segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Audiência pública discute qualidade da água oferecida em Coreaú

A qualidade do abastecimento da água no município é o principal ponto do debate de hoje. O açude Várzea da Volta, que abastece a região, tem sofrido efeitos da seca e perdido a qualidade da água oferecida·.
Desenvolvimento Regional, Recursos Hídricos, Minas e Pesca da Assembleia Legislativa realiza hoje em Coreaú, às 9 horas, audiência pública para tratar da qualidade da água servida pela Cagece à população do município de Moraújo. O debate foi proposto pelo deputado Dedé Teixeira (PT), que diz ter recebido solicitação do presidente do Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) de Coreaú, Benedito Francisco Moreira Lourenço. Estão convidados a participar da audiência integrantes do CBH de Coreaú, prefeitos, vereadores e órgãos gestores ambientais e de recursos hídricos.
O encontro ocorre no Salão de Pastoral Clara de Assis, em Coreaú, e servirá de apresentação e análise das alternativas de abastecimento de água para o município.
O presidente do CBH, Benedito Lourenço, propôs a realização do debate em atendimento à demanda expressa do plenário do Comitê e da população que, segundo ele, deseja melhoria na qualidade da água servida.
O sistema de abastecimento de Coreaú é feito pela captação no açude de Várzea da Volta.
O açude enfrenta um processo violento de eutrofização e assoreamento decorrente da destruição das Áreas de Preservação Permanente (APPs). Além disso, a recorrência dos anos de seca vêm provocando a incapacidade de atender a demanda.
“A seca de 2012 vêm causando uma redução significativa no volume da água do açude, fazendo assim com que seja questionada a qualidade das águas atendidas pelo sistema de abastecimento”, disse o presidente do CBH, Benedito Lourenço.
O deputado Dedé Teixeira defende que é importante aproveitar o debate de hoje para discutir com os gestores dos municípios, as instituições e a população uma alternativa para o abastecimento com captação de água por meio do açude Angicos, leito do riacho Juazeiro. Atualmente o açude atende aos municípios de Frecheirinha, Senador Sá, Uruoca e populações difusas.
Fonte: Opovo
Postado por benedito

Nenhum comentário:

Postar um comentário