quarta-feira, 27 de outubro de 2010

CNT/Sensus: Dilma lidera com 51,9% e Serra tem 36,7%

A candidata do PT à Presidência da República, Dilma Rousseff, tem 51,9% das intenções de voto, ante 36,7% de seu adversário, o tucano José Serra, segundo pesquisa CNT/Sensus divulgada na manhã desta quarta-feira (27). A vantagem de Dilma para Serra aumentou de cinco pontos porcentuais da pesquisa anterior, na semana passada, para 15,2 pontos agora. No levantamento anterior, Dilma tinha 46,8% e Serra, 41,8%.

Ao se considerar somente os votos válidos - o que exclui nulos e brancos e se redistribui os indecisos proporcionalmente, Dilma tem 58,6% e Serra, 41,4%. A rejeição à candidata petista caiu de 35,2% da pesquisa anterior para 32,5%. Já a rejeição a Serra subiu de 39,8% para 43%.

O levantamento, com margem de erro de 2,2 pontos porcentuais, foi feito com dois mil eleitores, entre os dias 23 e 25 de outubro, em 136 municípios e foi registrado no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número 37609/2010.

Fonte: Diário do Nordeste

Mobiliário escolar terá melhorias em 2011

Em audiência pública realizada pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) nesta terça-feira, 26, em São Paulo, representantes da autarquia e da indústria de móveis debateram melhorias na produção de mesas e cadeiras ergonômicas para alunos e professores da rede pública de ensino.

Entre as mudanças propostas, destacam-se a eliminação de vãos nos assentos e novas medidas para o encosto das cadeiras. Também foram sugeridas a troca do sistema de fixação do tampo das mesas, que passará a ser preso com buchas, e redesenho da curvatura do anteparo do porta-livro. As alterações valerão a partir de 2011, quando será homologado o novo pregão eletrônico de registro de preços para aquisição do mobiliário escolar por estados e municípios.
“O processo de padronização do mobiliário escolar no Brasil é irreversível, o que só aumenta nossa responsabilidade em propor melhorias contínuas”, diz José Carlos Freitas, diretor de Administração e Tecnologia do FNDE. “A compra centralizada por meio da ata de registro de preços cria um parâmetro de eficiência para o mercado”.

Ergonomia – As especificações do mobiliário escolar decorrem de acordo entre a autarquia e a Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE), de São Paulo, que cedeu o projeto de móveis escolares baseado na regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O mobiliário é composto pelo conjunto do aluno (carteira e cadeira), conjunto do professor (mesa e cadeira) e por mesa acessível para estudantes cadeirantes, todos concebidos ergonomicamente, para atender a educação básica. A carteira e a cadeira do aluno encontram-se disponíveis em três tamanhos, conforme a estatura do estudante.

Assessoria de Comunicação Social - FNDE

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

Audiência pública discute mobiliário escolar

Discutir aperfeiçoamentos técnicos na produção de mesas e carteiras escolares para alunos e professores da rede pública de ensino para 2011 é o principal objetivo da audiência pública que o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) realizará na próxima terça-feira, 26, em São Paulo.

Com um público estimado de cem representantes do setor produtivo, o encontro servirá de base para a elaboração do novo termo de referência do pregão eletrônico do programa coordenado pela autarquia, que oferece a estados e municípios uma ata anual de registro de preços para aquisição do mobiliário. Desde o ano passado, quando começou o programa, até hoje, já foram adquiridos mais de 800 mil conjuntos de móveis em todo o país, em um investimento de R$ 122,1 milhões.

“A licitação nacional organizada pelo FNDE garante inúmeras vantagens, como transparência no processo de compra, preços mais baixos em função do ganho de escala e padronização do produto entregue, graças à nossa parceria com o Inmetro”, afirma José Carlos Freitas, diretor de Administração e Tecnologia do FNDE.
Ergonomia – As especificações do mobiliário decorrem de acordo de cooperação técnica entre a autarquia e a Fundação de Desenvolvimento da Educação (FDE), de São Paulo, que cedeu o projeto de móveis escolares baseado na regulamentação da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). O mobiliário é composto pelo conjunto do aluno (carteira e cadeira), conjunto do professor (mesa e cadeira) e por mesa acessível para estudantes cadeirantes, todos concebidos ergonomicamente, para atender a educação básica. A carteira e a cadeira do aluno encontram-se disponíveis em três tamanhos, conforme a estatura do estudante.

Serviço:
Audiência pública do mobiliário escolar
Dia 26 de outubro de 2010, das 9h às 17h
Auditório do Centro de Tecnologia de Produtos Florestais do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT)
Cidade Universitária, Prédio 11, São Paulo/SP
Assessoria de Comunicação Social - FNDE

segunda-feira, 18 de outubro de 2010