sábado, 28 de janeiro de 2012

POPULAÇÃO INDÍGENA NO CEARÁ TEM 22 MIL ÍNDIOS QUE AINDA LUTAM POR TERRITÓRIO


A população indígena do Ceará é composta por cerca de 22 mil índios divididos em 14 etnias. Atualmente, a luta deste nativos do Brasil é a regularização do seu território de direito em todo o País. Apesar disso, representantes da Fundação Nacional do Índio no Ceará (Funai/CE) apontam melhoria na saúde e educação das tribos no Estado.

De acordo com o assistente técnico da Coordenação Regional da Funai e coordenador da Organização dos Professores Indígenas do Ceará, Weibe Tapeba, os índios enfrentam uma “batalha” por suas terras, que são tomadas para construção de grandes empreendimentos.

"A maior parte dos povos indígenas do nosso Estado ainda não conseguiu efetivar o direito do acesso e posse aos territórios indígenas. São objetos de especulação imobiliária de interesse de grandes empreendimentos, desde complexo hoteleiro a campo de golfe, até empreendimentos do próprio governo brasileiro, através da passagem de linhas de transmissões, gasoduto, ferrovias, rodovias estaduais e federais, então as terras indígenas hoje são muito impactadas por conta desses empreendimentos", relata. (Diário do Nordeste)

Publicação Equipe RM no Foco

Nenhum comentário:

Postar um comentário