quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

Governo garante liberação

A bancada cearense no Congresso Nacional conseguiu, ainda no fim do ano passado, empenhar quatro emendas de bancada das que foram alocadas no Orçamento da União 2009. Depois de um empenho quase zero durante todo o ano, no apagar das luzes, o Governo Federal resolveu garantir uma parte dos recursos provenientes das emendas parlamentares.

Para o Ceará, a prioridade foi dada à quatro emendas: Trens urbanos de Sobral, região Norte do Estado; Requalificação da Praia de Iracema, em Fortaleza; Centro de Feiras e Eventos, também na Capital; e uma emenda destinada à Universidade Federal do Ceara (UFC).

As prioridades foram definidas pela coordenação da bancada federal, em contato com o governador Cid Gomes e a prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins. Segundo o deputado José Nobre Guimarães (PT), coordenador da bancada, o Sistema Integrado de Administração Financeira (Siafi), do Governo Federal, ainda não liberou os valores empenhados pelo Governo neste fim de ano.

Cortes

"Depois que negociamos a entrada das emendas, tem um prazo para que o Siafi divulgue os valores, por isso ainda não temos como precisar os valores empenhados", justificou.

A dúvida, neste caso, é se as emendas virão com os valores originais, como foram alocados inicialmente, ou com cortes. As emendas que foram prioridade totalizam R$ 54,2 milhões, afora aquela destinada à UFC.

Individualmente, a emenda para a implementação de Veículos Leves sobre Trilhos em Sobral teve alocação de 21,6 milhões, a pedido do Executivo Estadual. A demanda de investimentos de Turismo foi direcionada, também pelo Governo do Estado, à construção do Centro de Feiras e Eventos e totalizava 14,1 milhões na peça orçamentária da União de 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário