quarta-feira, 31 de outubro de 2012

PARA PESQUISA E TRABALHOS ACADÊMICOS


Mapa de Coreaú

AEDI realiza o I Encontro de Formação Política Estudantil de Araquém


A AEDI realizou no último sábado (27), em dois turnos, sendo eles tarde e noite, o I Encontro de Formação Política Estudantil de Araquém, onde teve como foco principal discutir os movimentos sociais e a participação dos jovens na política e em diversos segmentos da sociedade. 

O evento contou com a importante parceria da Escola de Ensino Médio Ruth Cristino e com a participação de várias pessoas como: Prof.ª Viviane Prado do curso de história da UVA; Cia de Teatro Boneco de Pano de Santana do Acaraú; dos jovens militantes Benedito Gomes, Romell Parente e Paulo Roberto; do Grêmio Estudantil, Prof. José Maria Gomes. 

O evento nos dois turnos atingiu um público estimado de 280 estudantes do Ensino Médio, além de universitários e professores de Araquém e de localidades circunvizinhas. 

A AEDI agradece a participação de todos e principalmente do grêmio da Escola Ruth Cristino. Agradecemos também a referida escola pela parceria. Seguem abaixo as fotos do evento. 
Fotos Tarde














Fotos Noite















Fonte:Araquem News e  Blog da AEDI 

TSE começa a definir prefeitos em 6 cidades



O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) já avaliou, até ontem, a situação de seis municípios cearenses em que candidatos a prefeito esperavam decisão da Justiça quanto a seus registros de candidatura. Ao todo, 15 cidades dependiam de decisões desta Corte. Além de Cedro, Deputado Irapuan Pinheiro, Iguatu e Mucambo, cujas situações foram descritas pelo O POVO no último dia 24, o TSE analisou também outros dois casos: Redenção e Boa Viagem. O candidato de Redenção, Manuel Soares Bandeira (PDT), foi indeferido pelo Tribunal Superior Eleitoral por decisão monocrática. Ainda cabe recurso. Como ele teve 59% dos votos, se a candidatura se mantiver indeferida, haverá novas eleições no Município. No caso de Boa Viagem, o candidato Fernando Antônio Vieira Assef (PSD) foi deferido pelo TSE, também em decisão monocrática. O caso ainda espera prazo para novo recurso, mas como Assef teve 50,81% dos votos, se a o deferimento for mantido, ele estará eleito. Segue ainda sem decisão a situação de Morada Nova. O processo, envolvendo o candidato Glauber Barbosa Castro (PMDB), chegou a entrar na pauta da última quarta-feira do Pleno do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), mas a Corte identificou conflito de competências na apreciação do caso. Deste modo, o processo mantém-se parado, até que o Supremo Tribunal Federal (STF) decida se cabe ao Superior Tribunal de Justiça (STJ) ou ao TRE analisar o caso do candidato, que teve a candidatura indeferida pelo TRE por condenação criminal. Glauber teve 49,94% dos votos e, por isso, se o registro for deferido por uma das duas Cortes, não haverá novas eleições na cidade. Como sua candidatura está sub judice, o segundo colocado na disputa, Wanderley Nogueira (PT) é considerado eleito. Fonte: O Povo

Contagem regressiva para o ENEM - 07 dias



Fique ligado!
O exame está chegando, mantenha a sua rotina de estudos, aproveite os dias que faltam para treinar a sua escrita. Leia e assista jornais, distribua seu tempo de estudo com todas as disciplinas, resolva questões anteriores do ENEM.  

O ENEM pode ser o exame de certificação do ensino médio. Basta ser maior de 18 anos, atingir no mínimo 400 pontos em cada área do conhecimento e 500 pontos na redação.

Você sabia!?
O ENEM é o seu passaporte para o ensino superior. O SISU e o ProUni são os processos que utilizam o ENEM para o ingresso numa Universidade Pública ou Particular.

Fique Atento!

Ao receber o Cartão de Confirmação da Inscrição, confira seus dados: nº de inscrição, data, local, horário e língua estrangeira.


Fonte: Assessoria de Comunicação da Seduc

Enem 2012 terá novas regras para a redação



A redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) é tão importante que a UFRJ, maior universidade do país, confere peso 3 a esta prova na seleção de candidatos para todos seus cursos de graduação. E, como vale 1.000 pontos, pode decidir muitas vagas. Não à toa, o Ministério da Educação estabeleceu mudanças importantes para a edição deste ano, que acontece sábado e domingo. Como dois avaliadores corrigem cada redação, se a diferença entre as notas dadas por eles for superior a 200 pontos, um terceiro corretor será chamado. Caso a discrepância persista, a correção será feita por uma banca com três integrantes. Em 2011, o terceiro corretor era a última instância, só usada em caso de diferença superior a 300 pontos. É a segunda redução feita pelo MEC, já que a diferença mínima foi de 500 pontos até 2010. As novas regras também valerão caso haja diferença superior a 80 pontos em pelo menos uma das cinco competências avaliadas na redação. Cada uma vale 200 pontos, e a soma totaliza os mil pontos. Além disso, todos os estudantes terão direito à vista pedagógica da prova, para evitar a enxurrada de processos judiciais ocorrida após o último Enem. (Fonte: Correio da Semana)

terça-feira, 30 de outubro de 2012

ESCRITORES INTERNACIONAIS NA X BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ



A comissão organizadora da X Bienal Internacional do Livro do Ceará confirmou novos nomes que estarão presentes no evento, que ocorrerá de 8 a 18 de novembro no Centro de Eventos do Ceará. Na nova relação, figuram as presenças da escritora norte-americana Kim Edwards, de Ricardo Kelmer, Ângela Escudeiro, Thalita Rebouças, Márcia Tiburi, Benjamin Abdala, Ana Miranda, Ignácio de Loyola Brandão, Lira Neto, Luiz Tati, entre outros.
Como já havia sido confirmado no lançamento desta edição, ocorrido no último dia 15 de maio, a Bienal homenageará e contará com a presença de ilustres nomes da literatura nacional e internacional, como o nigeriano Wole Soyinka, ganhador do Nobel de Literatura 1986; o cearense Rafael Sânzio de Azevedo, Doutor em Letras pela UFRJ, com tese sobre A Padaria Espiritual e o Simbolismo no Ceará, e membro da Academia Cearense de Letras, onde ocupa a Cadeira nº 1, cujo patrono é Adolfo Caminha.
Temática
Com o tema “Padaria Espiritual – O Pão do Espírito para o Mundo”, a Bienal do Livro irá prestar uma homenagem aos 120 anos do movimento artístico que escandalizou a pequena Fortaleza do final do Século XIX com o humor, o talento e a ousadia de um grupo de escritores, pintores e músicos que promoveram intensas atividades de renovação artística e literária.
Informações Jangadeiro Online

ESTÁ CHEGANDO


X BIENAL INTERNACIONAL DO LIVRO DO CEARÁ
08 a 18 de novembro de 2012

ANSIEDADE PODE ATRAPALHAR NA HORA DO ENEM; PSICÓLOGA DÁ DICAS


Os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos próximos sábado (3) e domingo (4) já estão em contagem regressiva. Um dos grandes desafios enfrentados pelos estudantes é a ansiedade – muitas vezes, o aluno tem o domínio de todo o conteúdo, adquirido ao logo de um ano, mas acaba tendo uma nota baixa por conta do nervosismo. A psicóloga Valquíria Lopes, especialista em educação, deu entrevista ao Bom Dia Pernambuco desta segunda-feira (29) e apontou dicas para os alunos realizarem um bom teste.

O dia de realizar o Enem é um dia de atenção. O planejamento tem que começar desde a hora de acordar, do almoço, até sair de casa. O aluno tem que lembrar que o cartão mostra o horário da prova em Brasília: 13h. Por conta do horário de verão, o exame tem início às 12h em Pernambuco.
 
Em geral, especialistas apontam outros erros muito comuns entre os feras. O primeiro é ficar preso no trânsito; por isso, é preciso conhecer com antecedência o local onde vai fazer a prova.
 
A pressa em ler os enunciados também leva ao erro. O estudante deve ler os quesitos da prova com calma e atenção e evitar "pular" o enunciado da questão e ir direto à pergunta. Outro cuidado é com a folha de resposta; procurar administrar o tempo da prova para que todas as perguntas sejam respondidas é importante.

Esquecer os documentos também é frequente; é necessário levar a ficha de inscrição e um documento de identidade com foto.

Do G1

MISSA CAMPAL ENCERRA O TRÍDUO DE SÃO FRANCISCO EM COREAÚ


Foto: Facebook Elitânia Bezerra
Uma celebração eucarística campal em frente a igreja de São Francisco pôs fim ao tríduo em comemoração ao santo milagreiro. Fieis lotaram a avenida Antonio Cristino para celebrar este ato de fé. No final da celebração, padre Lucione anunciou que, em 2013, serão comemorado os festejos do Santo em dez dias como é de costume em várias cidades.

ROBERTO CLÁUDIO VENCE COM 53% DOS VOTOS VÁLIDOS


O novo prefeito de Fortaleza é Roberto Cláudio (PSB). O deputado estadual conquistou 53,19% dos votos, derrotando o petista Elmano de Freitas (PT), que alcançou 46,81%. Até o momento foram apurados 97,33% dos votos, e o petista não pode mais alcançar Roberto.
Roberto teve como principal padrinho político o governador Cid Gomes (PSB). Já Elmano teve forte apoio do ex-presidente Lula – que fez até comício na Capital – e da atual prefeita de Fortaleza, Luizianne Lins.

O Povo Online

NÚMEROS DAS ELEIÇÕES DO 2° TURNO PELO BRASIL











sábado, 27 de outubro de 2012

Prefeita Luizianne Lins ganha direito de resposta neste sábado


Com veiculações em três emissoras de tevê, a prefeita Luizianne Lins ganhou neste sábado (27) cerca de 15 segundos de direito de resposta, contra a sua frase que elegeria “um poste sem luz”, divulgada no programa eleitoral do candidato Roberto Cláudio.
Luizianne Lins lamentou indevidamente o uso político da frase, que, segundo a prefeita, estaria “descontextualizada”. De acordo com Luizianne, a frase foi empregada na época em que Dilma Rousseff era chamada de “poste de Lula”, quando então candidata do PT à Presidência da República.

Fonte: Blog do Eliomar de Lima

sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Mais um carro é queimado em Coreaú

 
Depois de ter queimado um micro-ônibus e dois ônibus em Coreaú, agora os vândalos atuaram em Aroeiras, e ateiaram fogo em um caminhão, por sorte os moradores daquele distrito conseguiram interromper essa tragedia, mas pela foto vimos que o caminhão ficou um pouco estragado. (Foto: Facebook de Germano)

Fonte: Coreaú em Rede

DATAFOLHA/OPOVO – 41% DOS INDECISOS ADMITEM ELMANO E 26% ADMITEM ROBERTO


“O candidato do PT a prefeito de Fortaleza, Elmano de Freitas (PT), larga na frente na disputa pela preferência dos 9% de eleitores indecisos, que poderão definir a eleição em Fortaleza. Considerado esse universo dos que ainda não sabem em quem votar, 41% informaram que o petista teria mais chances de receber seu voto, segundo pesquisa O POVO/Datafolha. A preferência por Roberto Cláudio (PSB) foi manifestada por 26% dos fortalezenses entrevistados na mesma consulta.
Já entre os que já declaram intenção de voto, 91% se dizem totalmente definidos, enquanto os que ainda admitem mudar o voto somam 7%. Embora o percentual seja baixo, os indecisos e os votos ainda passíveis de mudança serão determinantes para o resultado de uma eleição na qual a diferença entre os dois concorrentes é de apenas um ponto percentual – 42% para Elmano e 41% das intenções de voto para Roberto Cláudio, segundo o Datafolha.
O nível de definição praticamente não varia entre ambos os competidores. São 93% dos eleitores tanto do postulante do PT quanto do PSB que se declaram totalmente decididos. também igual é o percentual dos que ainda admitem mudar o voto: 6%. A diferença em relação ao percentual total se deve aos que declaram voto em branco, nulo ou em nenhum dos dois.”(O POVO)

DOMINGO DE DECISÃO!



 A Campanha eleitoral de 2012 em Fortaleza pode ser decisiva para as próximas eleições para o Governo e Senado que acontecem em 2014, o resultado de Domingo pode influir muito sobre as decisões partidárias durante esses próximos dois anos.

Coreaú sem luz por 3 horas


Um apagão elétrico atingiu a cidade de Coreaú e os estados das regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste na noite desta quinta-feira, 25. Em Coreaú o blecaute começou por volta de 23horas e a energia elétrica só retornou, parcialmente, às 2h40 min desta madrugada. O apagão é o segundo registrado no País em 35 dias, segundo a Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS). A Companhia Energética do Ceará (Coelce) informou, pelo twitter, que houve uma “ocorrência de grande porte no sistema interligado nacional. E as linhas da Companhia Hidroelétrica do São Francisco (Chesf) estavam fora de operação”.  
(Com informações do O Povo)

quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Datafolha/O POVO – Elmano, 42%; Roberto Cláudio, 41%


“Realizada a quatro dias do segundo turno, a pesquisa O POVO/Datafolha mostra cenário absolutamente indefinido na eleição para prefeito de Fortaleza. Desde a pesquisa realizada na semana passada, o candidato do PSB, Roberto Cláudio, cresceu quatro pontos percentuais. Ele passou de 37% para 41%. Já o concorrente do PT, Elmano de Freitas, ficou estável, com 42%. Como a margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos, a situação permanece de empate técnico, como na semana passada. Contudo, às vésperas da eleição, a diferença entre eles caiu de cinco para um ponto percentual.
Roberto Cláudio cresceu principalmente entre os que antes declaravam votar em branco, nulo ou em nenhum dos candidatos. Esse índice passou de 11% para 8%. Já os que dizem não saber em quem votar permanecem estáveis em 9%. Com disputa tão parelha, esses eleitores serão determinantes para o resultado da eleição.
Quando são considerados apenas os votos válidos, forma oficial como a Justiça Eleitoral divulga o resultado da eleição, Elmano oscilou negativamente de 53% para 51%, enquanto Roberto Cláudio fez o caminho inverso e foi de 47% para 49%.
O percentual de eleitores que dizem não votar em Elmano de jeito nenhum passou de 38% para 41%. Já os que não declaram voto no petista, mas admitem essa possibilidade se mantiveram nos mesmos 11% da semana passada. Em relação a Roberto Cláudio, os que rejeitam totalmente a hipótese de voto nele fizeram praticamente o caminho inverso em relação ao observado com Elmano e oscilaram de 41% para 39%. Já os que admitem a possibilidade de voto nele oscilaram de 15% para 14%. Roberto Cláudio permanece se saindo melhor em atrair eleitores que, no primeiro turno, optaram tanto por Heitor Férrer (PDT) quanto por Moroni Torgan (DEM).
Ele obtém 46% das intenções de voto dos que declaram ter votado no pedetista, contra 28% que migraram para o petista. Já entre os que dizem ter votado no candidato do DEM, a diferença é maior: 58% optam agora pelo postulante do PSB, enquanto 21% preferem Elmano. Curiosamente, há 7% dentre os que votaram no candidato do PT no primeiro turno que agora mudaram de lado e votam no concorrente do PSB. Outros 5% estão indecisos sobre a repetição do voto. E, entre os que declaram ter escolhido Roberto Cláudio no primeiro turno, há ainda mais defecções em favor de Elmano: 10%, enquanto 6% não sabem. O Datafolha ouviu 1.279 eleitores anteontem e ontem. A pesquisa está registrada com o número CE-00182/2012.!
(O POVO)
Pesquisa Ibope/TV Verde Mares 
Três dias antes da votação para eleger o novo prefeito de Fortaleza, o Ibope apresenta os números de sua última pesquisa, contratada pelo Diário do Nordeste, sobre a disputa entre os candidatos Elmano de Freitas (PT) e Roberto Cláudio (PSB). Se na primeira pesquisa neste segundo turno os percentuais atribuídos aos dois candidatos indicavam um empate técnico, caracterizando uma disputa acirrada, agora ela está mais dura ainda. Os dois têm os mesmos números de intenção de voto. Cada um está com 43 % das intenções de votos.
Fonte: Blog do Eliomar de Lima

EMPATE NA PESQUISA IBOPE DE FORTALEZA


O Ibope traz a primeira pesquisa em que Elmano de Freitas e Roberto Cláudio aparecem numericamente empatados, desde que o IBOPE iniciou as pesquisas de intenção de voto, em Fortaleza, durante a campanha eleitoral de 2012. Os números da estimulada:
Elmano de Freitas (PT) – 43%
Roberto Cláudio (PSB) – 43%
Brancos e nulos – 11%
Não sabem ou não responderam – 3%
No levantamento anterior, realizado entre 15 e 17 de outubro, os dois candidatos apareciam tecnicamente empatados, no limite da margem de erro da pesquisa: Roberto Cláudio tinha 41%, contra 39% de Elmano.

quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Dois ônibus pegam fogo em Coreaú

Foto: facebook de Thiago Fontenele
Este foi o 2º caso este ano em Coreaú, o 1º foi em setembro contra o micro-ônibus do empresário Rair de Souza da Auto Escola Palma e hoje foram dois ônibus do empresário José Maria (Baia Doda) da Empresa Zematur, o perigo é que os ônibus estavam estacionados próximos aos dois postos de gasolina de Coreaú, não sabemos o que causou o incêndio.

Postado por Coreaú em Rede

FILME SOBRE LUIZ GONZAGA ESTREIA SEXTA

“Gonzaga – De Pai para Filho”, com direção de Breno Silveira, tem estreia nacional na próxima sexta-feira, no dia 26. 
O filme está recebendo atenção total da mídia do país. Dos blogs do interior ao fantástico da Rede Globo, do Vanguarda de Caruaru ao Jornal do Commercio, da Folha de Pernambuco à Folha de São Paulo, nenhum veículo ou jornalista está querendo deixar "passar em branco" esse trabalho sobre Luiz Gonzaga.
O longa teve orçamento de R$ 12 milhões e o produto final agradou inteiramente o cineasta Breno Silveira. Numa entrevista ao Portal G1 o diretor comparou Luiz Gonzaga a Charles Chaplin, pela genialidade,  e confessou chorar cada vez que assiste a seu filme.
No elenco de “Gonzaga – De pai para filho” destaque para o ator caruaruense Adélio Lima (foto acima), que interpreta o cantor e compositor já maduro.

"Foi emocionante me ver nas telas do Cinema São Luiz, durante a pré-estreia do filme. Confesso que foi a primeira vez que me vi, e fico emocionado somente em lembrar", disse o artista ao Jornal Vanguarda.

Adélio é guia do Museu Luiz Gonzaga, em Caruaru, e provavelmente não esperava viver o seu ídolo no cinema e receber elogios rasgados do próprio diretor pela sua interpretação.

Fonte: Blog Coreaú Online.

CONVITE



A Associação para Educação e Desenvolvimento Integrado - AEDI, em parceira com o grêmio estudantil Prof. Zé Maria, da Escola Ensino Médio Ruth Cristino, realizará, na escola de mesmo nome, no dia 27/10 (sábado), às 14h, o I Encontro de Formação Política Estudantil “A História do Movimento Estudantil e Jovens na Política”. Ocasião em que convidam os representantes dos grêmios estudantis do nosso município, bem como a todos os demais que se interessem pelo assunto discutido no evento.
Agradecemos a presença de todos!

“Tem de haver algo novo, eu quero fazer parte disso. Quero liderar uma orquestra com excelentes músicos. Quero tocar uma música que pinta quadros do mundo e seu espaço” (Jimi Hendrix).

 Gleiciane Albuquerque.


PROGRAMAÇÃO
TARDE
14 h: Abertura com a Cia Teatral Boneco de Pano.
15h Palestra de Abertura “A História do movimento Secundarista e os Jovens na Política” com a Profª. Ms.Viviane Prado - UVA - Curso de História.

NOITE
19h: Apresentação Cultural
19h 30min Mesa-redonda: “A participação dos jovens nas diferesntes manifestações e organizações políticas atuais”.
Paulo Roberto Sales Neto (Membro da Associação Universitária de Santana do Acaraú-UNISA e Professor de História da Escola Profissionalizante de Santana do Acaraú– Ce)
Benedito Gomes Rodrigues (Membro da CEB’S, PJMP e Estudante de Psicologia – UFC)
Romell Parente (Membro do Centro Acadêmico e Estudante de Psicologia da UFC)