quarta-feira, 5 de agosto de 2009

Sobe para 129 o número de mortos pela gripe A

Segundo Temporão, entre agosto e setembro os estados devem receber mais 1 milhão de tratamento contra doença.

Florianópolis. Os Estados do Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro registraram, ontem, 36 novos casos de mortes por conta da gripe suína no Brasil. Com esse resultado, subiu para 129 o número de vítimas da gripe A no País.

A Secretaria Estadual de Saúde do Paraná confirmou mais 21 mortes em decorrência da gripe suína, elevando para 25 o número de óbitos registrados no Estado. A pasta não divulgou detalhes sobre os casos - como as regiões onde foram registradas e o período em que ocorreram - porém, disse que a maioria das vitimas eram adultos jovens, com idades entre 25 e 35 anos.

Também ontem o governo do Rio de Janeiro anunciou outras três mortes e, com isso, o número de óbitos chega a 19 no Estado. Segundo a Secretaria Estadual de Saúde, as vítimas são duas mulheres - uma de 32 e outra 33 anos, ambas moradoras do Rio - e um homem de 30 anos, do município de Pinheiral. As mortes ocorreram entre os dias 22 e 25 de julho, mas o diagnóstico da doença só foi confirmado ontem.

São Paulo

O governo de São Paulo confirmou, ontem, mais 13 mortes em conseqüência da gripe suína. Com isso, sobe para 50 o número de óbitos no Estado. São Paulo é o Estado com o maior número de vítimas da gripe suína no País.

Ontem também, São Caetano do Sul e Campinas confirmaram mais mortes em decorrência do vírus. A pasta, entretanto, não confirmou se os casos já estão incluídos no balanço divulgado ontem.

Medicamento

O ministro da Saúde, José Gomes Temporão, garantiu, em Curitiba, que não vai faltar medicamento para quem precisar do tratamento para a gripe suína. Segundo ele, neste momento há 100 mil tratamentos (com o medicamento oseltamivir) nos Estados prontos para serem usados.

Segundo ele, entre agosto e setembro devem chegar praticamente mais um milhão de tratamento, além do estoque estratégico da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

´O estoque de medicamento é suficiente para atender todos os que tiverem indicação do médico para receber a medicação´, destacou.

De acordo com o ministro, este ano houve um acúmulo de pacientes com a gripe sazonal e com a nova gripe. Isso teria ocasionado uma procura maior dos serviços de saúde, provocando casos de atraso no atendimento. ´Mas não existe nenhum motivo para alarme´, alertou Temporão. ´A taxa de letalidade, de agressividade é a mesma da gripe sazonal´, acentuou.

De acordo com ele, ´infelizmente´ aparecem mais os números de mortes. ´O que a imprensa não conta é quantas vidas foram salvas´, ponderou. ´É preciso ficar claro que o sistema está funcionando.´

Sintomas

A gripe suína é uma doença respiratória causada pelo vírus influenza A, chamado de H1N1. Ele é transmitido de pessoa para pessoa e tem sintomas semelhantes aos da gripe comum, com febre superior a 38ºC, tosse, dor de cabeça intensa, dores musculares e nas articulações, irritação dos olhos e fluxo nasal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário