Outro desafio para o Estado é fazer com que todas as crianças terminem o Ensino Fundamental. O Ceará passou de um percentual de 19,6% da população com 15 anos ou mais (idade em que, supostamente, as pessoas deveriam ter concluído o ensino básico) com EF completo, em 1992, para 46,8%, em 2008. Dessa forma, o índice de 100% é uma meta distante para o Ceará atingir em sete anos.
O mestre em Educação, Marco Aurélio de Patrício Ribeiro, aponta a questão social como o maior entrave para que 100% das pessoas terminem o ensino básico. "As crianças que estão na escola pública hoje são filhos de pais que não veem a educação como algo importante. Até porque muitos deles sobreviveram sem a escola. A permanência dessas crianças se deve única e exclusivamente, em alguns casos, ao recebimento de Bolsa Família. Em qualquer situação familiar eles tiram os filhos da escola. A criança encara o local como obrigação", ressalta. Muitos jovens precisam deixar os estudos para trabalhar e ajudar financeiramente em casa. Além disso, muitas meninas engravidam e abandonam a escola. Esses são outros fatores sociais apontados por Marco Aurélio para a evasão.
Nova concepção
Além disso, o professor destaca que a escola, muitas vezes, não atende à expectativa dos alunos. "O poder público deve focar na qualidade do ensino para funcionar como atrativo", lembra. Para ele, há a necessidade de mudar a concepção de mundo do aluno de escola pública, o que demanda tempo. Porém, o mestre em Educação acredita que os índices serão bem melhores em 2015. "A tendência é crescer porque os processos vão funcionando. Temos condição de chegar a um percentual aceitável. Contudo, a meta de 100% nunca será atingida porque existem crianças que não se encaixam nas escolas".
A assessoria de comunicação da Secretaria da Educação do Ceará, explicou que, embora a Seduc não seja responsável direta pelo Ensino Fundamental, devido ao processo de municipalização ocorrido no Ceará, há um regime de colaboração entre Estado, Municípios e União para a melhoria da qualidade da educação básica. Uma das ações é o Programa Alfabetização na Idade Certa(Paic). Conforme a assessoria, o Programa Alfabetização na Idade Certa, lançado em 2007, tem o objetivo de mobilizar e articular todos os municípios cearenses em prol da meta de garantir a alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública até os sete anos de idade.
Os resultados do Spaece-alfa 2009, por exemplo, possibilitam a construção de um indicador das habilidades de leitura dos estudantes da rede pública e fornecem a base para políticas de incentivo e redistribuição dos recursos financeiros entre os municípios e as escolas. No ano passado foram avaliadas 130.559 crianças em 5.489 escolas públicas.
O mestre em Educação, Marco Aurélio de Patrício Ribeiro, aponta a questão social como o maior entrave para que 100% das pessoas terminem o ensino básico. "As crianças que estão na escola pública hoje são filhos de pais que não veem a educação como algo importante. Até porque muitos deles sobreviveram sem a escola. A permanência dessas crianças se deve única e exclusivamente, em alguns casos, ao recebimento de Bolsa Família. Em qualquer situação familiar eles tiram os filhos da escola. A criança encara o local como obrigação", ressalta. Muitos jovens precisam deixar os estudos para trabalhar e ajudar financeiramente em casa. Além disso, muitas meninas engravidam e abandonam a escola. Esses são outros fatores sociais apontados por Marco Aurélio para a evasão.
Nova concepção
Além disso, o professor destaca que a escola, muitas vezes, não atende à expectativa dos alunos. "O poder público deve focar na qualidade do ensino para funcionar como atrativo", lembra. Para ele, há a necessidade de mudar a concepção de mundo do aluno de escola pública, o que demanda tempo. Porém, o mestre em Educação acredita que os índices serão bem melhores em 2015. "A tendência é crescer porque os processos vão funcionando. Temos condição de chegar a um percentual aceitável. Contudo, a meta de 100% nunca será atingida porque existem crianças que não se encaixam nas escolas".
A assessoria de comunicação da Secretaria da Educação do Ceará, explicou que, embora a Seduc não seja responsável direta pelo Ensino Fundamental, devido ao processo de municipalização ocorrido no Ceará, há um regime de colaboração entre Estado, Municípios e União para a melhoria da qualidade da educação básica. Uma das ações é o Programa Alfabetização na Idade Certa(Paic). Conforme a assessoria, o Programa Alfabetização na Idade Certa, lançado em 2007, tem o objetivo de mobilizar e articular todos os municípios cearenses em prol da meta de garantir a alfabetização de todas as crianças matriculadas na rede pública até os sete anos de idade.
Os resultados do Spaece-alfa 2009, por exemplo, possibilitam a construção de um indicador das habilidades de leitura dos estudantes da rede pública e fornecem a base para políticas de incentivo e redistribuição dos recursos financeiros entre os municípios e as escolas. No ano passado foram avaliadas 130.559 crianças em 5.489 escolas públicas.
Fonte: Diário do Nordeste
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