segunda-feira, 14 de maio de 2012

I OLIMPIADA EM HISTÓRIA DO BRASIL DA ESCOLA VILEBALDO AGUIAR



I OLIMPIADA EM HISTÓRIA DO BRASIL
DA ESCOLA VILEBALDO AGUIAR

PROVA- PRIMEIRA FASE
1ª Questão

“Aos poucos se vem corrigindo uma série O Brasil antes dos de idéias errôneas, infelizmente enraizadas brasileiros
na cabeça de muita gente – e... às vezes
ensinadas nas escolas...”
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O Brasil antes dos brasileiros
Clima Tropical , Era Glacial
Sociedades

Escolha a alternativa mais pertinente:

A) As populações pré-históricas organizadas adaptam-se de diferentes maneiras ao meio em que vivem.
B) A imagem estereotipada do homem pré-histórico criada no século XIX ainda é difundida pelos meios de comunicação como cinema e televisão.
C) O estereótipo europeu do homem pré-histórico não é aplicável aos primeiros habitantes do território hoje chamado de Brasil.
D) O homem pré-histórico de regiões tropicais vivia em um clima ameno, sem inimigos naturais e com muitos materiais a sua disposição.

2ª Questão
Sobre a colonização portuguesa, Frei História do Brasil
Vicente do Salvador observou, por Frei Vicente
Em 1627: do Salvador, 1627
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História do Brasil por Frei Vicente
Do Salvador, 1627

Colonização, conquista, exploração
de riquezas e fronteiras

Alternativas: História do Brasil por FreiVicente
do Salvador
A) Os portugueses ignoravam as minas encontradas uma vez que os metais e pedras preciosas não eram, naquele momento, importantes para a economia européia.
B) A comparação entre portugueses e caranguejos se explica pela ocupação exclusivamente litorânea do território.
C) Os portugueses são retratados como os que souberam conquistar, mas não souberam explorar de forma satisfatória as terras conquistadas.
D) A linha imaginária indivisível a que se refere o texto é estabelecida pelo Tratado de Tordesilhas em 1494.

3ª Questão
A partir da leitura do documento, escolha a alternativa mais pertinente:
“Eu o Rei faço saber a vós Tomé de Souza Regimento de
fidalgo de minha casa que vendo eu quanto Tomé de Souza,
serviço de Documento Legal Deus e meu é 1548
conversar e enobrecer as capitanias e
povoações das terras do Brasil...”

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Regimento de 1548
Colonização Império Português
Tomé de Souza


Alternativas:

A) A Construção de uma fortaleza e a fundação de uma povoação na Baía de Todos os Santos era uma forma de assegurar a presença administrativa da Coroa portuguesa.
B) O documento revela uma estrutura de poder baseada em confiança e fidelidade na relação entre o Rei e o Governador Geral, que atuaria como representante do poder real em terras coloniais.
C) O sucesso encontrado por Tomé de Souza na execução do Regimento imposto pelo rei D.João III na região da Bahia fez com que ele ficasse no Nordeste e não estendesse seus compromissos para as demais capitanias.
D) O rei D.João III discorre sobre sua expectativa em relação à atuação de Tomé de Souza em terras brasileiras, indicando seus compromissos em conservar, fortalecer e povoar as capitanias hereditárias.
4ª Questão

A alcunha “Terra da Luz” foi atribuída ao Ceará por ter sido a primeira província a libertar oficialmente seus escravos, ainda em 1884. Sobre a abolição precoce dos escravos no Ceará, podemos afirmar corretamente:
A) foi unicamente decorrente da força do movimento abolicionista local, enfrentando proprietários de escravos e governo;
B) o aumento do tráfico interprovincial em direção ao Sul do país, a seca de 1877-1880 e o movimento abolicionista que favorecia as fugas fizeram com que, 1884, muito poucos escravos ainda existissem no Ceará;
C) com a abolição, a economia cearense se viu inteiramente desestruturada, já que dependia totalmente da mão de obra escrava;
D) foi com a decisiva participação do jangadeiro Dragão do Mar que a abolição no Ceará se tornou possível.

5ª Questão

Durante o Segundo Reinado, nem sempre foram amistosas nossas relações com a Inglaterra. Uma série de incidentes diplomáticos culminou no rompimento de relações entre os dois em 1863. As verdadeiras razões deste fato estavam ligadas:
A) ás justas reclamações do embaixador inglês, Willam Crhistie, sobre atitudes agressivas de nosso governo.
B) ao tratamento humilhante dado aos súditos ingleses em nosso país.
C) ao tipo de política intervencionista nas questões platinas, o que contrariava os interesses ingleses.
D) às represália inglesas pela continuidade do tráfico escravo no Brasil e à tarifa protecionista Alves Branco.

6ª Questão

No período da chamada “crise do Império”, a partir de 1870, vários fatores contribuíram para provocar a queda da monarquia, em 1889, dentre as quais se destaca o (a):
A) envolvimento continuado do império em conflitos externos, principalmente na região platina.
B) conflito entre o Império e a Igreja, que era simpática às novas ideias filosóficas como o positivismo.
C) incompatibilidade de amplos setores do Exercito com a Monarquia.
D) expansão da lavoura cafeeira e da indústria, ampliando o uso da mão de obra escrava.

7ª Questão

“ Neste país, que se pressupõe constitucional e onde só deverão ter ação poderes delegados, responsáveis acontece, por defeito do sistema, que só há um poder ativo, inímodo, onipotente, perpetuo, superior à lei e à opinião, e esse é justamente o poder sagrado, inviolável e irresponsável.”

“ O privilégio, em todas as relações com a sociedade – tal é em síntese, a formula social e política de nosso país – (...), isto é, todas as distinções arbitrárias e odiosas que criam no seio da sociedade civil e politica e monstruosa superioridade de um sobre todos ou de alguns sobre muitos...”

Às ideias do texto pode-se associar, na evolução política brasileira, disse:
A) a crítica dos republicanos ao centralismo monárquico.
B) o desabafo da elite contra os defensores da democracia.
C) as aspirações partidárias das camadas populares urbanas.
D) os ideias de liberdade da nobreza ligada ao imperador.

08ª Questão
A charge História de um Governo representa os primeiros anos da chamada Era Vargas.
Charge de Belmonte publicada na Folha da Manhã, 22/7/1937.
A última charge, o ano de 1937, representa.
A) o direito de votar concedido a mulher.
B) o inicio do período ditatorial, o chamado Estado Novo.
C) o final da Era Vargas.
D) o período populista de Getúlio Vargas.

09ª Questão
O sistema eleitoral da Republica Velha Oligárquica (1891- 1930), era exercida por oligarquias, a partir da imagem podemos afirmar.



(STORNI, 1927. In: LEMOS, Renato. Uma história do Brasil através da caricatura.
Rio de Janeiro: Bom Texto, Letras e Expressões, 2001.)

A) representa o “voto de cabresto”, onde há escolha democrática através do voto direto.
B) a escolha dos representantes políticos era feito pelo povo de forma democrática.
C) influência política dos coronéis através do “voto de cabresto”.
D) política do café-com-leite exercita pelos militares.
10ª Questão
Leia e Responda:
“Com o golpe de 1964, artistas e intelectuais tiveram de se ajustar à realidade da repressão. Apesar da censura, as manifestações artísticas, como a música popular, foram os principais focos de resistência à ditadura militar”.
(Projeto Araribá: história/organizadora Editora Moderna. Editora responsável Maria Raquel Apolinário – 2º ed. – São Paulo, 2007.
O Tropicalismo foi um movimento musical ocorrido durante o Regime Militar. Marque a opção que melhor caracteriza esse movimento.
A) liderados por Caetano Veloso e Gilberto Gil, produziam canções que unia a cultura popular brasileira com elementos urbanos industriais estrangeiros.
B) conhecida como Jovem Guarda, cantava-se episódio do cotidiano com humor e ironia.
C) música de protesto, politicamente engajados com as propostas de esquerda criticava a ditadura militar.
D) música que defendia os interesses brasileiros contra a presença estrangeira que passou a ser chamada de Bossa Nova.


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