sexta-feira, 30 de agosto de 2013

PAGAMENTO DOS SALÁRIOS EM ATRASO REFERENTENTES AO DÉCIMO TERCEIRO E AOS MESES DE NOVEMBRO E DEZEMBRO DE 2012



Com assinaturas da Promotora de Justiça da Comarca de Coreaú, Dr.a Terezinha Antonia de Albuquerque Gomes, da Prefeita Érika Frota Monte Coelho Cristino, do Procurador Adjunto do Município, Dr. Marcelo Mendes da Costa; do Presidente do SINDSEMC, Eudes Moreira de Albuquerque e do Presidente do SINDPROC, José Maria Gomes de Lima, foi celebrado o Termo de Ajuste de Conduta n.º 001/2013. O citado Termo, datado de 26 de agosto de 2013, possui dez cláusulas, entre as quase destacamos:
“CLAÚSULA PRIMEIRA: O Município de Coreaú (CE) compromete-se a efetuar o pagamento dos salários atrasados dos Servidores Públicos Municipais, referentes ao décimo terceiro e meses de novembro e dezembro de 2012, que se encontram em atraso; CLÁUSULA SEGUNDA: O pagamento dos vencimentos será efetuado pelo município, da seguinte forma: 2.1. Em relação aos professores efetivos, o pagamento será realizado em 12 parcelas, juntamente e na data do recebimento dos respectivos proventos. Estes terá início até o quinto dia útil do mês de setembro de 2013 e findará no quinto dia útil de agosto de 2014;”.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

SINDPROC SE POSICIONA CONTRA SÁBADOS LETIVOS



Ofício Nº 044/13 – SINDPROC

Coreaú – CE, 28 de Agosto de 2013.
SOLICITAÇÃO FAZ

Senhora Secretária,

O SINDICATO DOS PROFESSORES DE COREAÚ CEARÁ, SINDPROC, através de seu presidente, JOSÉ MARIA GOMES DE LIMA, no uso de suas atribuições legais e amparado pelos poderes que lhe são conferidos pelas alíneas b e d do Art. 25 do Estatuto desta entidade, vem através do presente SOLICITAR a V. Sa. a SUSPENSÃO de todo e qualquer sábado letivo (assim como aulas em dias feriados), uma vez que nossos professores já cumprem em sala de aula uma carga horária semanal superior ao estabelecido em Lei. Visto que, nosso município, vem DESRESPEITANDO o Art. 2°, § 4º, da Lei Nacional n.º 11.738, de 16 de julho de 2008 (DOU de 17.07.2008), ou seja, não vem assegurando a reserva de 1/3 (um terço) da carga horária para atividade extra-sala. Acrescentar um sábado letivo, significa trabalhar, em sala, praticamente o dobro do que estabelece a legislação vigente.

Aproveitamos o ensejo, manifestamos nossa total discordância em relação ao preenchimento dos diários escolares. As escolas estão obrigando os nossos professores a preenchê-los com as informações desde o início do ano letivo, quando a Secretaria Municipal de Educação só os distribuiu agora no 2° semestre. Entendemos que a obrigação do preenchimento só se dá a partir do momento da entrega do diário. Nossos professores estão sendo vítimas de assédio moral, o que é GRAVE.

Reclamamos ainda, da maneira como Coordenadores da Secretaria Municipal de Educação estão chegando às salas de aulas para fiscalizar o trabalho do professor.

Solicitamos finalmente, a imediata disponibilidade de materiais pedagógicos para todas as turmas, para que os projetos escolares possam ser executados com mais aproveitamento.

Educação se faz com diálogo e respeito aos direitos conquistados.

Respeitosamente,
José Maria Gomes de Lima
CPF: 422.272.593-53
Presidente do SINDPROC


A Ilma. Sra.: Sâmia Cristina Fernandes Linhares
                     Secretária Municipal de Educação de Coreaú – Ceará

terça-feira, 27 de agosto de 2013

CUT: 30 anos de protagonismo


No ano em que a CUT completa 30 anos (28 de agosto de 2013), temos consciência de que a nossa capacidade de organização e luta são essenciais para a construção da sociedade que sonhamos.

A história da CUT (Central Única dos Trabalhadores) é marcada pelo protagonismo. A CUT foi a primeira central sindical do Brasil e já nasceu combativa e ousada. Para a classe trabalhadora, simboliza desafios e conquistas, como a luta pela reposição da inflação, por aumento real, valorização do salário mínimo e liberdade e autonomia sindicais. Ninguém pode contestar que foi também um dos pilares da transformação da sociedade. Participou e participa ativamente de momentos decisivos do País, como as lutas pela democratização, anistia, Constituinte e diretas-já.

No ano em que a CUT completa 30 anos (28 de agosto de 2013), temos consciência de que a nossa capacidade de organização e luta são essenciais para a construção da sociedade que sonhamos. Para isso, precisamos fortalecer a organização dos/as trabalhadores/as, dos movimentos sociais e da sociedade civil. Queremos exercer plenamente nossa cidadania, por meio da participação nos diversos mecanismos de formulação e controle social das políticas públicas e a defesa dos interesses imediatos dos trabalhadores.

Somos uma instituição de classe, que defende os/as trabalhadores/as no Brasil e no exterior de forma solidária e combativa. Acreditamos e investimos no diálogo, na parceria e unidade com outros movimentos sociais do campo e da cidade, estimulando outros atores a entrar no cenário político institucional, além do partidário. A organização e a luta dos movimentos sindical e social contribuíram decisivamente para consolidar o processo de abertura política em curso na década de 1980 e, mais recentemente, para as transformações que melhoram a vida de milhões de brasileiros.

A mobilidade social registrada no país nos últimos doze anos é resultado de uma luta que iniciamos há 30 anos por mais emprego, melhores salário e por justiça social. Contribuímos com este importante legado para a sociedade brasileira quando apoiamos um projeto progressista e ajudamos a eleger um operário e, depois a primeira mulher, presidentes da República.

Esta trajetória nos coloca diante de um enorme desafio: manter a Central no rumo da transformação da sociedade, a começar pela mudança da estrutura sindical que possibilite a todos/as trabalhadores/as o exercício da liberdade e da cidadania, a luta por emprego decente e renda digna.

As novas plataformas tecnológicas e de comunicação e a globalização tornam ainda maiores os desafios que temos pela frente. O movimento sindical precisa se preparar cada vez mais para formular, pressionar, mobilizar e negociar, buscando sempre participação justa e cidadã na distribuição de renda e aprofundando e radicalizando a participação democrática da sociedade nos destinos do Brasil.

É preciso que fique claro que, para alcançar esses objetivos, a CUT não pode e não irá jamais esquecer ou abdicar das suas origens e da razão de sua existência, que é a organização dos trabalhadores desde os locais de trabalho e as suas reivindicações imediatas e históricas.

O Brasil passa por profunda mudança. Deixou de ser um país muito pobre para ser uma nação onde a população tem mais acesso a melhores condições de vida e de trabalho. A CUT contribuiu muito com essa nova realidade e vai continuar contribuindo para que o País seja ainda maior e mais justo.

Novas transformações e novas decisões são fundamentais. A CUT e suas entidades filiadas, que representam mais de 23 milhões de trabalhadores/as, dizem presente!
                                                                                                                                                                                                                                                                 VAGNER FREITAS

 

APEOC VIA SEDUC DIVULGA NÚMERO DE INSCRITOS PARA O CONCURSO PARA PROFESSOR



Por solicitação do Sindicato - APEOC a SEDUC divulgou hoje, 26/08, o primeiro relatório de inscritos concurso professor 2013:

Total geral de inscritos pagos/isentos: 37.278
Total de inscritos pagos: 28.176
Total de inscritos isentos: 9.102

A SEDUC/CESPE informam que a Prova Objetiva é no dia 22 de setembro de 2013 e a Prova Didática (aula), no dia 03 de novembro de 2013.

O Concurso Público para o magistério estadual é conquista da categoria e do seu Sindicato!

Uma homenagem ao humanista Raimundo Parente de Albuquerque



Apesar de há muitos anos morar no extremo norte do Brasil, sempre nas lembranças e nos pensamentos vem a imagem do querido e competente professor Raimundo Parente. Sempre quando na terrinha (Palma), não há como não frequentar a “calçada da fama de Coreaú”, local estratégico, bem ventilado e visão privilegiada, onde todos são recebidos com os cumprimentos, simpatia, sorriso e uma cadeira para sentar e tirar uma boa prosa/conversa, sob a batuta do mestre e/ou de sua esposa Maria José, também professora. Na Festa da Padroeira Nossa Senhora da Piedade, desde outrora, aí nem se fala, o espaço sempre é muito disputado.

Certamente, é muito difícil encontrar um coreauense que hoje labuta nas diversas profissões do conhecimento humano que não tenha passado pelo crivo da matemática ministrada pelo professor Raimundo Parente, que também por vários anos exerceu a direção do nosso Ginásio Municipal Nossa Senhora da Piedade etc., sem contudo deixar as salas de aula, isto é, os seus alunos.

Sempre no tom conciliador com seus pares e com o alunado/discentes, mas exigente. Naturalmente gozava de um imenso respeito e credibilidade pelo seu nome, profissão e trabalho ético, que transmitia conhecimento, confiança e segurança, além das lições de vida, de cidadania, de ética e de moral. Sempre foi uma referência de pessoa, pai de família e mestre.

Ainda lembro de um fato curioso no início da década dos anos setenta, que ficou famoso e até engraçado, na cidade de Coreaú. Certa vez, o professor Raimundo Parente resolveu fazer em sala de aula uma enquete/pesquisa, para saber o grau de satisfação dos alunos com relação a escola, os professores, o aprendizado etc.. Pois bem. Após várias indagações e respostas (sem nada de interessante acontecer), perguntou a um certo aluno o que ele achava? O aluno respondeu na bucha: “Professor, tá tudo legal.”. Foi a maior e a mais espontânea e gostosa alegria, gargalhada e algazarra em sala de aula que se viu em tantos anos de escola na nossa querida Palma.

O tempo passa e por motivos de saúde, o nosso inesquecível professor Raimundo praticamente se mudou para a capital alencarina do sol na busca de qualidade de vida e melhor saúde. Foi aí que por uma coisa do destino, tive a oportunidade de reencontrá-lo mais uma vez em sua residência no bairro de Fátima. Graças a DEUS está tudo bem com ele. Foi um encontro feliz, agradável e emocionante, pois o encontrei bem disposto, apesar do tratamento de saúde e de suas sete décadas de vida. Conversamos por quase duas horas, sobre vários assuntos, e ao final na despedida, pude ver no brilho de seus olhos a felicidade e a alegria espontânea de rever e receber um ex-aluno que se tornou cidadão, pai, engenheiro e advogado.

Parabéns professor Raimundo Parente e muitas felicidades para toda a sua família.

                                                                                                           Boa Vista/RR, 26/08/2013. 

                                                    COSMO CARVALHO

Fonte: Ar@quém News