segunda-feira, 2 de julho de 2012

Dez candidatos a prefeito na Capital



André Ramos (PPL)

Natural de Natal, no Rio Grande do Norte, André Ramos morou alguns anos em São Paulo, antes de se fixar em Fortaleza. Iniciou sua atuação política ao participar da luta estudantil na escola secundarista e na universidade. Formado em Sociologia pela PUC, está se especializando em gestão pública pela Unifor e disputa agora, aos 30 anos, sua primeira eleição para um cargo eletivo. André Ramos teve participação na gestão da prefeita Luizianne Lins (PT), trabalhando como assessor técnico junto à Coordenadoria Especial de Políticas Públicas de Juventude durante os anos de 2009, 2010, 2011.

Elmano de Freitas (PT)

Advogado nascido em Baturité, Elmano de Freitas veio morar em Fortaleza aos 14 anos e iniciou a militância política nas Comunidades Eclesiais de Base, atuando também no movimento estudantil da Universidade Federal do Ceará. Filiou-se ao PT em 1989, tendo participado da direção do partido no Ceará durante nove anos, entre 1994 e 2002. Hoje, aos 41 anos, disputa pela primeira vez uma eleição. Coordenou o Orçamento Participativo em Fortaleza de 2008 a 2011, tendo participado da administração da também na Secretaria de Finanças, no gabinete da prefeita e, recentemente, na Secretaria de Educação.

Francisco Gonzaga (PSTU)

Nascido em Coroatá, no Maranhão, Francisco Gonzaga veio morar em Fortaleza em 1979 e iniciou a militância política há 18 anos. Em 1994, entrou para o Sindicato da Construção Civil e se filiou ao PSTU. Desde então, disputou os cargos de vereador, deputado estadual e governador, mas nunca chegou a ser eleito. Na última eleição municipal, compôs uma chapa para a Prefeitura de Fortaleza, sendo o candidato a vice de Renato Roseno. Aos 54 anos, disputa agora o cargo de prefeito da Capital. Gonzaga é pedreiro, trabalha na construção civil há 38 anos e pautou sua militância política em busca de benefícios para a categoria.

Heitor Férrer (PDT)

Oriundo de uma família com tradição política em Lavras da Mangabeira, Heitor Férrer iniciou sua carreira política aos 33 anos, quando se candidatou a vereador na Capital. Na Câmara Municipal, exerceu três mandatos parlamentares, se destacando pela postura oposicionista que adotou. Formado em medicina pela UFC, com especialização em doenças tropicais e saúde pública, Heitor trabalhou em bairros da periferia de Fortaleza, experiência através da qual diz ter descoberto que os problemas sociais têm solução política. Aos 56 anos, Heitor Férrer exerce seu terceiro mandato como deputado estadual.

Inácio Arruda (PCdoB)

Natural de Fortaleza, formado em Eletrotécnica pela Escola Técnica e funcionário público do Tribunal de Justiça do Ceará, Inácio Arruda entrou na política e se filiou ao PCdoB em 1981, aos 24 anos. Sete anos depois, foi eleito vereador de Fortaleza, deixando a Câmara Municipal dois anos após assumir o cargo para exercer mandato na Assembleia e, quatro anos depois, na Câmara Federal, onde permaneceu por três mandatos. Em 2006, foi eleito senador, mandato que exerce atualmente, aos 55 anos. Inácio já tentou se eleger prefeito nos pleitos de 2000 e de 2004.

Marcos cals (PSDB)

Aos 48 anos, Marcos Cals contabiliza seis mandatos na Assembleia Legislativa, tendo ocupado também o cargo de secretário de Justiça no primeiro Governo Cid. Formado em sociologia pela Unifor e natural de Recife, nunca chegou a exercer a profissão diretamente. Entrou para a política aos 19 anos, influenciado pelo pai, o en-governador César Cals. Durante o período que esteve deputado, presidiu a Assembleia por quatro anos consecutivos. Deixou o Legislativo em 2011, após ter sido derrotado na disputa ao Governo do Estado na eleição de 2010 e, desde então, está sem mandato eletivo.

Moroni Torgan (DEM)

Delegado e natural de Porto Alegre, Moroni Torgan vai agora para a quarta disputa consecutiva à Prefeitura de Fortaleza. Já se candidatou a muitos cargos eletivos, contabilizando pelo menos dois mandatos de deputado federal e um de vice-governador. Assumiu seu primeiro mandato na Câmara Federal em 1991 e, ao final da legislatura, compôs o secretariado do Governo Tasso como gestor da pasta de Segurança Pública. De 1995 a 1998, foi vice-governador do Estado do Ceará, voltando a assumir uma vaga na Câmara dos Deputados em 1999. Tentou se eleger prefeito da Capital em 2000, 2004 e 2008.

Renato Roseno (PSOL)

Nascido em São Paulo, Renato Roseno veio morar em Fortaleza com os pais aos nove anos de idade. É militante político desde muito jovem, atuando no movimento estudantil do colégio secundarista e da UFC. Advogado, milita no movimento de direitos humanos da infância e da juventude. Se candidatou quatro vezes, mas nunca foi eleito. A primeira disputa foi em 2006, quando se candidatou a governador do Ceará. Em 2008, tentou chegar à Prefeitura da Capital, cargo que volta a pleitear agora. Em 2010, foi o 10º candidato a deputado federal mais bem votado, mas não conseguiu se eleger por conta do coeficiente eleitoral.

Roberto Cláudio (PSB)

Presidente da Assembleia Legislativa do Ceará, Roberto Cláudio disputa neste ano sua primeira eleição para o posto de chefe do Executivo. Aos 36 anos e natural de Fortaleza, exerce atualmente seu segundo mandato como deputado estadual. A primeira campanha eleitoral de Roberto Cláudio foi em 2006, quando pleiteou vaga na Assembleia pelo PHS. Mudou de partido em 2010, ano em que disputou reeleição como deputado, dessa vez pelo PSB. Roberto Cláudio é médico sanitarista, formado pela UFC. Morou nos Estados Unidos para se especializar em saúde pública pela Universidade do Arizona (EUA).

Valdeci Cunha (PRTB)

Tem 53 anos e é natural de Massapê. Mudou para Fortaleza aos 17 anos, para estudar. Advogado formado pela UFC, hoje atua como professor universitário na área de Direito e trabalha também em cursos preparatórios para concursos. Entrou na militância jovem, ao integrar o movimento estudantil no colégio secundarista e na universidade. Disputou muitas eleições, sempre tentando eleger-se para ocupar vaga no Legislativo, mas nunca foi eleito. Em 2008, disputou para vereador de Fortaleza e, em 2010, candidatou-se a deputado federal pelo Ceará. Valdeci Cunha nunca ocupou cargos públicos.

* Diário do Nordeste

Nenhum comentário:

Postar um comentário