De
 cada 10 professores que dão aulas na educação básica brasileira, dois 
trabalham sem diploma de ensino superior. O índice de docentes não 
graduados é maior nas turmas da educação infantil, mas há professores 
trabalhando sem formação adequada inclusive no ensino médio.
Os números do Censo Escolar 2012 
mostram que 22% dos 2.101.408 professores brasileiros – 459 mil – não 
chegaram à universidade. Desse total, 8.339 terminaram apenas o ensino 
fundamental, 115.456 concluíram o ensino médio regular e 335.418, o 
magistério. Entre os 1,6 milhão diplomados, 223.777 não cursaram 
licenciatura, modalidade que prepara professores.
É na educação infantil que trabalha 
grande parte dos professores sem formação superior. Dos 443,4 mil 
professores dessa etapa, 36,4% não se graduaram. De acordo com a Lei de 
Diretrizes e Bases da Educação, é permitido que um professor que 
concluiu apenas o magistério lecione nessa fase, mas 10% dos docentes 
sequer têm essa formação mínima.
Nos anos finais do ensino 
fundamental e no ensino médio, fases em que todos os professores, por 
lei, deveriam ter cursado licenciatura para dar aulas, o cenário se 
repete. Do 6º ao 9º ano do fundamental, 22% dos 801 mil educadores não 
têm formação adequada (não cursaram faculdade ou licenciatura). No 
ensino médio, 18% dos 497 mil docentes estão nessa situação.
Fonte: iG

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