segunda-feira, 20 de julho de 2009

Alunos receberão reforço escolar em casa

O Programa Agente de Educação, realizado no município de Iguatu, quer acabar com o déficit escolar.


O Programa Agente da Educação (PAE) será modificado com o objetivo de melhorar o atendimento aos alunos que apresentam baixo rendimento escolar. Implantado no ano de 2008, pela Secretaria de Educação deste município, o PAE é uma idéia pioneira no âmbito nacional e foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como experiência inovadora e, também, como referencial para o Brasil.

O anúncio das modificações do programa foi feito pelo prefeito de Iguatu, Agenor Neto, em solenidade realizada, nesta cidade, na Praça da Matriz.

Participação

O evento contou com a participação de docentes e de centenas de alunos da rede municipal de ensino. “A partir do segundo semestre, os estudantes que enfrentam dificuldades de aprendizagem terão reforço escolar, em casa”, disse o prefeito. “Vamos contratar profissionais qualificados, com experiência em sala de aula”, destacou o gestor. O salário dos docentes que vão trabalhar no projeto será de R$ 1 mil.

A Secretaria da Educação será a responsável em lançar o edital para seleção dos professores que vão trabalhar como Agentes da Educação. “Inicialmente, serão oferecidas 14 vagas”, disse a secretária de Educação do município, Benildes Uchoa. Ainda de acordo com a secretária, “a quantidade de profissionais a serem contratados vai depender da demanda, de acordo com os indicadores educacionais”. O objetivo do programa é atuar onde há déficit, ou seja, estudantes com dificuldades de aprendizagem na sala de aula.

A partir do próximo semestre, o PAE vai atender os estudantes com dificuldades de aprendizagem na própria residência, fortalecendo o vínculo da escola com a família.

Resgate de alunos

Haverá também uma preocupação em resgatar os alunos faltosos e os desistentes. “O nosso objetivo é reduzir a evasão escolar e apoiar o estudante que apresenta déficit de aprendizagem”, observou Benildes Uchoa.

Na prática, o programa funciona como uma espécie de Agente de Saúde da Educação. No ano passado, sete monitores trabalharam no PAE.

Jornada Ampliada

A Secretaria de Educação já oferece Jornada Ampliada em quase todas as unidades de ensino e Escola de Tempo Integral em três escolas da sede municipal. Mesmo assim, com todo este trabalho, levantamentos mostram que problemas relacionados com abandono de sala de aula e defasagem de aprendizagem permanecem. “Apesar dos resultados positivos alcançados no ano passado, vimos que, para melhorar as ações, o melhor caminho seria a contratação de professores com experiência em sala de aula”, afirmou Benildes Uchoa.

Inicialmente, os selecionados deverão ser direcionados para atender as 16 escolas da Sede do município, no entanto, de acordo com a demanda, a Secretaria de Educação tem a pretensão de estender para as demais escolas localizadas na zona rural.

Remanejados

Os jovens que se encontram hoje atuando como Agentes de Educação serão remanejados para os demais programas implantados nas escolas que são: Jornada Ampliada, que conta hoje com 30 salas, e as três escolas de Tempo Integral, que atendem as crianças do 3º e 4º ano.

A expectativa da Secretaria de Educação é de que, a partir deste segundo semestre, em face das mudanças que serão implementadas, o PAE alcance melhores resultados em relação a 2008. “Vamos ampliar o número de visitas domiciliares, aproximar a família dos alunos e também da escola, contribuindo, assim, para a gestão democrática da escola”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário