quarta-feira, 11 de novembro de 2009

Aprovado 14º salário para bons professores

Receberão o 14º salário os professores que elevarem o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb).

A Comissão de Educação, Cultura e Esporte (CE) aprovou proposta de criação do décimo-quarto salário para professores de educação básica, lotados em escolas públicas dos Estados, DF e municípios, em sua reunião ontem terça-feira (10). O texto é autorizativo em relação ao Poder Executivo.

Pelo texto substitutivo do senador Marconi Perillo (PSDB-GO) ao projeto do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), receberão o décimo quarto salário os professores e funcionários de escolas que elevarem o Índice de Desenvolvimento de Educação Básica (Ideb) do estabelecimento educacional em pelo menos 50%, durante o ano letivo.

Também farão jus ao benefício, os profissionais da educação de escolas de ensino fundamental que obtiverem Ideb igual ou superior a seis no ano.

Ao defender sua proposta, Cristovam disse que a literatura empresarial conta com múltiplos exemplos de que o incentivo salarial representa um eficiente estimulador de produção. Assim, vincular o bom desempenho de professores e funcionários a uma vantagem pecuniária representa um bom primeiro passo para melhorar o nível dos educadores brasileiros, destacou o senador.

Pelo PLS 319/08, o pagamento do benefício deverá ser realizado até o fim do semestre subsequente ao da publicação do resultado da avaliação do Ideb. A matéria segue para exame e votação na Comissão de Assuntos Sociais (CAS), em decisão terminativa.

A CE aprovou, também ontem, projeto que define o dia 18 de março como data comemorativa ao Dia Nacional da Imigração Judaica, bem como proposta de obrigar os aeroportos e bases aéreas do País a manterem homenagem permanente a Alberto Santos Dumont, o "Pai da Aviação"; além de aprovar a de denominação de rodovia Padre Cícero de trecho da rodovia BR-116, no Ceará.

Nenhum comentário:

Postar um comentário