sexta-feira, 6 de novembro de 2009

Restauração da BR-222 custará R$ 250 milhões


Os principais trechos da rodovia federal BR-222, entre a cidade de Fortaleza e a divisa com o Piauí, passarão por reformas a partir do próximo ano. Os projetos dos três trechos foram apresentados ontem, em audiência pública, pela Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e já têm aprovação pela instituição. Os recursos, garantidos pelo Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), somam mais de R$ 250 milhões para as obras.

Em até 15 dias, o Dnit publicará edital para que as empresas interessadas possam concorrer para a execução das obras. Os serviços incluirão três lotes, delimitados pelos km 64,30 ao km 122,80; km 122,80 ao km 179,90 e km 179,90 ao km 228,70. Dentre as melhorias previstas, uma delas é a obra de restauração na conhecida Curva da Morte, localizada entre os quilômetros 110,05 e 110,62, próximo à cidade de Itapajé. O traçado será retificado com correção geométrica, eliminando assim duas curvas, o que acarretará uma diminuição no número de acidentes.

De acordo com o superintendente do Dnit no Ceará, Joaquim Guedes Neto, o projeto foi licitado em 2005, mas por falta de verba, não foi executado. "Fizemos uma apresentação para que o projeto fosse incluído no PAC", diz. Desta forma, Guedes Neto garantiu que os recursos estão assegurados muito antes de a nova licitação ser concluída. Para ele, o problema que persiste há décadas vai ser solucionado e, como isso, beneficiar todos os moradores, facilitando, também, o fluxo de veículos na rodovia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário