terça-feira, 5 de julho de 2011

PARABÉNS! SOBRAL ESTÁ COMPLETANDO 238 ANOS DE EMANCIPAÇÃO POLÍTICA NESTA TERÇA-FEIRA(05) DE JULHO

Gostaríamos de levar os nossos mais sinceros votos de parabéns aos sobralenses, pelos 238 anos de Emancipação Política da Princesa do Norte.

Para quem não conhece um pouco da história de Sobral, vamos mostrar quem é essa princesinha.

A cidade de Sobral é considerada a mais importante da região da Zona Norte do Estado do Ceará.

é um lugar que pode se orgulhar de ser o berço de nomes importantes como o escritor Domingos Olímpio, o Padre Ibiapina, a abolicionista Maria Tomásia Figueira Lima e, mais recentemente, o pintor Raimundo Cela, o humorista Renato Aragão, o músico Belchior e o político Cid Gomes, atual governador do Estado. Além disso, sediou eventos importantes como a constatação da Teoria da Relatividade de Albert Einstein, por meio de um eclipse lunar observado na cidade, em 1919.

De acordo com o historiador e padre Francisco Sadoc de Araújo, a ocupação das terras compreendidas entre o Rio Acaraú e a Serra da Meruoca acompanha o típico processo de colonização do interior do Nordeste.

Conforme ele explica, “O Vale do Acaraú é a segunda maior bacia do Ceará, e naquele período era impossível ocupar o sertão sem ter a garantia de uma fonte de água próxima. A proximidade da serra era um atrativo a mais, já que de lá se podia obter frutos, o que já era feito pelos indígenas que ali viviam.

Por volta de 1720, o sesmeiro Antônio Rodrigues Magalhães formou, na região onde hoje fica Sobral, a Fazenda Caiçara. Fixado inicialmente em Suipé (município de São Gonçalo do Amarante), ele se instala posteriormente na fazenda e doa terreno para a construção de uma igreja em honra à Nossa Senhora da Conceição, que daria origem à Igreja Matriz de Sobral e cuja santa será, também, a padroeira da cidade.

Escrito por marcelo marques

Nenhum comentário:

Postar um comentário