sábado, 17 de março de 2012

AULA DA SEMANA: PROJETO HUMANIZANDO O SABER PRÁTICO E VALORIZANDO A PRODUÇÃO LOCAL

A Escola de Ensino Médio Flora de Queiroz Teles, através do projeto Humanizando o saber prático e valorizando a produção local, deu início a uma série de atividades de efetivação do ensino prático e de resgate da produção local.

Com a participação ativa dos alunos do 3º “A” tarde e do 3º “C” tarde, sob a orientação dos professores José Mário, Ivo Lourenço, Domingos Siqueira, e sob a coordenação do Professor Davi Portela (PCA da área de Ciências Humanas), o projeto envolveu as disciplinas de Geografia, Filosofia e Sociologia. No desenvolvimento desse projeto, foram realizadas atividades teóricas com o intuito de expor e sensibilizar os alunos acerca da importância da produção industrial a nível mundial, nacional e local, a partir do entendimento da classificação da indústria em três níveis: na maneira de produzir; na tecnologia empregada na produção; e, na quantidade de matéria-prima utilizada.

A culminância do referido projeto deu-se na prática com uma aula de campo, momento em que visitamos e, por conseguinte, estudamos e analisamos tal modelo de classificação de indústria, a partir da leitura viva de uma fábrica local, produtora de material para a construção civil, conhecida na cidade de Coreaú como “Fábrica de Premoldados São José”, de propriedade do Sr. José Arteiro.

Foi um momento ímpar, de rica experiência para todos nós, professores e alunos, pois pudemos compreender como se dá a referida produção, bem como as relações de trabalho do referido lugar. Entendemos que o objetivo geral do projeto foi alcançado com êxito, pois exercitamos na prática a humanização do saber e a valorização da produção local.

Veja alguns flaches da aula:








DO PORTAL FLORA TELES: Parabéns aos professores José Mário, Ivo Lourenço e Siqueira pela excelente ideia e iniciativa brilhante!

Nenhum comentário:

Postar um comentário