segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Protestos marcam abertura de Fórum Social


O Fórum Social Mundial (FSM), a reunião anual antiglobalização que neste ano coincide com os protestos populares no mundo árabe, começou, ontem, em Dacar com uma passeata de milhares de pessoas e com a participação, entre outros, do presidente boliviano Evo Morales.

O número de participantes da manifestação foi avaliado em 10 mil por jornalistas no início do protesto, e chegou a 60 mil, de acordo com os organizadores, quando terminou com um comício em uma grande praça de Dacar.

Entre os participantes, encontrava-se o presidente da Bolívia Evo Morales e a líder do Partido Socialista da França, Martine Aubry.

"Vamos parar de olhar para o Magreb e para a África com compaixão. O que aconteceu na Tunísia demonstra que o povo pode voltar a ser dono de seu destino, seja qual forem seus meios. Talvez isso foi o que a Europa esqueceu", declarou Aubry

Várias outras personalidades são esperadas em Dacar, entre elas o presidente venezuelano, Hugo Chávez, e o ex-presidente do Brasil, Lula.

O FSM, realizado sempre logo depois do Fórum econômico mundial de Davos, se apresenta como contraponto à reunião da elite econômica e política, na exclusiva estação de esqui dos Alpes suíços.

Árabes

Em meio à multidão de participantes na manifestação de Dacar encontravam-se representantes dos países árabes que atualmente são palco de revoltas populares, entre eles o Egito. "Estou entre os que pedem a saída de Mubarak", declarou a egípcia Asma Han El Batraui.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário