terça-feira, 15 de abril de 2014

Aprovado projeto de lei que repõe salário-base de professores em 8,32%

Neste sábado (12), os vereadores de Coreaú, Regional Sobral, aprovaram o projeto de lei que repõe o salário-base do Magistério em 8,32%. A proposta da Prefeitura foi para a assembleia de sábado, contudo, os trabalhadores fizeram a ressalva de que não concordavam com o valor e de que lutariam por um reajuste maior. Em seguida, o projeto foi levado para votação na Câmara Municipal, onde também foi aprovado. A reposição salarial é retroativa a janeiro deste ano. A assembleia dos professores elegeu, ainda, os delegados para o VIII Congresso da Fetamce e para a 12ª Plenária da CUT Ceará.
Segundo José Maria Gomes de Lima, presidente do Sindicato dos Professores de Coreaú - Ceará (Sindproc), as negociações no Município estão em um momento difícil, pois desde setembro do ano passado, a Prefeitura de Coreaú vem pagando aos servidores municipais os meses de novembro, dezembro e o 13º salário de 2012. Além disso, ele completou, o poder público alega estar no limite prudencial de gastos da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e de ter gastado mais de 60% a folha de pagamento do Fundeb.

“Após vários meses de negociação, a categoria achou por bem votar pela aprovação da proposta agora. No entanto, ficou decidido que permaneceremos mobilizados para corrigir a tabela vencimental do Plano de Carreiras do Magistério”, ressaltou José Maria. O Plano de Carreiras está desatualizado e a tabela de vencimentos entre os níveis precisa ser corrigida.

Outra reivindicação dos professores é a gratificação de deslocamento. A Prefeitura informou que está realizando o impacto financeiro dessa gratificação. “Estamos confiantes que isso será conquistado”, afirmou o presidente.

Agilidade:

O Sindicato cobra mais agilidade do poder público para pedidos de redução de carga horária e readaptação de função. “Esses procedimentos demoram vários meses para serem concluídos”, reclama José Maria. “Eles alegam dificuldades para comprovar, junto ao Departamento Pessoal, o tempo trabalhado pelo professor. Os documentos dos anos 1990 não foram digitalizados e a procura, então, é manual, o que aumenta a demora”, disse.

Está agendada uma assembleia no dia 2 de maio, na qual a categoria vai discutir sobre uma nova reposição salarial.

Delegados:

A categoria elegeu José Maria Gomes de Lima como delegado para o VIII Congresso da Fetamce, e Manoel Brito de Souza, como delegado para a 12ª Plenária da CUT Ceará.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Fetamce

Nenhum comentário:

Postar um comentário