quinta-feira, 20 de agosto de 2009

Estado condenado por abuso de PMs


O Estado do Ceará foi condenado pela Justiça a pagar uma indenização no valor de R$ 30 mil a um casal vítima de arbitrariedades policiais ocorridas há 13 anos, na Região Metropolitana de Fortaleza. A decisão foi tomada pela Primeira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Ceará, mas o Estado pode ainda recorrer da medida.

Constam nos autos do volumoso processo que o fato aconteceu no dia 27 de outubro de 1996, quando o casal (identidade preservada) seguia em seu automóvel e acabou sendo parado numa blitz montada por policiais militares do (hoje extinto) Batalhão de Polícia de Trânsito (Bptran) e fiscais do Detran, na Avenida Dom Almeida Lustosa, no distrito de Jurema, em Caucaia. Na ocasião, teriam sido constatadas algumas irregularidades no veículo, entre elas, a película nos vidros.

Quando o guiador (empresário) pediu explicações sobre as irregularidades, o oficial que comandava a blitz, identificado nos autos como sendo o tenente PM Cleofas Paiva Rodrigues, ordenou aos soldados que prendessem o motorista e o algemasse. A partir daí, ele teria sido agredido com socos e pontapés por quatro PMs. Na época, a esposa do guiador estava grávida de sete meses e entrou em pânico ao sair em defesa do marido, pondo em risco sua própria vida e do filho.

O fato chegou a ser veiculado na Imprensa e o empresário ajuizou uma ação de reparação de danos morais, afirmando que ele e a esposa haviam sofrido constrangimento em decorrência do abuso de autoridade praticado pelo tenente Paiva .

Danos

No dia 8 de julho de 2003, o juiz Luiz Alves Leite, da 4ª Vara da Fazenda Pública, condenou o Estado a pagar uma indenização de R$ 200 mil ao casal. O Estado recorreu ao TJ. Agora, o Tribunal julgou o recurso e confirmou a condenação, mas reduziu o valor indenizatório.

"O contexto probatório (provas) evidenciou que o policial no comando (da blitz) exorbitou das funções e do estrito cumprimento do dever legal, agiu de forma excessiva e abusiva", afirmou o desembargador José Mário dos Martins Coelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário