quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Rumos da educação serão tema de conferência em Brasília

"Precisamos lutar pelos nossos direitos, por uma educação de qualidade, e, a meu ver a Conae é a porta para estas mudanças que tanto almejamos." A afirmação é da professora Elizabeth de Jesus Romeu Garcia, delegada da etapa nacional da 2ª Conferência Nacional de Educação (Conae 2014). A expectativa de Elizabeth cresce, já que falta apenas um mês para o evento. Ela irá ao Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília, representar o segmento de gestores da educação básica de Minas Gerais, de 19 a 23 de novembro.

Como o tema "O Plano Nacional de Educação (PNE) na Articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração", a Conae reunirá 4 mil pessoas para debater democraticamente os rumos da educação do país. Essas discussões serão feitas pelos delegados eleitos durante as conferências estaduais e distrital, as quais ocorreram no segundo semestre de 2013 e, contaram com a participação de mais de 23 mil pessoas. Para o momento nacional, assim como nas demais conferências que o antecedem, esses representantes estão divididos em segmentos e setores. Os segmentos são pais, estudantes, professores e gestores, divididos entre educação básica, superior e profissional. Os setores são entidades diversas e movimentos sociais.
 O coordenador do Fórum Nacional de Educação, Francisco das Chagas Fernandes, afirma que, na prática, esta é a segunda conferência nacional de educação com tamanha abrangência. "Com isso, sempre há uma expectativa de que possamos ter um maior nível de debate, que possamos aprovar as melhores propostas e assim termos um documento final que paute a educação nos próximos anos tendo como base o Sistema Nacional de Educação e o Plano Nacional de Educação", detalha Chagas.
 Há 30 dias para a etapa final da Conae 2014, os preparativos estão bem encaminhados. De acordo com Chagas, o fórum aprovou o regimento da Conae e o documento-base. Já o Ministério da Educação cuida da estrutura, para garantir que os delegados e delegadas participem da melhor maneira possível dos dias da etapa nacional.
 Proposta – A Conae é um espaço democrático articulado com a sociedade para que todos possam participar do desenvolvimento da educação. Em novembro, a conferência apresentará um conjunto de propostas que subsidiarão a implementação do PNE, indicando responsabilidades, corresponsabilidades, atribuições concorrentes, complementares e colaborativas entre os entes federados e os sistemas de ensino.
 Assim como Elizabeth, o delegado mineiro do segmento de estudantes de ensino superior, Mateus Netto Coelho, estará no encontro nacional da Conae. Ele acredita que a conferência é um importante instrumento para se discutir com a população as perspectivas para educação brasileira, bem como o modelo a ser executado em todo o país para uma educação mais democrática, inclusiva e de qualidade.
Segundo ele, isso ocorre durante a conferência, por meio de "debates qualificados e com avanços para todo o sistema educacional brasileiro, a partir das contribuições de estudantes, gestores, professores e pais",enfoca o estudante.

 Fonte: Ascom FNE/Conae 2014

Nenhum comentário:

Postar um comentário