terça-feira, 30 de outubro de 2012

ANSIEDADE PODE ATRAPALHAR NA HORA DO ENEM; PSICÓLOGA DÁ DICAS


Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos sábado (3) e domingo (4) já estão em contagem regressiva. Um dos grandes desafios enfrentados pelos estudantes é a ansiedade – muitas vezes, o aluno tem o domínio de todo o conteúdo, adquirido ao logo de um ano, mas acaba tendo uma nota baixa por conta do nervosismo. A psicóloga Valquíria Lopes, especialista em educação, deu entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta segunda-feira (29) e apontou dicas para os alunos realizarem um bom teste.

O dia de realizar o Enem é um dia de atenção. O planejamento tem que começar desde a hora de acordar, do almoço, até sair de casa. O aluno tem que lembrar que o cartão mostra o horário da prova em Brasília: 13h. Por conta do horário de verão, o exame tem início às 12h em Pernambuco.
 
Em geral, especialistas apontam outros erros muito comuns entre os feras. O primeiro é ficar preso no trânsito; por isso, é preciso conhecer com antecedência o local onde vai fazer a prova.
 
A pressa em ler os enunciados também leva ao erro. O estudante deve ler os quesitos da prova com calma e atenção e evitar "pular" o enunciado da questão e ir direto à pergunta. Outro cuidado é com a folha de resposta; procurar administrar o tempo da prova para que todas as perguntas sejam respondidas é importante.

Esquecer os documentos também é frequente; é necessário levar a ficha de inscrição e um documento de identidade com foto.

Do G1

Nenhum comentário:

Postar um comentário