quinta-feira, 22 de março de 2012

MEC abre período de indicação/inscrição de professores da rede pública de educação básica para cursos de formação continuada

O Ministério da Educação, em parceria com as Instituições Públicas de Ensino Superior, está ofertando cursos de aperfeiçoamento, extensão e especialização. Os cursos de formação continuada são destinados aos professores em exercício das escolas públicas estaduais e municipais que tenham sido registrados no Censo Escolar de 2009 ou no Censo Escolar de 2010. O processo de indicação/inscrição nestes cursos será realizado através da Plataforma Freire.

Os cursos de formação continuada ofertados se encontram divididos em duas categorias: extensão e aperfeiçoamento; e especialização. Os cursos de aperfeiçoamento e os cursos de extensão têm a carga horária entre 30 horas e 220 horas. Já os cursos de especialização, também chamados cursos de pós-graduação lato sensu, têm duração mínima de 360 horas.

Cursos de extensão e aperfeiçoamento

O processo de inscrição de professores da rede pública de educação básica nos cursos de extensão e aperfeiçoamento sofreu algumas mudanças. Agora a indicação dos professores para estes cursos é realizada pelo Diretor de sua escola. Observe o cronograma e o responsável por cada uma das fases.

a) Validação dos nomes dos diretores (responsável: Secretários de Educação): – a partir de 11/05/2011 por tempo indeterminado - Os Secretários de Educação devem confirmar ou alterar a lista de diretores de cada escola do seu município/estado na Plataforma Freire.

b) Indicação dos professores aos cursos de formação continuada pelos diretores: (responsável: Diretores de Escola): – 16/05/2011 até 10/06/2011 – Indicação dos professores para os cursos de formação continuada por parte do Diretor da Escola.

c) Professor confirma ou não o interesse em fazer o curso para qual foi indicado pelo Diretor da Escola (responsável: Professor): – 23/05/2011 até 19/06/2011 – o professor deve confirmar se tem interesse ou não em realizar o curso para o qual foi indicado pelo Diretor da Escola.

d) Validação da indicação do professor pelo Secretário de Educação (responsável: Secretário de Educação) – 20/06/2011 até 30/06/2011 – é o período de validação, pelos Secretários de Educação, das indicações dos professores nos cursos de aperfeiçoamento e extensão. O Secretário deve ter o cuidado de somente validar as pré-inscrições daquele número de professores que ele efetivamente poderá ceder e apoiar para realização dos cursos.

e) Universidades visualizam a lista de professores validados para cada um de seus cursos (responsável: Ministério da Educação): – a partir de 01/07/2011 – estará disponível para as Universidades e Institutos de Ensino Superior, na Plataforma Freire, a lista de professores validados para os cursos de formação continuada.

Cursos de especialização

O processo de inscrição nos cursos de especialização ofertados pela Plataforma Freire é feito diretamente pelos professores da rede pública de educação básica. Observe o cronograma e o responsável por cada uma das fases.

a) Pré-inscrição dos professores nos cursos de especialização (responsável: Professor): – 13/06/2011 até 19/06/2011 – professor realiza a pré-inscrição nos cursos de especialização.

b) Validação da indicação do professor pelo Secretário de Educação (responsável: Secretários de Educação): – 20/06/2011 até 30/06/2011 – é o período de validação, pelos Secretários de Educação, das pré-inscrições dos professores nos cursos de especialização. O Secretário deve ter o cuidado de somente validar as pré-inscrições daquele número de professores que ele efetivamente poderá ceder e apoiar para realização dos cursos.

c) Universidades visualizam na Plataforma Freire a lista de professores validados para cada um de seus cursos (responsável: Ministério da Educação): – a partir de 01/07/2011 – estará disponível para as Universidades e Institutos de Ensino Superior, na Plataforma Freire, a lista de professores validados para os cursos de formação continuada.

Em caso de dúvidas?

Em caso de dúvidas ligue para 0800 616161, opção 7, ou obtenha informações através do link http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_wrapper&view=wrapper&Itemid=17, opção Formação Continuada-Plataforma Freire.

Nenhum comentário:

Postar um comentário