domingo, 18 de setembro de 2011

O QUE É DEMOCRACIA?

"Rei é que deve parecer infalível. Deve parecer. Na democracia, o soberano precisa escutar a voz rouca que vem das ruas. Estar na construção constante de caminhos consensuais. Estou expondo estas reflexões, meio teóricas, mas de olho bem fixo no que estamos vivendo no Ceará. Ora, um governo eleito não tem a procuração absoluta e definitiva sobre a coisa pública. Sendo eleito, não pode tudo! As contingências, a nova realidade que se desenha e o interesse público em prioridade exigem novos posicionamentos e novas estratégias.
Na última quinta-feira, na Assembleia Legislativa, o rolo compressor de uma maioria encabrestada, disse não a todos os requerimentos propostos por outros colegas deputados. A quem interessa o não saber? Por que não pode perguntar e solicitar esclarecimentos se essa é uma das tarefas principais da Assembleia? Vai ferir os brios do rei? Por que pedir explicações fere sensibilidades? Está chegando um pacote fechado – licitação - para a construção do Aeroporto Internacional em Jericoacoara, num custo inicialmente estimado em R$ 56 milhões.
A aprovação será líquida e certa. Nenhuma discussão. Será que essa é uma prioridade para o Estado? De onde virão estes voos, se no Pinto Martins temos, no máximo, três voos internacionais por dia? Aliás, o problema nem é a construção – um elefante branco no meio das dunas – mas quem vai bancar o custo operacional? Como fica o de Juazeiro do Norte, muito mais importante e necessário? Resta aplaudir. Os chalaças do rei estão mandando..."

(Antonio Mourão Cavalcante - Médico, antropólogo e professor universitário, no O Povo)
a_mourao@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário