sexta-feira, 15 de julho de 2011

UMA REFLEXÃO DA HISTÓRIA POLÍTICA DE COREAÚ NOS ÚLTIMOS VINTE ANOS - PARTE IV

Finalmente tivemos as eleições de 2008 com duas candidaturas a prefeito de Coreaú: Na condição de candidato da situação foi apresentado o nome do jovem Carlos Roner Félix Albuquerque, o mesmo exerceu o cargo de tesoureiro da Prefeitura de Coreaú desde a gestão de Luiz Dico. Por outro lado foi apresentado como candidato da oposição o ex-prefeito Chico Antônio. A referida campanha foi marcada por uma disputa acirrada e recheada de confrontos ideológicos e intensa participação das massas populares em comícios, caminhadas, bandeiradas e terreiros alegres. No final foi eleito com uma substancial maioria de votos o jovem Carlos Roner para o mandato (2009 - 2012).

Vale ressaltar que Carlos Roner não pertence a nenhuma família Oligarca, pois o mesmo é de família simples, cujo seu primeiro emprego foi em um comércio que salgava e vendia couros de gado e de ovelhas, motivo pelo qual ficou popularmente conhecido nesta campanha como o salgador de couros, sendo prontamente identificado pelas massas populares de Coreaú.

Carlos Roner vem desempenhando uma gestão que se destaca na referência de uma boa educação, motivo pelo qual vem sendo agraciado com constantes premiações. Há também em sua gestão um profundo investimento na Infraestrutura do município, haja visto que Coreaú tornou-se um verdadeiro canteiro de obras. Também merece destaque em sua gestão uma série de eventos festivos com atrações de artistas nacionais.

É importante que se diga que a gestão de carlos Roner vem sofrendo uma sequência de ondas de denuncismos, críticas e perseguições ou via Poder Judiciário ou via internet (por meio de Twitter, Orkut, Blog, etc). Sabemos que todos nós temos o direito de nos manifestarmos e que os meios de comunicações nos proporcionam mais informações para uma maior participação popular. No entanto nos causa estranhesa certas atuações parciais de certos "críticos" ou de certos setores oposicionistas que no seu próprio histórico se contradizem com o que falam ou defendem nos dias de hoje.

Finalmente encerro o meu pensamento dizendo que pela história política de Coreaú desde os anos 90, que aqueles gestores de Coreaú que foram mais perseguidos ou criticados eram justamente aqueles que não vinham de Oligarquías políticas e que portanto representavam ou eram identificados pelas populações mais simples na condição de homens do povo. Refiro-me a Luiz Dico e a Carlos Roner.

É sobretudo a esses governos populares que a elite oligarca de Coreaú representada por seus coronéis do passado e do presente não consegue engolir, mas que o povo mais simples que é na sua maioria, os tem como referências de Gestões populares.

Precisamos ter um outro olhar para a História política de Coreaú!!!

José Mário Moreira
Presidente do SINDPROC

Nenhum comentário:

Postar um comentário