sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Blecaute atinge o Nordeste

Não foram divulgadas informações oficiais sobre os motivos do apagão. Coelce diz que o problema não foi local.

Um apagão elétrico atingiu o Ceará e pelo menos outros seis estados do Nordeste por volta das 23h20 desta quinta-feira. Até o fechamento desta edição, ainda não havia previsão para o restabelecimento da energia elétrica na região nem informações oficiais sobre o motivo da falha no fornecimento.

As especulações dão conta de que uma linha de transmissão entre as cidades de Sobradinho (BA) e Petrolândia (PE) saiu de operação. O problema afetou a subestação da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga (PE).

Coelce

Segundo a assessoria de imprensa da Companhia Energética do Ceará (Coelce), todas as equipes técnicas estavam visitando as subestações para restabelecer o fornecimento de energia nas cidades cearenses.

Além de Fortaleza, a reportagem confirmou ontem falta de energia nos municípios cearenses de Itapajé, Uruoca, Pacatuba e Sobral. Em Fortaleza, leitores do Diário Online informaram problemas no fornecimento de energia nos bairros Aldeota, Carlito Pamplona, Dunas, José Walter, Maraponga e Monte Castelo, entre outros.

ONS

Um funcionário do Operador Nacional do Sistema (ONS), em Brasília, informou às 23h50min de ontem que estava havendo uma reunião entre os diretores do ONS para diagnosticar o motivo do apagão e confirmou que o problema havia atingido a região Nordeste. Nas redes sociais, internautas relataram que o blecaute deixou no escuro Salvador, Recife, Maceió, João Pessoa, Fortaleza, Teresina, Natal e São Luís. Na capital baiana a queda de energia atingiu o Parque de Exposições de Salvador, onde uma multidão acompanhava o Festival de Verão.

A energia começou a retornar a partir da 00h20 em Fortaleza. De acordo com a Eletrobrás, o que se pode afirmar é que houve um problema nas linhas de transmissão do Nordeste. As distribuidoras e geradoras de energia já estariam verificando o problema.

A Chesf deverá se pronunciar oficialmente hoje. A assessoria da Eletrobrás afirmou, durante a madrugada, que não havia previsão de retorno da energia para os estados afetados na região Nordeste.

Há um ano, NE ficou sem energia

Há quase um ano, em 10 de fevereiro, um apagão também atingiu parcialmente os estados do Nordeste. Segundo a Eletrobrás, a falta de energia durou cerca de 40 minutos.

Apesar de ter sido relativamente curto, aquele foi o terceiro apagão a atingir mais de um Estado da região desde o fim de 2009. Há dois anos, 18 estados foram atingidos por um blecaute causado pela queda do sistema de transmissão de Itaipu. Em janeiro de 2010, Acre e Rondônia ficaram sem luz por uma falha na linha que conecta os dois estados ao Sistema Interligado Nacional.

Entre 2001 e 2002, o Brasil sofreu com a "crise do apagão". Represas ficaram vazias por conta da falta de chuvas, prejudicando a geração de energia. Devido à crise, a população teve de racionar energia.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário