sexta-feira, 23 de novembro de 2012

CONVITE - AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE ABASTECIMENTO D'ÁGUA DE COREAÚ E MORAÚJO

   A Fundação CIS e o Comitê da Bacia Hidrográfica do Coreaú organizam Audiência Pública no dia 06 de dezembro (quinta-feira) no Centro Pastoral Santa Clara de Assis, na cidade Coreaú, às 9: 00h., com os seguintes objetivos:
  • Discutir a qualidade da água servida pela Cagece através da captação no Açude Várzea da Volta;
  • Propor alternativa de abastecimento das cidades de Coreaú e Moraújo por meio de adutora com captação no Açude Angicos.

   A referida audiência é convocada pela Assembleia Legislativa do Estado Ceará, através da Comissão de Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca, presidida pelo Deputado Dedé Teixeira. Estão convidadas autoridades constituídas (prefeitos e vereadores) das cidades que enfrentam o problema, membros da sociedade civil organizada e usuários da água. Está sendo mobilizada também a população das cidades que são atendidas pelo Açude Angicos (Frecheirinha, Senador Sá e Uruoca).

   Ressaltamos a necessidade da audiência em decorrência da situação de má qualidade da água servida pela Cagece, uma vez que a população tem de pagar 02 contas de água mensalmente (uma referente ao abastecimento, e outra de igual valor referente à coleta de esgoto). O Açude Várzea da Volta, atualmente com 93 anos, enfrenta, além da baixa vazão de água em 2012 por conta da seca que não viabilizou uma recarga suficiente que garantisse a sangria, o descaso do assoreamento resultante do desmatamento das Áreas de Preservação Permanente, o que lhe rendeu uma profunda eutrofização, comprometendo assim a qualidade da água. Com isso, a quantidade de água no reservatório, não oferece condições para tratamento que apresente uma qualidade que seja melhor a que está sendo oferecida.

   Portanto, a audiência pública é para discutir com a população a dimensão do problema, exigir dos prefeitos e vereadores de Coreaú e Moraújo, e das demais instituições envolvidas, compromisso com uma nova proposta de abastecimento d'água para população e, com isso, minimizar a pressão sobre o Açude Várzea da Volta, orientar a população a ter outra prática com a água, que garante a vida para todos, e viabilizar um projeto de recuperação do açude.    

   Para maiores detalhes nos colocamos a disposição.

  Fundação Centro de Ecologia Integração Social (Fundação CIS)
Rua B, 489, COHAB, Coreaú-CE, CEP 62160-000
tel. (88) 3645.1449."

 (DO BLOGUE DO DITIM) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário