quinta-feira, 14 de março de 2013

AÇUDE VÁRZEA DA VOLTA EM ESTADO DE ALERTA


No final da estação chuvosa de 2012, o volume armazenado pelo Açude Várzea da Volta (Moraújo) que abastece parte dos municípios de Coreaú e Moraújo não ultrapassou os 50% (entre os dias 21 e 24/04/2012). Com o prolongamento da seca até os primeiros meses de 2013, o seu volume chega ao estado crítico, com apenas 18% (13/03/2013). Juntamente com o açude de Martinópole (16%), o açude da Várzea da Volta possui os níveis mais alarmantes na bacia hidrográfica do Rio Coreaú.











Os açudes localizados no município de Coreaú e monitorados pela Cogerh estão com os seguintes volumes de água: açude Angicos, 29,7%; açude Diamante (Boqueirão), 49,3%, e; açude Trapiá III, 28,6%.
Os níveis alarmantes dos reservatórios e a péssima qualidade das águas são indicadores da necessidade de se repensar a gestão dos recursos hídricos, principalmente, no que concerne ao uso e ocupação das áreas de preservação permanente dos açudes e dos rios e no aumento do tempo de permanência da água no sistema solo-planta através de técnicas de conservação do solo através da gestão dos recursos naturais e não somente do recurso água. Além disso, é preciso desnaturalizar os velhos efeitos da seca, pois, se trata um fenômeno climático recorrente. Não é novidade pra ninguém.

Francisco Nataniel B. de Albuquerque
Professor do Instituto Federal da Bahia/IFBA - Campus Eunápolis
Doutorando em Geografia - UNESP/Rio Claro 

Fonte: Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará (Cogerh).
Publicação Equipe RM no Foco







Nenhum comentário:

Postar um comentário