domingo, 1 de maio de 2011

Dia de lembrar João Paulo II


“O nome era Karol Wojtyla, mas foi como João Paulo II que ele esteve presente na vida e no imaginário de milhões de cristãos durante os 27 anos de seu pontificado. Seis anos e 1 mês após sua morte, que reuniu milhões de pessoas durante o funeral, a expectativa é que mais um mar de gente esteja presente para a beatificação de João Paulo II, neste domingo de Misericórdia, no Vaticano.

Entre a multidão presente para os eventos oficiais, Fortaleza estará representada por membros da Comunidade Católica Shalom que viajaram para Roma na última quinta-feira. Entre eles, o fundador do Shalom, Moysés Azevedo, que ainda em 1980, durante a visita do pontífice a Fortaleza, foi escolhido para oferecer um presente a João Paulo II em nome dos jovens.

E aquele dia 9 de julho de 1980 ficou marcado como a única visita de um papa à capital cearense. Milhares de cearenses se aglomeraram nas ruas para acompanhar o polonês na abertura do X Congresso Eucarístico. E uma dessas pessoas devotas a João de Deus é Maria Zeneida Araújo, de 71 anos. Mãe de 12 filhos, dos quais 10 ‘se criaram’, dona Maria relembra da multidão espremida no Castelão para ver o papa.

Mas o desgosto daquele dia era a ausência da filha Lucivânia, que não queria conversa com igreja. Mal sabia, que a filha ‘rebelde’ correria para a avenida José Bastos para ver a passagem da comitiva e se sentiria profundamente marcada por esse rápido encontro. A lembrança fez com que, anos depois, grávida, escolhesse dar o nome João Paulo à criança. Como nasceu uma menina, ela ganhou o nome de Paula, ao que a avó acrescentou Wojtyla, mesmo com a contrariedade do cartório.

Paula Wojtyla, hoje com 22 anos, é “religiosa, formada, trabalhadora”. Para dona Maria, a benção maior é ter a família devota a Deus.

Morada de João Paulo

Se para alguns a presença de João Paulo II em Fortaleza foi um alento para a fé, para outros marcou o começo de um lar. Segundo a história que Maria Olímpia de Almeida, de 68 anos, ouviu dos moradores mais antigos, o papa fez uma doação para que fosse comprado um terreno para o povo. Com o espaço garantido, as pessoas iniciaram a construção das casas onde hoje é o conjunto João Paulo II. Nenhuma comemoração à beatificação será feita no bairro.

Mas se, no Conjunto que leva seu nome, não terá comemorações, uma capela no Monte Castelo tratará de oferecer três missas em sua homenagem. É na Capela Santa Teresinha, pertencente à paróquia Senhor do Bonfim, que está o altar usado por João Paulo II durante a missa no Castelão e é lá que o arcebispo auxiliar de Fortaleza, Rosalvo Cordeiro de Lima, celebrará uma das missas hoje.

SERVIÇO

Domingo da Divina Misericórdia, na capela Santa Teresinha, com missa às 7h, 12h e 18h. Endereço: Rua Conrado Cabral, 648. Monte Castelo.

(O POVO)

Nenhum comentário:

Postar um comentário