sexta-feira, 19 de junho de 2009

Greves colocam líderes em lados opostos

A busca por soluções para as paralisações está evidenciando um jogo de ´empurra e puxa´ entre políticos cearenses.

No fim da sessão de ontem, da Assembléia Legislativa, o deputado Artur Bruno (PT) desculpava-se com a deputada Tânia Gurgel (PSDB)- foto - pelo fato de a Prefeitura de Fortaleza ter mudado o local da reunião entre o Executivo Municipal e os servidores em greve, que havia sido articulada anteriormente pelo Legislativo Estadual, a pedido dos grevistas.

Anteriormente, Tânia tinha subido à tribuna da Casa para fazer a reclamação. Segundo ela, o encontro, marcado para a tarde de ontem, havia sido articulado pela Assembléia para que acontecesse na sede da Secretaria de Administração. Com a mudança para a Câmara Municipal, a parlamentar disse ter se sentido desrespeitada.

´Era pelo menos para avisarem que ia mudar. Não tem problema ser na Câmara que é um espaço para isso, mas deveria ter avisado´, lamentou Tânia, ao assegurar que nenhum deputado iria mais ao encontro por conta da ´falta de articulação´ da gestão municipal de Fortaleza. A tucana disse que aquela atitude da prefeita seria um desrespeito até mesmo com o presidente da Casa, deputado Domingos Filho (PMDB), aliada petista que marcou a reunião em contato com a Prefeitura Municipal.

´Essa atitude é uma prova de que a prefeita não quer resolver o problema e não quer que ninguém participe´, disse a deputada ao destacar que os servidores só haviam procurado os deputados porque precisavam conversar com algum membro da gestão que tivesse o poder de resolver definitivamente o problema.

Mensagens

O deputado Artur Bruno foi desculpar-se com Tânia porque os dois haviam combinado um dia antes de irem juntos à Secretaria de Administração para tentarem solucionar o impasse da greve em várias categorias de servidores municipais. ´Nem eu mesmo fui avisado da mudança´, argumentou o deputado pestista.

Bruno informou também que a prefeita havia enviado à Câmara, no dia anterior, três mensagens propondo resolver a situação das categorias o que, na visão de Tânia não justifica. ´Será que os servidores estão satisfeitos com a correção? Porque não recebem os grevistas agora? Tem que haver esse diálogo permanente´, disse a deputada, ao complementar: ´Entendo que esse é um recado claro da prefeitura de que não quer conversar´.

Desavença

Tânia disse ser grave o fato de uma parte significativa das categorias de servidores estarem em greve. ´A cidade encontra-se um caos na saúde, na educação, no trânsito´, reclamou.

Nos últimos dias, o clima não anda bom entre a Assembléia Legislativa e a Câmara Municipal de Fortaleza e este episódio contribui para isto. Primeiro foram declarações do presidente Salmito Filho de que, nas obras da Copa do Mundo de 2014, a Assembléia apenas ´sairia na foto´, pois quem comandaria os trabalhos seria a Câmara. As declarações geraram a revolta de alguns deputados estaduais, dentre eles o coordenador da Frente Parlamentar criada na Assembléia para tratar da Copa do Mundo, Gony Arruda. Depois, a ida dos servidores municipais à Assembléia buscar apoio também não foi bem recebida pelos vereadores, que revidaram.

Na sessão de ontem, por exemplo, o vereador Leonel Alencar (PTdoB) afirmou que a Assembléia estaria intervindo na atuação da Câmara e que isso significava descumprir preceitos constitucionais. ´Quem quiser ser vereador, se candidata em 2012´, provocou.

Unidade

A prefeita Luizianne Lins disse ontem, sobre a greve, que sempre defendeu e continua com o entendimento de que é um direito legítimo dos trabalhadores. Ela minimiza, no entanto, o que está acontecendo em Fortaleza ao assegurar que não houve paralisação dos serviços em nenhum órgão da gestão.

Na avaliação da prefeita está havendo ´falta de unidade´ nos sindicatos porque as bases não concordam com alguns procedimentos e as manifestações que acontecem parecem algo pessoal. Segundo ela, o grupo que está incentivando algumas paralisações neste momento é o mesmo pessoal que ano passado, durante a campanha eleitoral, pagou outdoors na cidade inteira contra a administração da Capital.

Na oportunidade em que palestrava ontem, no Congresso brasileiro de Orçamento, Finanças, Controle, Investimentos e Obras Públicas Municipais, a prefeita não perdeu oportunidade de criticar seus opositores, sem citar nomes, no entanto. Ela afirmou que tem deputado querendo ser vereador de Fortaleza, enquanto muitos municípios do interior, que não elegeram seus representantes, precisam da ajuda de deputados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário