sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Estudantes da Escola Maria Menezes reclamam da falta de transporte escolar

Na tarde da última quarta-feira (20), este blog recebeu de duas estudantes da Escola Maria Menezes Cristino, que moram na localidade de Boqueirão, a 6km de Araquém, um texto no qual ambas, representando todos os educandos da referida localidade que fazem o ensino médio, reclamam da falta de transporte escolar, este que obrigatoriamente deveria levá-los até a escola. Confira:

"Venho através deste espaço denunciar um grande problema existente na E.E.M. MARIA MENEZES CRISTINO, localizada no distrito de Araquém-Coreaú-CE. Trata-se da Falta de transporte escolar no turno da tarde para os alunos da localidade de Boqueirão, que fica exatamente a seis quilômetros da referida escola. A falta de transporte vem acontecendo desde o início do ano letivo (2013), sendo que o diretor da escola (Pedro Policarpo) já enviou vários e-mails para a Secretaria de Educação pedindo a resolução deste problema. No entanto, tivemos respostas “Desanimadoras’’ pedindo-nos para esperarmos mais um pouco. Enquanto o caso não é resolvido, estes onze alunos vêm sofrendo sérias consequências, pois o desgaste é tanto físico como psicológico, já que alguns se deslocam para a escola de bicicleta. A situação agrava-se cada vez mais, pois com o início do período chuvoso, os alunos têm que vir na chuva e permanecer molhados na sala de aula. É preciso que se tomem medidas já! Essa não é a primeira vez que isso ocorre, no entanto, os responsáveis por tal tarefa (ofertar transporte escolar) não têm mostrado nenhum tipo de interesse em solucionar essa questão que já deveria ter sido resolvida."

Rita Farias da Silva e Jerdiane Nascimento de Souza, alunas do 3º ano do Ensino Médio 

 
Do Blogueiro: considero esta situação uma grande falta de respeito para com os estudantes do ensino médio que moram na localidade de Boqueirão e principalmente para com a educação do município, posto que isso afeta grandemente o desempenho educacional destes alunos que para chegarem à escola tem que percorrer 6km de bicicleta, mas como se isso fosse o bastante eles devem, caso queiram aprender alguma coisa e garantir o seu futuro, enfrentar as intempéries provocadas pela natureza.

Imagine, caro leitor, você sair de sua casa ao meio dia com o sol escaldante pedalando uma bicicleta e, as vezes, ao retornar para casa pegar nos ombros uma forte chuva. Sem falar que o único meio para chegar-se à escola, no caso a bicicleta, pode apresentar defeitos no meio do caminho. É desanimador não é mesmo?

Além de ser uma falta de respeito para com os alunos e a educação municipal, é uma afronta à Constituição Federal e Estadual, nas quais determinam a obrigatoriedade do transporte escolar aos estudantes do Ensino Fundamental e Médio.

Solicito a Coordenadoria Regional de Desenvolvimento da Educação de Sobral (6ª CREDE) e também a prefeitura municipal de Coreaú que tomem providências urgentíssimas para solucionar o problema. 


Acompanhe mais notícias na página do Ar@quém News no Facebook

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário