quarta-feira, 30 de outubro de 2013

Trabalhadores da Educação fazem ato dia 30 pela valorização profissional



Os funcionários da Educação realizarão no próximo dia 30, em Brasília, mobilização nacional com o objetivo de fortalecer a luta pelo direito à formação e à valorização profissional dos funcionários. A atividade, agendada para às 10h, terá início no Ministério da Educação e Cultura. De lá, as delegações irão para o Congresso Nacional, onde farão trabalho de convencimento junto aos parlamentares responsáveis pela relatoria de projetos de interesse da categoria. Está prevista também audiência da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação – CNTE com o Ministro da Educação, Aloizio Mercadante.
De acordo com a CNTE, a valorização profissional dos funcionários se dá com o atendimento da pauta que reivindica mais investimentos para o programa Profuncionário; o cumprimento da Lei 12.796/2013 – que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional; a realização de concurso público para acesso na carreira; o fim da terceirização e a regulamentação do piso e das diretrizes nacionais para os planos de carreira dos profissionais da educação.
Caravanas de militantes
De acordo com o coordenador do Departamento de Funcionários de Escola (DEFE) da CNTE, Edmilson Lamparina, para a atividade, cada sindicato deve trazer para Brasília um grupo de 5 a 10 pessoas, na expectativa de mobilizar por mais investimentos, principalmente para a formação continuada. "Nós vamos discutir piso, carreira e profissionalização. A pauta é grande. É preciso exigir a implementação da lei 12.796/2013, que trata da formação continuada, por exemplo. E precisamos da retomada dos acordos de cooperação do Profuncionário, garantindo que estados e municípios ofereçam os cursos ténico-profissionalizantes. Onde o projeto segue nas mãos do governo local, como no MS e no DF, o programa de desenvolvimento profissional dos funcionários da educação é uma realidade", diz.
CUT Brasília, com CNTE 


Nenhum comentário:

Postar um comentário