terça-feira, 15 de fevereiro de 2011

Angela Portela se diz comprometida com lutas sociais e desenvolvimento sustentável de Roraima


A senadora Angela Portela (PT-RR) reafirmou nesta segunda-feira (14), em seu primeiro discurso em Plenário, seu compromisso em prol do desenvolvimento social e econômico de Roraima, de forma sustentável e com respeito ao meio ambiente e à diversidade cultural do estado. A senadora também disse que continuará lutando pelos direitos das mulheres e pela valorização da educação em todo o território nacional.

- Como milhões de trabalhadores e trabalhadoras, sou fruto do milagre brasileiro, da enorme mobilidade social que permitiu à filha de família humilde do interior do Ceará chegar ao Senado da República pelas mãos do povo roraimense. Esse milagre de que falo é o milagre da educação, da transformação social pela via do aprendizado, do conhecimento - disse.

Angela Portela também agradeceu aos mais de 110 mil votos recebidos nas eleições passadas, que lhe deram seu primeiro mandato no Senado Federal, depois de um mandato como deputada federal e gestões à frente da Secretaria do Trabalho e Bem-Estar Social de Roraima e do Departamento de Desenvolvimento Social dessa mesma secretaria.

A senadora afirmou que chegou ao Senado mantendo a crença de que é possível fazer política sem abuso de poder econômico e "sem cair na tentação do caminho fácil, nas práticas ilícitas ou ilegítimas que enchem de vergonha milhões de brasileiros e brasileiras, cidadãos e cidadãs que olham para o Parlamento e não se sentem representados".

A parlamentar disse que continuará trabalhando pelos interesses das mulheres brasileiras, por meio do apoio às políticas públicas voltadas para as mulheres e pela defesa da universalização da licença-maternidade de 180 dias. Angela Portela reafirmou seu compromisso com o combate à violência contra as mulheres e com a criação de melhores oportunidades de emprego, educação e moradia e do aumento de vagas em creches públicas.

- Sabemos que menos de 20% das crianças brasileiras têm acesso a creches públicas. Oferecer creches para nossas crianças é assegurar a independência financeira de milhões de mulheres que hoje precisam se ausentar de casa em busca do sustento próprio e de suas famílias e que não têm, ainda, o amparo do poder público para deixar seus filhos e filhas em segurança, com alimentação adequada e com educação de qualidade - declarou.

Em apartes, os senadores Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), José Pimentel (PT-CE) e Gleisi Hoffmann (PT-PR) saudaram a colega e elogiaram seu pronunciamento.

- Eu não me afastarei das bandeiras de luta que caracterizaram toda a minha trajetória política. Nesta Casa eu serei uma representante dedicada de todos os brasileiros que vivem em situação de vulnerabilidade social e econômica: as mulheres, as crianças e os adolescentes, os idosos, as pessoas portadoras de necessidades especiais, os trabalhadores e as trabalhadoras rurais, as minorias étnicas e de gêneros e todos aqueles que precisam do Poder Público. Continuarei firme no propósito de melhorar a qualidade da educação brasileira, como professora que sou - acrescentou Angela Portela.


Fonte: Redação / Agência Senado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário