domingo, 22 de janeiro de 2012

BRIZOLA, O HOMEM QUE TENTOU EDUCAR O BRASIL


O ano era 1945 e chegava ao fim o período de 15 anos ininterruptos de governo Getúlio Vargas. Na época, Leonel Brizola, getulista assumido, foi lançado na política pelo chefe do Executivo, ajudando a fundar o Partido Trabalhista Brasileiro (PTB). Era sua primeira experiência partidária. Iniciava-se a jornada de atuação política que duraria cinco décadas, até sua morte, em 22 de janeiro de 2004, aos 82 anos de idade, vítima de enfarte.

Brizola, provocador em declarações ácidas, tensionador dos sistemas de poder, nacionalista por princípio fundante de sua condição de homem público, completaria 90 anos de nascimento amanhã. Se estivesse vivo, pouco veria de continuidade dos projetos políticos que defendeu por décadas. Ideias que, ele mesmo dizia, pouco mudaram ao longo dos anos de tantas fases e políticas diversas na conjuntura brasileira.

Ícone do trabalhismo pré-golpe de 64 e expoente da luta contra a ditadura e pela redemocratização, Brizola conhece a decadência política nas décadas seguintes ao restabelecimento da democracia. (O Povo)

Publicação Equipe RM no Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário