sexta-feira, 31 de maio de 2013

CONTRA GRIPE, IGREJAS VETAM PAI-NOSSO DE MÃOS DADAS E HÓSTIA NA BOCA

Edson Silva/Folhapress
O receio de transmissão da gripe H1N1 levou dioceses do interior paulista a mudar rituais na liturgia católica.
Enquanto o frio persistir, o clero manterá suspenso o abraço da paz de Cristo, a oração do pai-nosso feita de mãos dadas e a entrega da hóstia na boca em algumas cidades como Aparecida, Taubaté e Franca. Em São Paulo, as medidas não foram adotadas pela igreja.
O Estado concentra 90% das mortes por H1N1 do país --55 dos 61 óbitos. O vírus é transmitido pela saliva e secreções e se propaga com mais facilidade no frio.
No Santuário Nacional de Aparecida, que recebe até 200 mil romeiros por final de semana, as orientações são dadas antes das missas e passaram a ser adotadas no dia 21.
"O santuário é um pouco mais abafado e recebe gente do Brasil todo, inclusive de locais com ocorrência mais frequente de H1N1", disse o prefeito do santuário, João Batista de Viveiros.
A maior preocupação, porém, é a entrega da hóstia na boca. Evitar o contato da mão do padre com a saliva de várias pessoas é prioridade.
Apesar da aceitação das regras, Viveiros conta que já houve o caso de uma religiosa que expôs um vídeo na internet em protesto.

Folha de São Paulo

Nenhum comentário:

Postar um comentário