domingo, 16 de outubro de 2011

Professor José Maria Gomes de Lima

Sobre o texto do Hélio Costa, mediador do blog “Ar@quem News”, intitulado Breves Considerações Sobre o Ensino Médio em Araquém, cumpre-me tecer alguns comentários.

Zé Maria no dia da paralização
dos professores de Coreaú
Primeiro, os vários anos durante os quais o Professor José Maria Gomes de Lima esteve compartilhando comigo suas atividades forenses, no Fórum da Comarca de Coreaú-CE, foram suficientes para permitir que eu conhecesse a sua índole, o seu bom caráter. Cuida-se de um ser humano dotado de grandes qualidades, portador de uma conduta invejável e de posicionamentos firmes e coerentes.

Em segundo lugar, não é fácil nascer num pequeno distrito, de um Município pobre e também pequeno, no caso em Araquém, Coreaú-CE (onde existe uma série de situações que entravam o crescimento do indivíduo e da própria comunidade causada por diversos fatores, como a falta de atuação dos poderes ditos constituídos e de seus agentes, alguns inertes e indiferentes à realidade local) e ser alguém capaz de mudar - com o auxílio de poucos - uma estrutura social estagnada, do modo que conseguiu uma “formiguinha” chamada no mundo humano José Maria Gomes de Lima, ou seja, formar no distrito de Araquém indivíduos autônomos e pensadores independentes. O resultado disso chama-se Revolução Intelectual (revolução sem armas).

Por fim, acreditar que é capaz de mudar para melhor a sua comunidade, ser participativo, dar sua contribuição como homem (fazendo valer o seu existencialismo), agir com valentia (dos verdadeiros cavaleiros medievais), contra uma enxurrada de ideias retrógadas, significa ser um Soldado do Bom Combate.

Assim, queria deixar claro que fiquei muito feliz com o texto, pois o Professor José Maria Gomes de Lima é um profissional que enxerga no seu tempo e além de seu tempo.

Manter-se persistente, determinado e altivo naquilo em que acredita como o Professor José Maria Gomes de Lima, não obstante as adversidades e as decepções é exemplo de Solodariedade Coletiva. Invocarei o escritor cearense José de Alencar: “O sucesso nasce do querer, da determinação e persistência em se chegar a um objetivo. Mesmo não atingindo o alvo, quem busca e vence obstáculos, no mínimo fará coisas admiráveis.”

O bloqueio Hélio Costa e vários jovens de Araquém são, hoje, indivíduos autônomos e pensadores independentes, graças à “formiguinha”.

José Maria Gomes de Lima não é só um Professor de História (com “P” maiúsculo), mas também um indiscutível Sociólogo.

Dia 15 de outubro é dia do Professor. Parabéns a todos esses formadores de opinião.


Fernando Machado Albuquerque
Professor

Nenhum comentário:

Postar um comentário