I
OLIMPIADA EM HISTÓRIA DO BRASIL
DA
ESCOLA VILEBALDO AGUIAR
PROVA-
PRIMEIRA FASE
1ª Questão
“Aos poucos se vem
corrigindo uma série O Brasil antes dos
de idéias errôneas, infelizmente enraizadas
brasileiros
na cabeça de muita
gente – e... às vezes
ensinadas nas
escolas...”
Para saber mais, veja estes
documentos abaixo:
O Brasil antes dos brasileiros
Clima Tropical , Era Glacial
Sociedades
Escolha a alternativa
mais pertinente:
A) As populações
pré-históricas organizadas adaptam-se de diferentes maneiras ao
meio em que vivem.
B) A imagem
estereotipada do homem pré-histórico criada no século XIX ainda é
difundida pelos meios de comunicação como cinema e televisão.
C) O estereótipo
europeu do homem pré-histórico não é aplicável aos primeiros
habitantes do território hoje chamado de Brasil.
D) O homem
pré-histórico de regiões tropicais vivia em um clima ameno, sem
inimigos naturais e com muitos materiais a sua disposição.
2ª Questão
Sobre a colonização
portuguesa, Frei História do Brasil
Vicente do Salvador
observou, por Frei Vicente
Em 1627:
do Salvador, 1627
Documentos
relacionados:
Para saber mais, veja estes
documentos abaixo:
História do Brasil por Frei Vicente
Do Salvador, 1627
Colonização, conquista, exploração
de riquezas e fronteiras
Alternativas:
História do Brasil por FreiVicente
do Salvador
A) Os
portugueses ignoravam as minas encontradas uma vez que os metais e
pedras preciosas não eram, naquele momento, importantes para a
economia européia.
B) A
comparação entre portugueses e caranguejos se explica pela ocupação
exclusivamente litorânea do território.
C) Os
portugueses são retratados como os que souberam conquistar, mas não
souberam explorar de forma satisfatória as terras conquistadas.
D) A linha imaginária
indivisível a que se refere o texto é estabelecida pelo Tratado de
Tordesilhas em 1494.
3ª Questão
A partir da leitura do
documento, escolha a alternativa mais pertinente:
“Eu o Rei faço
saber a vós Tomé de Souza Regimento de
fidalgo de minha casa
que vendo eu quanto Tomé de Souza,
serviço de Documento
Legal Deus e meu é 1548
conversar e enobrecer
as capitanias e
povoações das
terras do Brasil...”
Documentos relacionados:
Para saber mais, veja estes
documentos abaixo:
Regimento de 1548
Colonização Império Português
Tomé de Souza
Alternativas:
A) A
Construção de uma fortaleza e a fundação de uma povoação na
Baía de Todos os Santos era uma forma de assegurar a presença
administrativa da Coroa portuguesa.
B) O
documento revela uma estrutura de poder baseada em confiança e
fidelidade na relação entre o Rei e o Governador Geral, que atuaria
como representante do poder real em terras coloniais.
C) O
sucesso encontrado por Tomé de Souza na execução do Regimento
imposto pelo rei D.João III na região da Bahia fez com que ele
ficasse no Nordeste e não estendesse seus compromissos para as
demais capitanias.
D) O rei
D.João III discorre sobre sua expectativa em relação à atuação
de Tomé de Souza em terras brasileiras, indicando seus compromissos
em conservar, fortalecer e povoar as capitanias hereditárias.
4ª
Questão
A alcunha
“Terra da Luz” foi atribuída ao Ceará por ter sido a primeira
província a libertar oficialmente seus escravos, ainda em 1884.
Sobre a abolição precoce dos escravos no Ceará, podemos afirmar
corretamente:
A) foi
unicamente decorrente da força do movimento abolicionista local,
enfrentando proprietários de escravos e governo;
B) o
aumento do tráfico interprovincial em direção ao Sul do país, a
seca de 1877-1880 e o movimento abolicionista que favorecia as fugas
fizeram com que, 1884, muito poucos escravos ainda existissem no
Ceará;
C) com a
abolição, a economia cearense se viu inteiramente desestruturada,
já que dependia totalmente da mão de obra escrava;
D) foi
com a decisiva participação do jangadeiro Dragão do Mar que a
abolição no Ceará se tornou possível.
5ª
Questão
Durante o
Segundo Reinado, nem sempre foram amistosas nossas relações com a
Inglaterra. Uma série de incidentes diplomáticos culminou no
rompimento de relações entre os dois em 1863. As verdadeiras razões
deste fato estavam ligadas:
A) ás
justas reclamações do embaixador inglês, Willam Crhistie, sobre
atitudes agressivas de nosso governo.
B) ao
tratamento humilhante dado aos súditos ingleses em nosso país.
C) ao
tipo de política intervencionista nas questões platinas, o que
contrariava os interesses ingleses.
D) às
represália inglesas pela continuidade do tráfico escravo no Brasil
e à tarifa protecionista Alves Branco.
6ª
Questão
No
período da chamada “crise do Império”, a partir de 1870, vários
fatores contribuíram para provocar a queda da monarquia, em 1889,
dentre as quais se destaca o (a):
A)
envolvimento continuado do império em conflitos externos,
principalmente na região platina.
B)
conflito entre o Império e a Igreja, que era simpática às novas
ideias filosóficas como o positivismo.
C)
incompatibilidade de amplos setores do Exercito com a Monarquia.
D)
expansão da lavoura cafeeira e da indústria, ampliando o uso da mão
de obra escrava.
7ª
Questão
“ Neste
país, que se pressupõe constitucional e onde só deverão ter ação
poderes delegados, responsáveis acontece, por defeito do sistema,
que só há um poder ativo, inímodo, onipotente, perpetuo, superior
à lei e à opinião, e esse é justamente o poder sagrado,
inviolável e irresponsável.”
“ O
privilégio, em todas as relações com a sociedade – tal é em
síntese, a formula social e política de nosso país – (...), isto
é, todas as distinções arbitrárias e odiosas que criam no seio da
sociedade civil e politica e monstruosa superioridade de um sobre
todos ou de alguns sobre muitos...”
Às
ideias do texto pode-se associar, na evolução política brasileira,
disse:
A) a
crítica dos republicanos ao centralismo monárquico.
B) o
desabafo da elite contra os defensores da democracia.
C) as
aspirações partidárias das camadas populares urbanas.
D) os
ideias de liberdade da nobreza ligada ao imperador.
08ª
Questão
A charge
História de um Governo representa os primeiros anos da chamada Era
Vargas.
Charge
de Belmonte publicada na Folha da Manhã, 22/7/1937.
A) o
direito de votar concedido a mulher.
B) o
inicio do período ditatorial, o chamado Estado Novo.
C) o
final da Era Vargas.
D) o
período populista de Getúlio Vargas.
09ª
Questão
O sistema
eleitoral da Republica Velha Oligárquica (1891- 1930), era exercida
por oligarquias, a partir da imagem podemos afirmar.
(STORNI,
1927. In: LEMOS, Renato. Uma história do Brasil através da
caricatura.
Rio de Janeiro: Bom Texto, Letras e Expressões, 2001.)
Rio de Janeiro: Bom Texto, Letras e Expressões, 2001.)
A)
representa o “voto de cabresto”, onde há escolha democrática
através do voto direto.
B) a
escolha dos representantes políticos era feito pelo povo de forma
democrática.
C)
influência política dos coronéis através do “voto de cabresto”.
D)
política do café-com-leite exercita pelos militares.
10ª Questão
Leia
e Responda:
“Com
o golpe de 1964, artistas e intelectuais tiveram de se ajustar à
realidade da repressão. Apesar da censura, as manifestações
artísticas, como a música popular, foram os principais focos de
resistência à ditadura militar”.
(Projeto
Araribá: história/organizadora Editora Moderna. Editora responsável
Maria Raquel Apolinário – 2º ed. – São Paulo, 2007.
O
Tropicalismo foi um movimento musical ocorrido durante o Regime
Militar. Marque a opção que melhor caracteriza esse movimento.
A)
liderados por Caetano Veloso e Gilberto Gil, produziam canções que
unia a cultura popular brasileira com elementos urbanos industriais
estrangeiros.
B)
conhecida como Jovem Guarda, cantava-se episódio do cotidiano com
humor e ironia.
C)
música de protesto, politicamente engajados com as propostas de
esquerda criticava a ditadura militar.
D)
música que defendia os interesses brasileiros contra a presença
estrangeira que passou a ser chamada de Bossa Nova.
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