sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Breves considerações sobre o Ensino Médio em Araquém

Nova Escola
Foto: Portal Flora Teles
Tudo começou no ano de 2001 em Araquém, quando um grupo significativo de alunos terminou o Ensino Fundamental e necessitava dar continuidade aos seus estudos e não tinham como se locomover para a sede, Coreaú, onde existia o Ensino Médio. Devido essas circunstâncias um homem natural de Cunhassu, então funcionário do fórum de Coreaú resolveu juntamente com a diretora da Escola Flora Teles Sede, Socorro Maria Albuquerque, convidar os pais e alunos da comunidade de Araquém para uma reunião a fim de discutir a respeito da possibilidade de implantação do Ensino Médio na referida localidade. A partir do momento em que foi tomada essa decisão começou-se uma batalha cheia de obstáculos a começar pelo fato de faltar um item essencial para o funcionamento de uma instituição de ensino, o prédio, então o jeito foi improvisar e começar os trabalhos escolares num clube de dança (Central Clube de Araquém) período muito difícil, mas que não significou em hipótese alguma a possibilidade de desistência ou fracasso. Nesse momento a luta estava apenas começando, pois os alunos se mudaram para um novo local que apesar de estarem protegidos da chuva e do sol era muito minúsculo, assim sofrendo com muito calor em salas apertadíssimas, visto que o novo abrigo era um prédio residencial. Com o intuito de apaziguar a situação os alunos levavam de suas casas ventiladores, objetivando diminuir o enorme calor. Devido esse espaço ser tão pequeno recebeu o apelido de “Lata de Sardinha”.

Após os alunos passarem por três outros prédios que continham os mesmos níveis de dificuldades dos anteriores finalmente chegaram ao espaço em que hoje se encontra o Anexo Flora de Queiroz Teles. Atualmente a mesma funciona nas instalações da Escolinha Santa Rita que possui seis salas sendo duas improvisadas, feitas de PVC.

Nessa caminhada a escola contou com pessoas que contribuíram imensamente para o sucesso da instituição, essas pessoas são os professores, que se dedicam diariamente para que os alunos obtenham o máximo de êxito possível. Falando em professor a Flora Teles ao longo desses anos foi privilegiada, pois contou com a participação de excelentes profissionais que certamente fizeram e fazem a diferença, estes com certeza contribuíram enormemente para que muitos alunos se destacassem, tendo a extensão aprovado mais de 100 alunos no vestibular, além de destacarem-se em concursos, avaliações externas como o ESPAECE etc. Alguns destes alunos retornaram a escola como professores.

Devido essas conquistas Araquém ganhou um prédio do governo do estado com estrutura de acordo com os padrões das novas escolas que o estado vem construindo, contento: quadra poliesportiva coberta, salas para três laboratórios de Ciências, um espaço para Laboratório de Informática, um pequeno anfiteatro, cozinha e área de convivência, além de salas amplas, com iluminação natural e janelas. Essa escola foi batizada com o nome Maria Menezes Cristino.

Essas coisas foram adquiridas graças ao sucesso que os alunos do anexo vêm obtendo. Toda essa trajetória, tanto de dificuldades, quanto de sucessos foi acompanhada desde o início naquela reunião por um educador que sempre demonstrou muito amor a sua profissão, como professor é notável seu envolvimento com a causa educacional de nosso distrito. Por isso esperamos que na próxima fase do ensino médio em Araquém possamos contar ainda mais com o seu excelente trabalho se possível direcionando os trabalhos da nossa nova escola. O nome desse esforçado educador é José Maria Gomes de Lima.

Autor: Hélio Costa



Nenhum comentário:

Postar um comentário