreja matriz.
24/03/2013 - Domingo de Ramos - 07h30 salão Santa Clara, Benção dos Ramos, seguida de procissão em direção a igreja Matriz.
19:00 hs - Missa com distribuição de ramos.

Em breve a programação da próxima Semana

DICAS DE SITES PARA BAIXAR LIVROS



Confira as opções de leitura gratuita.
1. Universia – Reúne mais de 1.000 arquivos, incluindo biografias de cineastas, textos científicos sobre comunicação e clássicos da literatura universal.
2. Open Library – Projeto que pretende catalogar todos os livros publicados no mundo, já tem 1 milhão de títulos disponíveis para download. Podem ser encontrados livros em cerca idiomas.
3. Brasiliana – O site da Universidade de São Paulo (USP) disponibiliza cerca de 3000 mil livros para download de forma legal. Há livros raros e documentos históricos, manuscritos e imagens.
3. Blog Midia8 – Página reúne mais de 200 links de livros sobre comunicação em português, inglês e espanhol para ler online e fazer download.
4. Casa de José de Alencar – A Biblioteca Virtual do site do pai do romance brasileiro disponibiliza para download gratuito 14 de suas obras, incluindo romances e peças de teatro.
5. Read Print – Essa espécie de livraria virtual oferece mais de 8 mil títulos em inglês para estudantes, professores e entusiastas de clássicos.
6. Biblioteca Digital de Obras Raras – O site idealizado pela Universidade de São Paulo (USP) é direcionado a pesquisadores. Oferece mais de 30 obras completas em diferentes idiomas.
7. Portal Domínio Público - Biblioteca virtual criada para divulgar clássicos da literatura mundial, oferece download gratuito de mais de 350 obras. É possível baixar21 livros de Fernando Pessoa.
8. Saraiva – A rede de livrarias disponibilizou recentemente 148 livros para download em PDF gratuito. O leitor precisa apenas fazer um cadastro e baixar o aplicativo de leitura para ter acesso às obras.
9. Biblioteca Nacional de Portugal – Entre os destaques do portal está um site dedicado ao escritor José Saramago. Nele estão disponíveis manuscritos do autor.
10. Machado de Assis – Criado pelo MEC, o site disponibiliza a obra completa do escritor – em pdf ou html – para leitura online. Estão lá crônicas, romances, contos, poesias, peças de teatro, críticas e traduções.
11. Biblioteca Mundial Digital – Oferece milhares de documentos históricos de diferentes partes do mundo. Multilingue, o material está disponível para leitura online.
12. Dear Reader – Esse é um clube virtual que envia por e-mail trechos de livros. Após o cadastro, o usuário passa a receber  diariamente um trecho, cerca de dois a três capítulos de livros.
13. eBooks Brasil – Oferece livros eletrônicos gratuitamente em diversos formatos.
14. Projeto Gutenberg – Tem mais de 100 mil livros digitais que podem ser baixados e lidos em diferentes plataformas eletrônicas.
 15.  Unesp Aberta - Criado pela reitoria da Universidade Estadual Paulista “Júlio Mesquita”, o site disponibiliza material pedagógico gratuitamente. Desenvolvidos para os cursos da universidade, o material está aberto s para consulta em diversos formatos.

CHARGE: ENQUANTO ISSO...


Por Newton Silva - Fonte: Humor Político

















ESSA É PARA NÓS!


TRADUÇÃO: No Japão, os únicos cidadãos que não estão obrigados a inclinar-se em reverencia aos Imperadores são os EDUCADORES. A razão é que os japoneses acreditam que sem os EDUCADORES não pode haver Imperadores.

segunda-feira, 18 de março de 2013

29 DE MARÇO NO COREAÚ SOCIAL CLUBE

PROGRAMA-SE: BANDA LÍBANOS NO COREAÚ SOCIAL CLUBE

CHOVE EM 42 MUNICÍPIOS CEARENSES


Choveu em 42 municípios do Ceará de domingo, 17, até às 10h25min desta segunda-feira, 18, segundo a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme). A chuva mais forte ocorreu com índice de 28mm, no município de Acaraú, a 255,1 km de Fortaleza.

A maioria das precipitações aconteceu nos municípios da macro região do Cariri, onde o monitoramento da Funceme registrou chuva em 12 municípios, com índices de 15mm em Aurora; 14,2mm em Granjeiro; e 11,4mm em Barro. Já a macro região do Sertão Central e Inhamuns registrou chuvas em 11 municípios. Em Fortaleza, choveu 8,6mm.

A previsão da Funceme para todo o Estado nas próximas 24 horas é de céu parcialmente nublado a claro com chuvas isoladas na faixa litorânea e sul do Estado. Há possibilidade de chuvas isoladas nas demais regiões.

Redação O POVO Online
Publicação Equipe RM no Foco