domingo, 4 de março de 2012

COMO É CONSTRUÍDO UM ÍDOLO?

"É comum observarmos nomes de personalidades (sujeitos, pessoas,...) em bairros, cidades, escolas, hospitais e rodovias de todo o País. Os questionamentos que quero fazer é: Quem são essas pessoas que estão com seus nomes expostos? Quais foram suas contribuições para a sociedade? Quem escolheu esses nomes para os espaços públicos? Quais foram os interesses? Todas estas pessoas realmente mereceram ser homenageadas? E, será que a população conhece as ações o que tais homenageados realizaram?
Explorando um pouco a nossa História e a de alguns homenageados na cidade de Coreaú, pude ver que alguns dos nossos homenageados em nada contribuíram para a nossa História. Porém, aqueles que realmente contribuíram, direta ou indiretamente, para o nosso crescimento sócio-cultural, os grandes protagonistas da nossa História, sequer são lembrados! Imagine homenageados.
Como dizem por aí, sequer apareceram na foto!
Exemplos: PADRE JOSÉ MARIA, DOM BENEDITO, JOSÉ GOMES DAMASCENO, DR. RAIMUNDO GOMES, CARNEIRO PORTELA, LAÍRE FONTENELE, dentre outros.
Digam-me onde fica a rua José Gomes Damasceno? A praça Dom Benedito? O Espaço Cultural Carneiro Portela? A av. Dr. Raimundo Gomes? Sabe não? Nem eu! E sabem porque? Porque simplesmente não existem. Pois homenagear significa: reverenciar, celebrar, venerar, fazer reverência e respeitar. Onde está gravado os nomes daqueles que lutaram e lutam pela liberdade e pelo progresso de nossa cidade, sejam eles estudantes, trabalhadores, artistas, etc. Será que por não serem políticos eles não merecem a nossa reverência, a nossa veneração e o nosso respeito?"

(MANCHÃO)

DO BLOGUE: Não quero me estender, para não ferir susceptibilidades. Mas certas homenagens são obras freudianas... Partem do fundo da obscuridade humana! Complexa como ela é... e com meus parcos recursos intelectuais/ psicanalíticos...

Nenhum comentário:

Postar um comentário