terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

CASO MARCOS VERON


Índios agredidos devem ser ouvidos hoje.

Sete índios agredidos durante um ataque que resultou na morte do cacique guarani-kaiowá Marcos Veron serão ouvidos como testemunhas, hoje, pela Justiça Federal de São Paulo.

O julgamento do assassinato ocorrido em 2003 começou ontem. O primeiro ato foi a leitura das peças do processo e o sorteio dos sete jurados. O Tribunal de Júri deve durar de oito a 15 dias.

Em maio de 2010, o júri popular foi suspenso depois que o procurador Vladimir Aras abandonou a sessão. O Ministério Público Federal pretendia que os indígenas depusessem em sua própria língua: o guarani.

Na ocasião do crime, quatro homens armados ameaçaram, espancaram e atiraram nos líderes indígenas, incluindo Veron, que na época tinha 72 anos. Ele foi levado para o hospital com traumatismo craniano, mas não resistiu aos ferimentos.

Estevão Romero, Carlos Roberto dos Santos e Jorge Cristaldo Insabralde respondem por tentativa de homicídio qualificado, por seis vezes, e Carlos Roberto dos Santos, por homicídio consumado (motivo torpe e meio cruel).

Os acusados seriam funcionários da fazenda Brasília do Sul, em Juti (MS), terra reivindicada pelos guarani-kaiowás. Eles respondem também por crime de tortura, sequestro e formação de quadrilha. Foragido, o acusado Nivaldo Oliveira teve seu processo desmembrado.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário