sexta-feira, 30 de maio de 2014
quinta-feira, 29 de maio de 2014
Municípios acusam falta de recursos para cumprir metas do PNE
Dirigentes municipais apontam a falta de recursos como dificuldade para
cumprir as metas do Plano Nacional de Educação (PNE) aprovado hoje (28) pela
Câmara dos Deputados. Faltam professores, infraestrutura, materiais, e o Fundo
de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos
Profissionais da Educação (Fundeb), segundo os gestores, não é suficiente. Os
municípios devem investir no mínimo 25% da arrecadação em educação. Por lei,
pelo menos 60% do fundo devem ser usados para pagamento de salários dos
professores em exercício.
Em Jaboatão dos Guararapes (PE), 80% do Fundeb é comprometido com a
folha de pagamento. "Tivemos que tirar dinheiro de construção para colocar
na educação básica", diz o secretário executivo de Educação de Jaboatão,
Francisco Amorim. A preocupação é ter que incluir, por lei, todas as crianças
de 4 e 5 anos. "Seremos cobrados, e não temos recursos", diz.
O PNE estabelece metas para a educação a serem cumpridas nos próximos
dez anos. Entre as diretrizes estão a erradicação do analfabetismo e a
universalização do atendimento escolar. O plano destina também 10% do Produto
Interno Bruto (PIB, soma das riquezas e bens produzidos no país) para a
educação até o final dos dez anos - atualmente são investidos 5,3% do PIB.
Grande parte dos recursos vem dos municípios, 2,3% do PIB, segundo dados
do Ministério da Educação (MEC), que constam no Anuário Brasileiro da
Educação Básica de 2014, do movimento Todos pela Educação. Os estados
gastam o equivalente a 2,2% do PIB, e a menor fatia, de 1% do PIB, cabe à
União. A intenção é que, com o PNE, aumente o percentual da União.
A secretária de Educação municipal de Natal, Justina Iva de Araújo
Silva, diz que no município, todo o Fundeb é comprometido com o pagamento da
folha. "Não se pode discutir plano sem discutir financiamento. Sem que
chegue mais recurso, não adianta fazer um plano bonito, que ele não será
executado".
A questão foi reforçada pela presidenta da União Nacional dos Dirigentes
Municipais de Educação (Undime), Cleuza Repulho, na abertura do 6º Fórum
Nacional Extraordinário da entidade, que é feito em Florianópolis até a próxima
sexta-feira (30). "As metas do PNE são claras, são factíveis. Precisamos
de receitas novas e olhar a educação como prioridade de fato. Ela é de direito,
mas não é de fato".
A educação contará com a destinação de 75% dos recursos dos royalties do
petróleo, pela Lei dos Royalties sancionada no ano passado. No entanto, apenas
esses recursos não serão suficientes para atingir a marca de investimento de
10% do PIB, que significam R$ 240 bilhões a mais. No final do ano passado, o
então ministro da Educação, Aloizio Mercadante, disse não ter fonte segura que
garanta esse recurso.
Fonte: Agência Brasil
Câmara aprova texto-base do PNE, destaques serão votados na próxima semana
Luciano Nascimento - Repórter da
Agência Brasil Edição: Luana Lourenço
Com a galeria tomada por estudantes, professores e
trabalhadores da educação, a Câmara dos Deputados aprovou hoje (28), por
unanimidade, o texto-base do projeto que institui o Plano Nacional de Educação
(PNE).
O PNE estabelece 20 metas a serem cumpridas nos
próximos dez anos. Entre as diretrizes, estão a erradicação do analfabetismo; o
aumento de vagas em creches, no ensino médio, no profissionalizante e nas
universidades públicas; a universalização do atendimento escolar para crianças
de 4 a 5 anos e a oferta de ensino em tempo integral para, pelo menos, 25% dos
alunos da educação básica. O plano destina também 10% do Produto Interno Bruto
(PIB) para a educação – atualmente são investidos menos de 6% do PIB.
Votação do texto-base do Plano Nacional de Educação na Câmara dos
DeputadosJosé Cruz/Agência Brasil
De acordo com o relator, Ângelo Vanhoni (PT-PR), a
educação integral é a meta mais revolucionária do PNE. “Em países
desenvolvidos, os pais levam os alunos à escola às 7h da manhã e pegam às 17h.
Isso porque a grade curricular, os sistemas municipais de ensino, contam com os
conteúdos básicos – matemática, português, história, etc – e aulas de reforço
no período da tarde, com tempo de sobra ainda para aulas de música, dança”,
comparou.
Os deputados votaram conforme o parecer de Vanhoni,
que alterou o texto aprovado no Senado. A principal mudança foi a alteração no
artigo que trata do financiamento da educação.
A comissão especial da Câmara que debatia a
proposta aprovou a meta de atingir a aplicação de 10% do PIB em educação
pública ao final dos dez anos, conforme versão aprovada pela Casa em 2012. O
texto do Senado previa que os recursos também poderiam ser utilizados em
isenção fiscal e em subsídios a programas de financiamento estudantil.
Nas galerias da Câmara, estudantes, professores e
profissionais de educação seguravam cartazes e pediam a aprovação do PNE. Os
manifestantes foram autorizados a acompanhar a votação no plenário e
comemoraram o resultado sob os gritos de “10% do PIB para educação”.
A votação do texto-base foi uma maneira de ganhar
tempo na negociação dos temas considerados polêmicos como o que trata do
financiamento da educação. O tema vai ser debatido novamente na próxima semana
quando os deputados devem votar os destaques ao texto.
Outro ponto a ser debatido é a possibilidade de a
União ter de complementar recursos de estados, Distrito Federal e municípios se
estes não atingirem o montante necessário para cumprir padrões de qualidade na
educação, conceituados como Custo Aluno Qualidade inicial (CAQi) e Custo Aluno
Qualidade (CAQ).
A votação dos destaques do PNE farão parte do
esforço concentrado anunciado nessa quarta-feira, pelo presidente da Casa,
Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN). A intenção de realizar um esforço concentrado
para votar matérias de maior apelo da sociedade.
Fonte: Agência Brasil
quarta-feira, 28 de maio de 2014
Brasil tem mais de 8 milhões de estudantes atrasados nas escolas
Oito milhões e meio de estudantes estão atrasados duas séries no Brasil.
Os números são do Censo de Educação Básica, e a estatística se repete
no Ensino Médio e no Fundamental. De cada dez alunos do ensino médio,
três estão com os estudos atrasados em mais de dois anos. Os principais
motivos são: por que foram reprovados ou tiveram de parar de estudar.
Estudar à noite, depois de passar o dia inteiro trabalhando, não é
fácil. Elizane Fernandes acabou repetindo o primeiro ano do Ensino
Médio. Ela conta que, além do desafio de estudar matérias novas - como
química e física -, nem sempre os professores ajudam. “A matéria sendo
difícil fica um pouco complicado pra gente entender, porque alguns
professores não explicam muito bem, mas outros sim”, afirma a estudante.
Quase 30% dos alunos do Ensino Médio no Brasil estão atrasados pelo
menos dois anos em relação à série que deveriam frequentar ou porque
foram reprovados ou pararam de estudar por um período.
Foi o que aconteceu com Irene Nunes. Ela mudou de cidade, começou a
trabalhar e teve que ficar longe das salas de aula por três anos. Voltou
aos 20 e está um pouco perdida. “Sem entender nada, no início é muito
ruim. Agora que estou pegando o ritmo, mas ainda meio paralela”, lamenta
a estudante.
E não são só os jovens do Ensino Médio que acabam se atrasando na
escola: 21% dos estudantes do Ensino Fundamental também estão dois anos
acima da idade recomendada para as séries que frequentam. É o que aponta
o Censo da Educação Básica de 2013.
O especialista em políticas públicas em educação Bernardo Kipnis
considera os índices altos. Diz que entre os motivos para o atraso estão
currículos pesados demais, excesso de disciplinas e professores pouco
didáticos. Ele defende uma mudança no modelo de ensino.
“Ele hoje não corresponde a essas necessidades desse jovem. Ele quer
ver a razão e a consequência desse seu estudo. Para que que ele está
estudando? Como é que ele aplica isso?”, questiona o especialista.
O governo reconhece que a escola precisa melhorar e diz que está
investindo em várias frentes. “É uma política que trabalha com muitos
fatores. Então, seja a formação dos professores, as novas tecnologias de
comunicação, informática, filmes, DVDs, um gigantesco programa do livro
didático que o nosso país tem, tudo isso vem contribuir”, afirma Maria
Beatriz Luce, secretária de Educação Básica do MEC.
Apesar das dificuldades, Elizane está confiante. “Eu nunca pensei em
desistir de estudar. Sempre falo assim, com vontade mesmo, que eu tenho
essa coragem para conseguir”, completa.
Fonte: Edição do dia 26/05/2014 - BOM DIA BRASIL - Rede Globo
terça-feira, 27 de maio de 2014
Com reajuste salarial e valorização da carreira, chega ao fim greve dos professores de Crateús
A assembleia também deliberou favoravelmente à exigência de garantia
legal de que o percentual de diferença salarial entre professores de
nível médio e superior não retroceda. O Plano de Cargos, Carreiras e
Salários (PCCS) da categoria determina que essa diferença seja de 25%.
Atualmente, o diferencial é de 9% e deve ficar em torno de 17% com o
novo reajuste.
A greve teve duração de nove dias. A diretoria do SINDPROF considera o
feito final do movimento “uma grande conquista, uma vez que a
administração estava disposta a reajustar o salário dos mesmos pelo
Índice Nacional de Preços ao Consumidor - INPC, de 5,4%, tentando
justificar não haver mais nenhuma possibilidade de avanço. Porém, é
provado mais uma vez, que só a luta organizada faz valer os direitos dos
trabalhadores”, comemorou Socorre Pires, presidenta do sindicato.
Fonte: FETAMCE
Sisu abre na próxima semana inscrições para segunda edição deste ano
Yara Aquino – Repórter da Agência Brasil
Edição: Nádia Franco
As
inscrições para a segunda edição deste ano do Sistema de Seleção
Unificada (Sisu) serão abertas na próxima segunda-feira (2). Poderão
participar os estudantes que tenham feito a prova do Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem) de 2013 e obtido nota acima de zero na redação.
A inscrição é gratuita e poderá ser feita apenas pela internet até o dia 4 de junho.
O cronograma do Sisu foi publicado na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de junho e o da segunda chamada, no dia 24.
O estudante poderá concorrer a até duas opções de vaga e, ao longo do período de inscrição, pode alterar as opções de curso. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera.
A inscrição é gratuita e poderá ser feita apenas pela internet até o dia 4 de junho.
O cronograma do Sisu foi publicado na edição de hoje (27) do Diário Oficial da União. O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 6 de junho e o da segunda chamada, no dia 24.
O estudante poderá concorrer a até duas opções de vaga e, ao longo do período de inscrição, pode alterar as opções de curso. Os candidatos que não forem convocados nas duas chamadas poderão integrar a lista de espera.
O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da
Educação no qual instituições públicas de ensino superior oferecem vagas
para candidatos participantes do Enem. A seleção tem duas edições a
cada ano.
Mais de 18 milhões de alunos fazem a olimpíada de matemática na terça-feira
Akemi Nitahara – Repórter da Agência Brasil
Edição: Stênio Ribeiro
Nesta terça-feira (27) mais de 18
milhões de estudantes de escolas públicas de todo o país participam da
primeira fase da 10ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas
Públicas (Obmep). Nesta fase, a provas com 20 questões objetivas é feita
na própria escola e os 5% com as melhores pontuações passam para a
segunda fase, que ocorre no dia 13 setembro.
A segunda fase define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas. A prova tem seis questões dissertativas, onde o estudante precisa explicar os cálculos e o raciocínio utilizados, e ocorre em cerca de 9 mil centros de aplicação.
A relação dos alunos premiados será divulgada no dia 1° de dezembro, no site www.obmep.org.br. Em 2014, serão 500 medalhistas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Também recebem prêmios os professores, escolas e secretarias de educação dos municípios que se destacam pelo desempenho dos alunos.
Este ano, se inscreveram 46.712 escolas, de 5.533 municípios, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos níveis 1 e 2; e do Ensino Médio, que fazem a prova do nível 3. A Obmep é promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.
Fonte: Agência Brasil
A segunda fase define os medalhistas e ganhadores de menções honrosas. A prova tem seis questões dissertativas, onde o estudante precisa explicar os cálculos e o raciocínio utilizados, e ocorre em cerca de 9 mil centros de aplicação.
A relação dos alunos premiados será divulgada no dia 1° de dezembro, no site www.obmep.org.br. Em 2014, serão 500 medalhistas de ouro, 1.500 de prata e 4.500 de bronze, além de 46.200 ganhadores de menções honrosas. Também recebem prêmios os professores, escolas e secretarias de educação dos municípios que se destacam pelo desempenho dos alunos.
Este ano, se inscreveram 46.712 escolas, de 5.533 municípios, com estudantes do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental, nos níveis 1 e 2; e do Ensino Médio, que fazem a prova do nível 3. A Obmep é promovida pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada (Impa), com recursos dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação. O objetivo é estimular o estudo da matemática nas escolas públicas e revelar talentos.
Fonte: Agência Brasil
segunda-feira, 26 de maio de 2014
12ª Plenária Estadual da CUT - CEARÁ prepara e elege delegados para a 14ª Plenária Nacional da CUT BRASIL.
“Fortalecendo a democracia para manter
direitos e avançar nas conquistas”. Esse foi o tema da 12ª Plenária
Estatutária da CUT-CE. A abertura do
evento aconteceu na última quinta-feira (22/05), no Hotel Romanos, no
bairro Messejana, em Fortaleza, com término no Sábado (24/05), e contou
com a presença de diretores da executiva, autoridades políticas e cerca
de 400 delegados de todo o Ceará.
O Secretário Adjunto de Administração e Finanças da CUT Nacional, Aparecido Donizete,
prestigiou a plenária e ressaltou a importância do atual momento
político com a realização da Copa do Mundo, que, segundo ele, é um
evento para a população brasileira. Donizete destacou ainda que os(as)
trabalhadores(as) precisam refletir sobre a reorganização sindical com o
objetivo de ter maior representatividade entre os jovens e parabenizou a
exposição dos banners com registros das atividades realizadas pela
CUT-CE na atual gestão e das bandeiras da classe trabalhadora.
A Presidente da CUT-CE, Joana Almeida, defendeu o fortalecimento da
Central Única dos Trabalhadores. “Estamos reunidos aqui para reafirmar
as nossas bandeiras de luta. Lutamos pela Valorização do Trabalho,
Valorização do Salário Mínimo, Redução da Jornada, dentre tantas outras
bandeiras. Nos últimos 10 anos, a CUT teve um forte avanço em toda a
plataforma política, principalmente nas questões sociais. Hoje com 30
anos de atuação somos a maior Central da América Latina, a maior do
Brasil. Durante esses 30 anos, temos a certeza da democracia e isso é um
passo muito significativo. Vamos fazer uma reflexão para seguirmos em
caminhos largos. Vamos à luta para reafirmamos um projeto popular, um
projeto democrático. Nós Cutistas, iremos reforçar a plataforma política
da classe trabalhadora”, ressaltou.
A Presidenta da CUT-CE
ressaltou as conquistas da classe trabalhadora e a necessidade de
continuar a luta Presidenta da CUT-CE ressaltou as conquistas da classe
trabalhadora e a necessidade de continuar a luta.
Durante a abertura da 12ª Plenária da CUT-CE, a presidenta da CUT-CE destacou ainda sobre a importância da política de valorização do salário mínimo. Segundo ela, trata-se de uma das principais conquistas do movimento sindical dos últimos 12 anos.
De acordo com o Secretário Geral da CUT Ceará,
Helder Nogueira, a Plenária Estadual teve relação direta com o
calendário da CUT Brasil. O tema da plenária apontou para uma reflexão
sobre a atual conjuntura política do país. “Esse foi o momento de
consolidar o papel da classe trabalhadora organizada em sindicatos no
atual momento político do país e colaborar de forma protagonista no
debate nacional para fortalecer a Democracia, o Estado, as Políticas
Públicas e a Disputa por Hegemonia. Os debates contribuíram para que
movimento sindical cearense tenha condições de intervir de forma
qualificada na plenária nacional”, explicou.
terça-feira, 20 de maio de 2014
AUDIÊNCIA COM A PREFEITA
O Sindicato dos professores de
Coreaú-CE – SINDPROC - participou, na
tarde de ontem (19 de maio), de uma importante audiência com o Poder Executivo
Municipal. Pelo SINDPROC participaram os dirigentes José Maria Gomes de Lima
(Presidente), Manoel Brito de Souza (Secretário Geral) e João Paulo Portela de
Menezes (Secretário de Finanças); o filiado Raimundo Nonato Neto e o advogado
Dr. José Medeiros. Representando o executivo municipal, se fizeram presentes a
Ex.ma Sr.a Prefeita Érika Cristino, o Chefe de Gabinete Dr. Chico Antonio, a
Secretária de Educação Sâmia Linhares e o Procurador Jurídico Dr. Paulo Filho.
Ao longo da audiência, o SINDPROC
apresentou uma longa e urgente pauta de reivindicação a qual foi apresentada em
três blocos. No primeiro, foram discutidos demoradamente os seguintes pontos:
1- reajuste da gratificação de deslocamento – criada em 2010 e até o momento
sem nenhum reajuste; 2- correção da tabela do anexo II do PCCR, que está em
desacordo com o estabelecido no art. 48 da Lei Municipal 522/10, que estabelece
a progressão horizontal após o interstício de três anos; 3- uma politica de
valorização dos salários dos professores municipais. O SINDPROC cobra a
valorização dos salários dos professores municipais, defasados em virtudes dos
baixos índices de reajuste do piso nacional nos últimos dois anos e, principalmente,
porque no ano 2012 a municipalidade coreauense concedeu um reajuste bem
inferior ao do reajuste do piso nacional. Enquanto o reajuste do piso nacional foi
de 22 %, a nível municipal apenas os professores da classe I tiveram seus salários
reajustados com base nesse índice, já o reajuste das classes II e III foi de
apenas 13 %.
A gestão municipal reconheceu os
pleitos apresentados como justos. No entanto, informou a impossibilidade de, no
momento, atender o pleiteado, em razão do município se encontrar no limite de
gastos permitidos pela Lei de responsabilidade fiscal; do município ainda se
encontrar pagando parcelas dos salários de novembro, dezembro e do 13.º salário
do ano 2012, não pagos pelo ex-gestor; e, especialmente, por conta da
legislação eleitoral que não autoriza tais medidas.
Resultados: chegou-se então, ao
seguinte acordo: a- que no primeiro dia após as eleições (dia 6 de outubro,
caso as eleições sejam decididas em primeiro turno; ou 27 de outubro, caso as
eleições cheguem ao segundo turno), será encaminhado à Câmara Municipal projeto
de Lei reajustando a gratificação de deslocamento em dez centavos, o que
corresponde a um reajuste de 33,3%; que na primeira quarta-feira após as
eleições, ocorrerá uma nova audiência entre o SINDPROC e a gestão municipal
para tratar da forma como será implantada a correção da tabela do anexo II do
PCCR. Quanto a politica de valorização salarial dos professores, a Ex.ma Sr.a
Prefeita Érika Cristino reconhece a necessidade de tal politica e tem o
compromisso de, dentro das possibilidades legais e financeiras, buscar essa
valorização.
No segundo bloco de discussão,
foram tratadas questões administrativas e o cumprimento da Lei Municipal 522/2010
(PCCR). O SINDPROC pontuou as seguintes demandas: 1- o pleno funcionamento da
Comissão de Gestão de Carreira. De imediato a Prefeita Érika Cristino
determinou que a Sra. Secretária efetivasse o funcionamento de tal comissão. 2-
a imediata implantação do sistema de Avaliação de Desempenho, conforme previsto
no PCCR. Da mesma forma, a Prefeita determinou que a Secretária de Educação
buscasse a efetivação de tal proposta; 3- agilidade na análise dos pedidos de
redução de carga horária, readaptação de função, afastamento para formação,
certidão de tempo de serviços e outros tipos de serviço. A Ex.ma Sra. Prefeita
reafirmou o compromisso da gestão com a eficiência no atendimento aos pleitos,
não só dos servidores municipais, mas de toda a população. Informou que estava
disponibilizando um advogado (Dr. Mardem) para atuar dois dias por semanas nos
pleitos e questões da Secretaria de Educação. Ainda sobre este ponto, a Secretária
de Educação Sâmia Linhares informou que os pedidos acumulados e reclamados
estão sendo resolvidos. Ficou acordado ainda que em breve seja agendada uma audiência
do Chefe de Gabinete com o Presidente do SINDPROC para tratar destes e de
outros assuntos de interesse da classe dos professores de Coreaú.
No terceiro e último bloco de
discussão, discutiu-se de forma rápida e não conclusiva, diversos pontos de
interesse dos profissionais do magistério coreauense, tais como contracheque
online, portarias de remoção, ampliação da licença maternidade para 180 dias,
instrutor de informática, politica de saúde do professor, entre outros.
A força de um sindicato depende da participação ativa de seus filiados.
segunda-feira, 12 de maio de 2014
PNE será votado no plenário da Câmara no dia 14
Como a comissão especial que preparou o
texto era composta por todos os partidos da casa, o relator acredita que
deve haver consenso, ao menos quanto à maior parte do plano. Em caso de
divergências, o plenário ainda pode mudar o texto final.
Fonte: CNTE
Correção do piso do magistério ficou aquém do custo aluno consolidado do Fundeb
Conforme a CNTE já havia alertado em dezembro do ano passado, a consolidação das receitas do Fundeb de 2013, publicada na Portaria nº 364, de 28/4/2014,
registrou crescimento do valor mínimo de 13,22% em relação ao
consolidado de 2012. E esse deveria ser o percentual aplicado ao piso do
magistério, em 2014, seguindo a metodologia indicada pela Advocacia
Geral da União (AGU) e o MEC.
Na ocasião do último reajuste do piso, a CNTE reuniu-se com o MEC
para ponderar sobre a subvalorização das receitas do Fundeb que
orientaram a aplicação do percentual de 8,32%, a partir de 1º de janeiro
de 2014. A CNTE alegou, na ocasião, que o piso deveria ser reajustado
entre 13% e 15%. Porém, o MEC contrapôs argumentando estar amparado em
estimativas oficiais da Secretaria do Tesouro Nacional (STN), o que
inviabilizava a consideração de qualquer outro percentual.
Em fevereiro último, o Conselho Nacional de Entidades da CNTE aprovou
documento de atualização do debate sobre o piso do magistério, em que a
questão do reajuste foi abordada com prioridade e profundidade para
amplo entendimento da categoria. O referido documento apontou os
problemas da Lei 11.738 – independente da polêmica entre a forma de
reajuste prospectiva (como defende a Confederação) ou retroativa (como
defende a AGU/MEC) – que pauta a correção do piso em estimativas de
receitas, quando o correto seria considerar o balanço contábil
consolidado do Fundeb. Isso, por sua vez, exigiria alterar o art. 5º da
Lei do Piso, passando o reajuste para 1º de maio.
O fato, agora, é que o piso conta com defasagem de 6,36% (1,46% de
2013 e 4,90% de 2014) devendo a mesma ser corrigida pelo MEC. Para
tanto, a CNTE procurará o Ministério para debater a reposição do
percentual, e caso a reivindicação não seja atendida por meio da
negociação, a Confederação e seus sindicatos filiados deverão requerer
esse direito do magistério público da educação básica pela via judicial.
Fonte: CNTE
Política Nacional de Saúde Vocal para Professores em debate na Assembleia Legislativa
A Assembleia Legislativa do Ceará realiza
no dia 12 de maio, a partir das 14 horas, no auditório Deputado Murilo
Aguiar, Audiência Pública para discutir o Projeto de Lei nº 2776/11, que
trata da instituição da "Política Nacional de Saúde Vocal.
O evento atende requerimento do Deputado Professor Teodoro,
presidente da Comissão de Educação, que realiza a atividade por
solicitação do Deputado Federal Artur Bruno, relator do projeto na
Câmara de Deputados.
O objetivo da nova Lei é avaliar e tratar questões relativas às condições de saúde da voz dos profissionais de ensino público e privado, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o texto, os professores deverão realizar exames médicos e fonoaudiológicos, com a finalidade de detectar indícios de alterações vocais ou patologias na laringe; participar de programas de prevenção, de recuperação e de capacitação; além de outras atividades.
Já os exames seriam realizados por equipe interdisciplinar dotada de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, com experiência comprovada na área de voz.
Prevenção e capacitação
Os programas de prevenção devem incluir oficinas de saúde vocal e auditiva e palestras, entre outras ações de promoção da saúde da voz. Já os programas de capacitação abrangerão treinamentos teóricos e práticos ministrados por fonoaudiólogos, com o objetivo de orientar e habilitar os professores em relação à importância dos princípios da saúde vocal e o uso adequado da voz profissional.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo. A Câmara já havia aprovado projeto semelhante em 2008, que seguiu para o Senado, mas não chegou a se transformar em lei. Alguns estados possuem leis estaduais criando programas de saúde vocal para seus professores.
O objetivo da nova Lei é avaliar e tratar questões relativas às condições de saúde da voz dos profissionais de ensino público e privado, no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS). De acordo com o texto, os professores deverão realizar exames médicos e fonoaudiológicos, com a finalidade de detectar indícios de alterações vocais ou patologias na laringe; participar de programas de prevenção, de recuperação e de capacitação; além de outras atividades.
Já os exames seriam realizados por equipe interdisciplinar dotada de médicos, psicólogos, fonoaudiólogos e assistentes sociais, com experiência comprovada na área de voz.
Prevenção e capacitação
Os programas de prevenção devem incluir oficinas de saúde vocal e auditiva e palestras, entre outras ações de promoção da saúde da voz. Já os programas de capacitação abrangerão treinamentos teóricos e práticos ministrados por fonoaudiólogos, com o objetivo de orientar e habilitar os professores em relação à importância dos princípios da saúde vocal e o uso adequado da voz profissional.
Tramitação
O projeto tramita em caráter conclusivo. A Câmara já havia aprovado projeto semelhante em 2008, que seguiu para o Senado, mas não chegou a se transformar em lei. Alguns estados possuem leis estaduais criando programas de saúde vocal para seus professores.
Fonte: FETAMCE
quinta-feira, 8 de maio de 2014
Provas do Enem 2014 serão aplicadas nos dias 8 e 9 de novembro
Mariana Tokarnia - Repórter da Agência Brasil Edição: Juliana
Andrade
A prova do Exame Nacional do
Ensino Médio (Enem) 2014 será nos dias 8 e 9 de novembro. As inscrições serão
feitas pela internet entre os dias 12 e 23 deste mês. A
informação foi divulgada hoje (8) pelo Ministério da Educação (MEC).
A previsão é que 8,2 milhões de
pessoas se inscrevam, um crescimento de 13,8% em relação aos 7,2 milhões do ano
passado. O valor da inscrição é R$ 35. Alunos de rede pública e pessoas com
renda familiar de até 1,5 salário mínimo são isentos. A taxa deve ser paga até
o dia 28 de maio.
Em 2013, cerca de 5 milhões de
estudantes fizeram o Enem. A nota do exame pode ser usada para participar de
programas como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), que disponibiliza vagas
no ensino superior público; o Programa Universidade para Todos (ProUni), que
oferece bolsas em instituições privadas; e o Sistema de Seleção Unificada do
Ensino Técnico e Profissional (Sisutec), que destina a estudantes vagas
gratuitas em cursos técnicos.
O Enem é também pré-requisito
para firmar contratos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e para a
obter bolsas de intercâmbio pelo Programa Ciência sem Fronteiras.
FONTE: Agência Brasil
quarta-feira, 7 de maio de 2014
PREFEITURA DE COREAÚ REMARCA AUDIÊNCIA COM O SINDPROC
A Mesa de Negociação Coletiva da Campanha Salarial de 2013/2014 que estaria agendada para dia 08/05/14 (amanhã) foi cancelada pelo Procurador Jurídico do Município, Dr. Paulo Filho. O mesmo alegou que teria outro compromisso junto ao Tribunal de Justiça do Estado. E só agora às vésperas da audiência veio informar a esta Secretaria Geral do SINDPROC, neste ato representada pelo seu Secretário Prof. Manoel Brito de Souza, através de telefonema que a mesma não seria realizada.
O Procurador do Município marcou uma nova data, que será no dia 20/05/2014 (TERÇA-FEIRA), a partir das 16h, na sede da Prefeitura Municipal de Coreaú.
Na ocasião serão debatidos e acordados os seguinte itens da pauta que foi encaminhada ao Executivo Municipal:
1. Discutir ações a serem adotadas pela categoria objetivando:
1.1 – Uma maior valorização do piso salarial da categoria;
1.2 – A correção da tabela do anexo II do PCCR/MAG;
1.3 – O reajuste da gratificação de deslocamento;
1.4 – Redução de carga horária e readaptações de funções;
1.5 – O pleno funcionamento da Comissão de Gestão de Carreira – Arts. 55 e 56 da Lei Municipal N° 522/10;
1.6 – A implantação do sistema de avaliação de desempenho do professor – Arts. 48 a 50 da Lei Municipal n° 522/10;
1.7– A ampliação da Licença Maternidade para 180 dias;
2. Outros assuntos de interesse da categoria:
2.1 Alteração da nomenclatura do servidor público: INSTRUTOR DE INFORMÁTICA para PROFESSOR DE INFORMÁTICA
JUSTIFICATIVA:
Considerando
que os instrutores de informática são profissionais lotados nas escolas
da rede municipal de educação que lidam diretamente com os alunos,
preparando aula e projetos, os quais são executados com a finalidade de
assegurar aos educandos, além de conhecimentos básicos de informática, o
desenvolvimento de competências e habilidades requeridas nas diversas
disciplinas do currículo escolar.
Que
o Edital do Concurso Público realizado em 2011 exigiu para o cargo de
Instrutor de Informática a formação em nível pedagógico, exigência esta
exclusiva para profissionais do magistério.
Que
em anos anteriores, o Poder Legislativo Municipal aprovou proposição do
Executivo alterando a nomenclatura do cargo de Monitor de Creche para
Professor de Educação Infantil.
Que
na rede estadual os profissionais lotados nos Laboratórios de
Informática percebem a mesma remuneração e tratamento dos demais
professores.
Que
referido pleito, além de fazer justiça aos profissionais que trabalham
nos laboratórios de informática de nossas escolas municipais, não
provoca aumento significativo nas despesas, pois os números de
instrutores de informática hoje é de 10 profissionais.
Sendo
Assim, Os Instrutores de Informática da Rede Municipal de Ensino deste
município de Coreaú, Estado do Ceará, deveriam perceber seus vencimentos
de acordo com O PCCR/MAG da rede municipal de ensino, inclusive com
ganhos em conformidades com as referências (formações acadêmicas) e
classes.
2.2 - Dentre outros...
Diante do Exposto,
Ficamos no aguardo para maiores esclarecimentos.
José Maria Gomes de Lima
Presidente - SINDPROC
sexta-feira, 2 de maio de 2014
ASSEMBLEIA
O SINDPROC realizou, neste dois de maio, uma importante e concorrida Assembleia Geral Extraordinária. Além de bastante participativa, foi muito rica em discussão e na definição de propostas para as próximas ações de nosso sindicato.
Correção do piso do magistério ficou aquém do custo aluno consolidado do Fundeb
- Publicado em Quarta, 30 Abril 2014 19:38
Conforme a CNTE já havia alertado em dezembro do ano passado, a consolidação das receitas do Fundeb de 2013, publicada na Portaria nº 364, de 28/4/2014,
registrou crescimento do valor mínimo de 13,22% em relação ao
consolidado de 2012. E esse deveria ser o percentual aplicado ao piso do
magistério, em 2014, seguindo a metodologia indicada pela Advocacia
Geral da União (AGU) e o MEC.
Na ocasião do último reajuste do piso, a
CNTE reuniu-se com o MEC para ponderar sobre a subvalorização das
receitas do Fundeb que orientaram a aplicação do percentual de 8,32%, a
partir de 1º de janeiro de 2014. A CNTE alegou, na ocasião, que o piso
deveria ser reajustado entre 13% e 15%. Porém, o MEC contrapôs
argumentando estar amparado em estimativas oficiais da Secretaria do
Tesouro Nacional (STN), o que inviabilizava a consideração de qualquer
outro percentual.
Em fevereiro último, o Conselho Nacional de Entidades da CNTE aprovou documento de atualização do debate sobre o piso do magistério, em que a questão do reajuste foi abordada com prioridade e profundidade para amplo entendimento da categoria. O referido documento apontou os problemas da Lei 11.738 – independente da polêmica entre a forma de reajuste prospectiva (como defende a Confederação) ou retroativa (como defende a AGU/MEC) – que pauta a correção do piso em estimativas de receitas, quando o correto seria considerar o balanço contábil consolidado do Fundeb. Isso, por sua vez, exigiria alterar o art. 5º da Lei do Piso, passando o reajuste para 1º de maio.
O fato, agora, é que o piso conta com defasagem de 6,36% (1,46% de 2013 e 4,90% de 2014) devendo a mesma ser corrigida pelo MEC. Para tanto, a CNTE procurará o Ministério para debater a reposição do percentual, e caso a reivindicação não seja atendida por meio da negociação, a Confederação e seus sindicatos filiados deverão requerer esse direito do magistério público da educação básica pela via judicial.
Em fevereiro último, o Conselho Nacional de Entidades da CNTE aprovou documento de atualização do debate sobre o piso do magistério, em que a questão do reajuste foi abordada com prioridade e profundidade para amplo entendimento da categoria. O referido documento apontou os problemas da Lei 11.738 – independente da polêmica entre a forma de reajuste prospectiva (como defende a Confederação) ou retroativa (como defende a AGU/MEC) – que pauta a correção do piso em estimativas de receitas, quando o correto seria considerar o balanço contábil consolidado do Fundeb. Isso, por sua vez, exigiria alterar o art. 5º da Lei do Piso, passando o reajuste para 1º de maio.
O fato, agora, é que o piso conta com defasagem de 6,36% (1,46% de 2013 e 4,90% de 2014) devendo a mesma ser corrigida pelo MEC. Para tanto, a CNTE procurará o Ministério para debater a reposição do percentual, e caso a reivindicação não seja atendida por meio da negociação, a Confederação e seus sindicatos filiados deverão requerer esse direito do magistério público da educação básica pela via judicial.
quinta-feira, 1 de maio de 2014
ASSEMBLEIA EXTRAORDINARIA
Lembramos mais uma vez a cada professor(a) da rede municipal
da importância de participar, amanhã, dia 02 de maio, a partir das 8 horas e 30
minutos, da Assembleia Geral Extraordinária da categoria que se realizará na
sede do SINDPROC. A presença de cada um(a) é fundamental para o fortalecimento
da luta em defesa dos interesses coletivos da classe. Venha, pois juntos somos
mais fortes.
DIA DO TRABALHADOR
O Sindicato dos Professores de Coreaú – SINDPROC – neste 1.º
de maio felicita a todos os trabalhadores do mundo inteiro. São os
trabalhadores os verdadeiros construtores da riqueza, que na maioria das vezes
é apropriada pelos exploradores da força do trabalho. Só a consciência politica
da classe poderá reverter essa situação. Viva quem trabalha!


