sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Governistas destacam ações


O dia do professor pautou grande parte das discussões da sessão ordinária de ontem da Assembleia Legislativa. Além de ressaltarem a importância da categoria, deputados estaduais cobraram dos governos mais atenção para as escolas públicas.

O deputado Artur Bruno (PT), que também é professor, cobrou do Governo do Estado o envio do projeto de lei que vai alterar o Plano de Cargos, Carreiras e Remunerações (PCCR) da categoria que, segundo a lei nacional do piso, deve ser revisto até o próximo ano em todos os municípios e estados.

O petista citou alguns benefícios que os professores receberam na gestão Lula, como o piso de R$ 950 e o Fundo de Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), mas reconheceu que ainda não foi o suficiente para valorizar a categoria. "Nossa profissão é extremamente mal remunerada e ainda tem péssimas condições", enfatizou o deputado petista.

O parlamentar também cobrou do Governo Federal e das gestões estaduais que se empenhem no sentido de modificar a metodologia e o currículo dos cursos ligados ao magistério nas universidades brasileiras, pois segundo Artur Bruno, as universidades não estão preparando o professor para ensinar. "A categoria não está aprendendo novas metodologias", pontuou.

O deputado Lula Morais (PCdoB) lembrou que a atual geração herdou das administrações passadas o "mau trato" com a máquina pública, inclusive com as escolas. "A ordem agora é de que possamos melhorar a qualidade de ensino do nosso País", defende o parlamentar, acrescentando que o salário do professor brasileiro deve ser revisto.

Formação

O deputado Professor Teodoro (PSDB), ex-reitor da Universidade Vale do Acaraú (UVA) e da Universidade Regional do Cariri (URCA), enfatizou a importância do professor na formação social do aluno, mas admitiu que a situação da categoria no Nordeste ainda é uma das piores em relação às demais regiões do País. "Isso é um exemplo gritante das distorções regionais e da injustiça social", ressaltou o tucano.

O líder do Governo na Assembleia, deputado Nelson Martins (PT), reconheceu que ainda são necessários muitos "avanços" para melhorar as condições de salário e trabalho do professor, mas fez questão de enfatizar os projetos do Estado em benefício da categoria, como prêmios em dinheiro para professores em que os alunos elevem as médias no Sistema Permanente de Avaliação de Educação Básica do Ceará (Spaece).

Durante toda a sessão ordinária, outros deputados parabenizaram os professores e cobraram dos governos mais benefícios. "Essa é a categoria mais injustiçada em termos salariais e que vem sendo compensada nos últimos anos, mas de forma muito lenta", destacou Guaracy Aguiar (PMDB).

Para o vice-líder do PSDB na Assembleia, deputado Tomás Figueiredo, é necessário valorizar mais o dia do professor para que a data não seja apenas um "feriado escolar", mas para que as "lutas" e "glórias" da categoria sejam relembradas e para se "planejar novos anseios e expectativas" nos educadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário