quinta-feira, 30 de julho de 2009

Ceará já tem 40 casos confirmados da doença

A gripe suína continua se propagando no Ceará. Mesmo assim, as aulas na rede pública vão iniciar na próxima segunda-feira.

A pandemia de gripe suína continua avançando no Ceará. Ontem, mais quatro casos foram confirmados pela Secretaria da Saúde do Estado (Sesa). Agora são 40 pessoas infectadas pelo vírus H1N1, da Influenza A. Mesmo com esse crescimento, as aulas na rede pública estadual e municipal não serão adiadas, como acontecerá nas escolas de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul, por exemplo.

Entre os casos novos, um deles é um garoto, de nove anos, que esteve na Argentina e chegou com os sintomas da doença. O contato com o menino contaminou outra pessoa da família, um homem, de 80 anos.

Foi confirmado também o caso de gripe suína de uma mulher, de 21 anos, que esteve no Rio de Janeiro. A quarta ocorrência positiva é de um homem, de 20 anos, que desconhece como pegou a doença.

No período de 25 de maio - data do primeiro caso confirmado no Ceará - até ontem, o número de pessoas com a gripe suína subiu para 40. Dos 93 casos suspeitos notificados pela Sesa até o momento, 35 foram descartados e 18 continuam em monitoramento.

De acordo com a Sesa, na grande maioria de casos, as pessoas infectadas apresentam sintomas leves e que são semelhantes aos de qualquer outro tipo de gripe. No Ceará, 24,7% dos casos confirmados são em pessoas dos sexo masculino, ou seja, 23 homens foram contaminados. A incidência entre as mulheres é menor, está em 18,2%, correspondendo a 17 casos positivos da nova gripe.

O vírus continua se propagando, principalmente, entre adultos com idade entre 18 e 39 anos de idade. Nessa faixa etária, foram confirmados 23 casos, dos quais 15 pessoas com diagnóstico positivo tem entre 20 e 29 anos. Os oito casos em adultos foram detectados entre pessoas com 30 a 39 anos de idade.

As crianças e adolescentes, são o segundo grupo de maior incidência de gripe suína no Estado. A nova gripe está atingindo predominantemente menores entre os nove e 17 anos. Até o momento, a Sesa já confirmou dez casos nesse grupo.

Reinício das aulas

A assessoria de imprensa da Secretaria da Educação do Estado (Seduc) e da Secretaria Municipal de Educação informaram que não haverá adiamento do reinicio do período escolar por conta do aumento do número de casos da gripe suína no Ceará.

Para evitar a transmissão da doença nas escolas e creches, a Sesa recomenda que as pessoas gripadas devem ficar em casa no período de transmissibilidade, ou seja, sete dias após o inicio dos sintomas.

Ainda segundo a nota técnica da Sesa, as pessoas infectadas pelo vírus H1N1 devem higienizar as mãos com água e sabão líquido antes das refeições, antes de tocar os olhos, boca e nariz e após tossir, espirrar ou usar o banheiro.

Outra recomendação importante é proteger a boca e nariz ao tossir ou espirrar para evitar disseminação das secreções e não compartilhar objetos.

terça-feira, 28 de julho de 2009

RECOMENDAÇÃO DO MINISTÉRIO DA SAÚDE

Crianças com gripe não devem ir para a escola.
As aulas estão para começar e também o risco de novos casos da gripe suína.
Escolas serão orientadas sobre a doença.Está marcada para o próximo dia 3 de agosto a volta às aulas tanto na rede pública como na particular de ensino. E, com ela, a preocupação com o aumento do número de casos de Influenza A (H1N1). Para evitar a transmissão da doença, o Ministério da Saúde divulgou nota, ontem, recomendando que “todos os alunos com sintomas de gripe evitem retornar às aulas até estarem totalmente recuperados. Esses estudantes devem ser acompanhados por um médico”.

A orientação, definida em parceria com o Ministério da Educação (MEC), é reforçada pelo infectologista e diretor do Hospital São José, Anastácio Queiroz. “As crianças gripadas, principalmente as pequenas, não devem ir para a aula, senão vão contaminar vários coleguinhas da escola”, alerta o médico. Como a gripe se transmite facilmente, Queiroz diz que não é correto os pais mandarem o filho para a escola se estiver tossindo e/ou com o nariz escorrendo. “Se os pais mantiverem a criança em casa, nos primeiros dias, isso ajudará bastante”, garante.

Os cuidados devem ser redobrados na volta às aulas. Ainda mais agora que subiu de 25 para 31 o número de casos confirmados da nova gripe no Ceará. Diante do avanço da doença no Estado, órgãos públicos e instituições privadas ligados à educação preparam estratégias de combate à doença.

Mas a mobilização não está se dando com a mesma intensidade em todos os campos. Enquanto a Secretaria da Educação do Estado (Seduc) prepara comunicado para orientar escolas de todo o Ceará, a Secretaria Municipal de Educação (SME) ainda não conta com ações práticas efetivas. A Seduc, por exemplo, deve enviar esta semana um comunicado às 20 coordenadorias regionais (Credes) e à superintendência da Secretaria em Fortaleza com as recomendações da Secretaria da Saúde do Estado.

“Com as orientações, os Credes se encarregam de chamar os diretores e os gestores escolares para conversar. A idéia é que cada escola tenha autonomia suficiente para explorar o assunto de acordo com a realidade local”, explica Ana Garcia, orientadora da Célula de Gestão Escolar da Seduc.

Manoel Fonseca, presidente do Comitê Estadual de Prevenção e Controle da Influenza A (H1N1), garante que esta semana mesmo a Sesa deve reservar um espaço com orientações específicas às escolas, como, por exemplo, que os alunos não troquem alimentos entre si. “Pede-se também que aqueles alunos que viajaram para as regiões Sul e Sudeste do País ou para outros locais com grande número de casos da doença fiquem em casa, pelo menos, nos primeiros três dias”, explica.

A SME, segundo sua assessoria de imprensa, não deve trabalhar ações efetivas referentes a essa temática. Por enquanto, nem mesmo parcerias com a SMS. Alex Mont’Alverne, titular dessa pasta, explica a razão: “Não existe em Fortaleza transmissão comunitária, ou seja, o vírus não está circulando. Os casos diagnosticados são de pessoas que viajaram ou tiveram vínculo com quem viajou para locais endêmicos”.

segunda-feira, 27 de julho de 2009

Novo valor do Bolsa Família começa a ser pago em setembro


O ministro do Planejamento, Paulo Bernardo, disse que o novo valor do Bolsa Família começará a ser pago a partir de setembro. No entanto, ele não adiantou qual será o percentual de reajuste do benefício. Até o final deste mês ou comecinho de agosto, [o índice de aumento] vai estar resolvido.

No início de julho, a ministra-chefe da Casa Civil, Dilma Rousseff, já havia informado que o governo avalia vários cenários para conceder o reajuste. Ela disse também que o governo estuda uma política permanente de reajuste para o programa.

Atualmente, o Bolsa Família beneficia cerca de 11 milhões de famílias e a estimativa é de que chegue ao final do ano com mais de 12 milhões de famílias.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

SINDPROC comemora 02 anos de Fundação e faz a maior festa sindical do momento.

O Sindicato dos Professores de Coreaú – Ceará, SINDPROC, comemorou na última sexta-feira, dia 17 de julho do corrente ano os seus 02 anos de Fundação. Sua história se confunde com a luta de cada trabalhador de nosso município que luta cotidianamente por um trabalho decente e uma remuneração digna, tendo como bandeira a união da categoria dos professores da Rede Municipal de Ensino.

Veja os melhores momentos:







































Alunos receberão reforço escolar em casa

O Programa Agente de Educação, realizado no município de Iguatu, quer acabar com o déficit escolar.


O Programa Agente da Educação (PAE) será modificado com o objetivo de melhorar o atendimento aos alunos que apresentam baixo rendimento escolar. Implantado no ano de 2008, pela Secretaria de Educação deste município, o PAE é uma idéia pioneira no âmbito nacional e foi reconhecido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco) como experiência inovadora e, também, como referencial para o Brasil.

O anúncio das modificações do programa foi feito pelo prefeito de Iguatu, Agenor Neto, em solenidade realizada, nesta cidade, na Praça da Matriz.

Participação

O evento contou com a participação de docentes e de centenas de alunos da rede municipal de ensino. “A partir do segundo semestre, os estudantes que enfrentam dificuldades de aprendizagem terão reforço escolar, em casa”, disse o prefeito. “Vamos contratar profissionais qualificados, com experiência em sala de aula”, destacou o gestor. O salário dos docentes que vão trabalhar no projeto será de R$ 1 mil.

A Secretaria da Educação será a responsável em lançar o edital para seleção dos professores que vão trabalhar como Agentes da Educação. “Inicialmente, serão oferecidas 14 vagas”, disse a secretária de Educação do município, Benildes Uchoa. Ainda de acordo com a secretária, “a quantidade de profissionais a serem contratados vai depender da demanda, de acordo com os indicadores educacionais”. O objetivo do programa é atuar onde há déficit, ou seja, estudantes com dificuldades de aprendizagem na sala de aula.

A partir do próximo semestre, o PAE vai atender os estudantes com dificuldades de aprendizagem na própria residência, fortalecendo o vínculo da escola com a família.

Resgate de alunos

Haverá também uma preocupação em resgatar os alunos faltosos e os desistentes. “O nosso objetivo é reduzir a evasão escolar e apoiar o estudante que apresenta déficit de aprendizagem”, observou Benildes Uchoa.

Na prática, o programa funciona como uma espécie de Agente de Saúde da Educação. No ano passado, sete monitores trabalharam no PAE.

Jornada Ampliada

A Secretaria de Educação já oferece Jornada Ampliada em quase todas as unidades de ensino e Escola de Tempo Integral em três escolas da sede municipal. Mesmo assim, com todo este trabalho, levantamentos mostram que problemas relacionados com abandono de sala de aula e defasagem de aprendizagem permanecem. “Apesar dos resultados positivos alcançados no ano passado, vimos que, para melhorar as ações, o melhor caminho seria a contratação de professores com experiência em sala de aula”, afirmou Benildes Uchoa.

Inicialmente, os selecionados deverão ser direcionados para atender as 16 escolas da Sede do município, no entanto, de acordo com a demanda, a Secretaria de Educação tem a pretensão de estender para as demais escolas localizadas na zona rural.

Remanejados

Os jovens que se encontram hoje atuando como Agentes de Educação serão remanejados para os demais programas implantados nas escolas que são: Jornada Ampliada, que conta hoje com 30 salas, e as três escolas de Tempo Integral, que atendem as crianças do 3º e 4º ano.

A expectativa da Secretaria de Educação é de que, a partir deste segundo semestre, em face das mudanças que serão implementadas, o PAE alcance melhores resultados em relação a 2008. “Vamos ampliar o número de visitas domiciliares, aproximar a família dos alunos e também da escola, contribuindo, assim, para a gestão democrática da escola”.

quarta-feira, 15 de julho de 2009

Governo libera verbas na abertura da Marcha de Prefeitos

O governo assinou três atos nesta quarta (15), durante a cerimônia de abertura da XII Marcha dos Prefeitos, para atender aos pleitos dos municípios. Foi assinada uma portaria liberando R$ 1 bilhão para o programa Minha Casa Minha Vida para municípios com até 50 mil habitantes. No lançamento do programa, o dinheiro beneficiava apenas os municípios com mais de 50 mil habitantes. Em outra portaria, o governo dá um desconto de até 40% na contrapartida dos municípios e Estados para obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). A terceira portaria é relativa à área de educação.

Segundo o ministro das Cidades, Márcio Fortes, a liberação dos recursos para o Minha Casa Minha Vida vai resultar em uma economia de R$ 1,5 bilhão para os Estados e municípios. Os Estados e municípios que já pagaram a contrapartida terão mais investimentos do PAC. O último ato assinado foi um termo de compromisso do Ministério da Educação chamado "Caminhos da Escola", que vai liberar a fundo perdido R$ 500 milhões para os municípios comprarem 1.500 barcos e 4 mil ônibus escolares. A prioridade é para os cerca de 1.200 municípios que tem os piores indicadores educacionais. O programa tem recursos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para financiar a compra.

Pleno do TCM apreciará várias contas de governo

DE 1997 PARA CÁ.
A prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins; os deputados estaduais Cirilo Pimenta, Dedé Teixeira e Sérgio Aguiar; além dos ex-presidentes da Câmara Municipal de Fortaleza José Maria Couto Bezerra e Tin Gomes estão no rol dos gestores que poderão ter contas julgadas na sessão do pleno que o Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) fará amanhã.

Na pauta de julgamentos desta quinta-feira constam 211 processos tratando de prestação de contas de governo, de gestão, tomada de contas especial e provocação. O processo mais antigo é de 1997.

sexta-feira, 10 de julho de 2009

Eleitor terá facilidades via Internet para retirar título

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) está agilizando o processo de alistamento e transferência do título de eleitor por intermédio da Internet. O novo sistema, denominado ´Título Net´, está sendo implantado por etapa e, até o fim de agosto, estará em funcionamento em todo o País.

No Ceará, o Título Net funcionará no dia 17 de agosto. Embora apresente algumas vantagens, o novo sistema não evita que o eleitor tenha de se deslocar até o cartório da zona eleitoral para apresentar a documentação exigida e receber o título, que deve ser assinado na presença do funcionário da Justiça Eleitoral.

De conformidade com o novo sistema, o requerimento de inscrição, transferência do domicílio eleitoral ou revisão cadastral (atualização dos dados) é feito por meio de um link na página do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) na Internet.

O interessado preenche as informações e recebe um comprovante de protocolo para apresentá-lo no cartório eleitoral no prazo de cinco dias corridos. Durante a apresentação, o funcionário da Justiça Eleitoral confere os dados, recebe a documentação e, em poucos minutos, é feita a entrega.

A documentação exigida é o número do protocolo do requerimento e os originais e fotocópias de comprovante de residência, documento de identificação e, para os homens com mais de 18 anos de idade, comprovante de quitação com o serviço militar. Caso o eleitor esteja em situação irregular, deve apresentar o formulário de multa quitado. Este formulário também pode ser obtido via Internet, sendo o pagamento na Caixa Econômica Federal ou agência lotérica.

Se o eleitor não comparecer em cinco dias, terá que preencher um novo requerimento, explica o secretário de informática do TRE cearense, Carlos Sampaio, que ainda estuda com os técnicos dos cartórios eleitorais da Capital como será feito o atendimento. A principal vantagem é a rapidez no atendimento porque ao invés de digitar os dados do eleitor, o funcionário vai apenas conferir as informações.

quarta-feira, 8 de julho de 2009

Petista denuncia prefeitos cearenses

O deputado Artur Bruno (PT) apresentou, ontem, na Assembleia Legislativa um ofício solicitando do Tribunal de Contas dos Municípios (TCM) informações sobre os municípios cearenses que não estão cumprindo a lei nacional do piso.

Os deputados sobem constantemente à tribuna da Assembleia com denúncias sobre municípios que não pagam os valores devidos aos professores, mesmo após a aprovação da lei do piso. ´Lamentavelmente, dezenas de prefeitos não estão cumprindo a lei e continuam remunerando mal seus professores´, ressaltou.

A intenção do petista é que as cidades passem a cumprir a lei pagando a todos os professores a remuneração mínima de R$ 950. ´Se o prefeito não cumpre a lei do piso é um fora da lei e é preciso que o Ministério Público (MP) seja acionado, enfatizou o deputado em seu pronunciamento.