terça-feira, 22 de maio de 2012

I OLIMPIADA EM HISTÓRIA DO BRASIL DA ESCOLA VILEBALDO AGUIAR PROVA - SEGUNDA FASE



01 Questão INSTRUÇÃO: Responder à questão sobre a escravidão no Brasil, com
base no texto abaixo.
“A Brecha Camponesa
Um outro mecanismo de controle e manutenção ‘da ordem escravista foi a criação de uma margem
de economia própria para o escravo dentro do sistema escravista, a chamada brecha camponesa’.
Ao ceder um pedaço de terra em usufruto e a folga semanal para trabalhá-la, o senhor aumentava
a quantidade de gêneros disponíveis para alimentar a escravatura numerosa, ao mesmo tempo em que fornecia uma válvula de escape para as pressões resultantes da escravidão (...). O espaço da economia própria servia para que os escravos adquirissem tabaco, comida de regala, uma roupinha melhor para mulher e filhos, etc. Mas, no Rio de Janeiro do século XIX, sua motivação principal parece ter sido o que apontamos como válvula de escape para as pressões do sistema: a ilusão de propriedade ‘distrai’ a escravidão e prende, mais do que uma vigilância feroz e dispendiosa, o escravo à fazenda. ‘Distrai’, ao mesmo tempo, o senhor do seu papel social, tornando-o mais humano aos seus próprios olhos. (...) Certamente o fazendeiro vê encher-se a sua alma de certa satisfação quando vê vir o seu escravo da sua roça trazendo o seu cacho de bananas, o cará, a cana, etc. (...) O sistema escravista – como qualquer outro – não poderia, evidentemente, viabilizar-se apenas pela força. ‘O extremo aperreamento desseca-lhes o coração’, escreve o barão justificando a economia própria dos escravos, ‘endurece-os e inclina-os para o mal. O senhor deve ser severo, justiceiro e humano’.”
REIS, João José & SILVA, Eduardo. In: BECHO, Myriam Motta & BRAICK, Patrícia Ramos. História das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo, Moderna, 1997, p. 248.
A chamada “brecha camponesa”, de que tratam os autores do texto, refere-se a:
a) um pedaço de terra cedido em usufruto ao escravo, além de uma folga semanal para trabalhar na terra, de onde os negros podiam extrair gêneros extras para sua subsistência, como o tabaco, a banana, o cará, a comida de regalo, etc.;
b) um mecanismo de distração dos senhores, os quais passarão a produzir alguns gêneros para sua subsistência, criando, assim, uma válvula de escape contra as pressões do sistema;
c) um mecanismo de distração para os escravos que, após passarem a semana inteira produzindo apenas cana-de-açúcar, em um dia da semana poderiam se dedicar ao plantio de outros gêneros, além de receberem uma pequena parcela da produção para seu próprio consumo;
d) um mecanismo de controle e manutenção da ordem escravista, já que senhores e escravos podiam trabalhar conjuntamente, distraindo-se das tensões permanentes do sistema e amenizando as profundas diferenças sociais existentes entre eles;
02. Questão
Situação 1

“Vieira Protetor dos Índios” – 1746
Situação 2
“O novo ministro da Justiça, José Gregori, fez uma crítica velada às organizações não-governamentais ao afirmar que é melhor conversar com índio do que com branco amigo de índio.
[contínua o ministro:]
O índio não tem posição ideológica, é a posição de quem tem necessidades concretas, não intuídas por um europeu que tem ar-condicionado ou (que fica) ao lado da lareira em um país alpino.”
Adaptado da Folha de São Paulo, 17/04/2000.
As duas situações acima configuram a relação dos indígenas com os brancos, em tempos históricos diferentes.
Em relação às sociedades indígenas, as duas situações retratadas têm como elemento comum:
a) influências religiosas ditadas pelos europeus;
b) valores culturais impostos por agentes sociais externos;
c) atitudes políticas sugeridas por organizações de defesa do índio;
d) preconceitos raciais assimilados pelas autoridades governamentais.
             03. Questão.
            O processo de colonização portuguesa sobre o Brasil tem como um de seus
            pressupostos básicos a manutenção do PACTO COLONIAL, que regula as relações entre
Colônia e Metrópole. Este pacto pode ser definido como um:
a) acordo celebrado entre os portugueses recém chegados ao Brasil e os nativos, com o objetivo de viabilizar a exploração de pau-brasil e a utilização da mão-de-obra indígena para a realização desse trabalho;
b) acordo feito entre os proprietários de terras na colônia, os Governadores Gerais e o rei de Portugal, com o objetivo de evitar a concorrência econômica entre metrópole e colônia, definindo-se os bens que cada parte produziria;
c) instrumento de dominação e de imposição religiosa, muito utilizado pelos jesuítas em sua missão de evangelização e de conversão dos indígenas ao catolicismo, o que veio a facilitar a criação das Reduções, como a de São Miguel Arcanjo, no Rio Grande do Sul;
d) instrumento de dominação política e econômica exercida pela metrópole, que se caracterizava
pelo monopólio do comércio colonial e pela complementaridade da produção colonial em relação à metrópole, sendo proibida a criação de manufaturas na
região colonizada;
04. Questão
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A partir do texto, pode-se afirmar que:
A) Segundo o texto, turismo e história compartilham de funções  semelhantes: enquanto o turismo nos diverte ao nos levar a visitar outros lugares, a história nos diverte ao nos levar a visitar outras épocas.
B) A história oral pode transformar os conteúdos tradicionais e a compreensão deles, ao devolver às pessoas comuns a importância que possuem dentro de processos que elas próprias vivenciaram.
C) O autor identifica que, quando a finalidade social da história mostra-se  obscura, ela pode ser feita de forma manipuladora ou desinteressada.
D) A história oral é um método de recolher relatos e testemunhos sobre eventos  do passado, mesmo que seus resultados, assim como os gerados por outros  métodos de pesquisa, não sejam necessariamente os mais completos ou verdadeiros.
05. Questão
“No princípio era o gado e os homens que o tangiam. Em lenta progressão, vindos do vale do
São Francisco, na Bahia, do sertão de Pernambuco e de Sergipe, no final do século XVII, aqueles
rudes peregrinos da fortuna subiram os contrafortes da Chapada do Araripe e chegaram a um
vale fértil, habitado pelos índios Kariris, no sul do atual território cearense. Os desbravadores
plantaram vilas, que se transformariam em cidades, e por causa desse movimento migratório, a
colonização do Ceará começou pelo interior e não pelo litoral. Das numerosas cidades que se
formaram e dentre as que compõem o triângulo Crajubar, a última a nascer, em 1872, foi a cidade
do Padre Cícero Romão Baptista.”
O texto refere-se a:
a) Fortaleza.                                                           c) Juazeiro do Norte.
b) Crato.                                                                  d) Barbalha.
06. Questão
 Considere o texto abaixo.
“A Constituição de 1824 procurou garantir a liberdade individual, a liberdade econômica e assegurar, plenamente, o direito à propriedade. Para os homens que fizeram a independência, gente educada à moda européia e representantes das categorias dominantes, os direitos a propriedade, liberdade e segurança garantidos pela Constituição eram coisas bem reais. Não importava a essa elite se a maioria da nação era composta de uma massa humana para a qual os direitos constitucionais não tinham a menor validade.
A Constituição afirmava a liberdade e a igualdade de todos perante a lei, mas a maioria da população permanecia escrava. Garantia-se o direito a propriedade, mas 95% da população quando
não eram escravos, compunham-se de ‘moradores’ de fazenda, em terras alheias (...) garantia-se a segurança individual, mas podia-se matar um homem sem punições. Aboliam-se as torturas, mas nas senzalas os instrumentos de castigo o tronco, a gargalheira e o açoite continuavam sendo
usados, e o senhor era supremo juiz da vida e da morte de seus homens. (...)”
COSTA, Emília Viotti da. Introdução ao estudo da emancipação política. In: MOTA, Carlos Guilherme (org). Brasil em perspectiva. São Paulo: Difel, 1978. p. 123-4. Citado in: COTRIN, Gilberto , História Geral, São Paulo: Saraiva, 1997, texto adaptado.
A partir do texto pode-se afirmar que a elite de intelectuais do império:
a) representante do pensamento liberal, preocupou-se em elaborar um conjunto de normas e leis que ampliava os direitos e permitia o acesso da população à justiça;
b) representante dos interesses lusitanos, criou um conjunto de leis que garantia direitos políticos à oligarquia rural e reduzia as desigualdades entre a população da cidade e do campo;
c) porta-voz das camadas urbanas, preocupou-se em defender os interesses dos grupos ligados à exportação com o objetivo de promover o desenvolvimento da indústria no
país;
d) porta-voz das categorias dominantes, criou todo um conjunto de direitos políticos que
mascarava as contradições sociais do país e ignorava a distância entre a lei e a realidade.
 07. Questão
Desde a Independência do Brasil, em 1822, assistiu-se à eclosão de diversos movimentos sociais por meio dos quais os segmentos populares expressaram sua insatisfação em face de uma ordem social excludente e hierarquizadora.
Assinale a opção que apresenta movimentos que exemplificam o enunciado acima.
a) Revolta da Armada / Ligas camponesas
b) Cabanagem / Movimento dos Sem Terra
c) Farroupilha / A guerrilha no Araguaia
d) Sabinada / Revolução Constitucionalista (1932)
e) Revolta dos Malês / Revolução de 1930.
08. Questão
 O período regencial brasileiro foi marcado por uma profunda instabilidade política gerada pelas divergências entre os proprietários rurais quanto a forma de se organizar o Império que, agora, controlavam. Neste cenário foi criada uma milícia para-militar, a Guarda Nacional.
Sobre a criação da Guarda Nacional criada nesse período, podemos afirmar que:
I. fortaleceu a capacidade repressiva das elites agrárias, constituindo num instrumento de repressão e controle das massas populares.
II. substituiu a força militar nacional por uma “milícia cidadã” que se destinava a servir aos senhores de terras e de escravos.
III. assegurou a vitória do exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai.
IV. fortaleceu o poder das camadas médias urbanas, preservando a unidade do Império.
As alternativas corretas são:
a) I e II                                                                 b) I e III
c) II e IV                                                                     d) I e IV
09. Questão
Observe o quadro abaixo:

Essa ilustração, publicada no Brasil, no século XIX, é alusiva à disputa dos partidos em torno da causa abolicionista. Os partidos representados são:
a) o Republicano Federal e o Liberal.
b) o Liberal e o Conservador.
c) o Conservador e o Trabalhista Brasileiro.
d) o Comunismo Brasileiro e o de Representação Popular.


10. Questão
A gravura sugere que a Guerra do Paraguai decorreu, essencialmente,
a) da disputa pelos países da Tríplice Aliança por minas de ouro existentes no território paraguaio.
b) da política imperialista de D. Pedro II em relação aos territórios localizados na Bacia do Prata.
c) do interesse argentino pelas terras do Chaco paraguaio.
d) dos interesses comerciais e geopolíticos ingleses pelos países da América do Sul
11. Questão
O governo de Fernando Henrique Cardoso segue linhas acordadas pelo Consenso de Washington, realizado em 1989. Tal consenso, de caráter neoliberal, adotou um conjunto de medidas para controlar a inflação e modernizar o Estado. Entre estas medidas estão:
a) ajuste fiscal, redução do tamanho do Estado e fortalecimento das empresas estatais.
b) privatização, abertura financeira e investimentos em infra-estrutura básica.
c) fortalecimento do sistema previdenciário atual, privatização e investimentos em infraestrutura
básica.
d) ajuste fiscal, restrições econômicas às importações de gêneros agrícolas e abertura financeira.
12. Questão
Observe esta charge:
                                                               Hoje em Dia, 26 de maio 2000.
Nessa charge, pretende-se:
a) caracterizar a impunidade das forças repressivas no Brasil nas suas ações arbitrárias, impetradas nas favelas de grandes cidades, contra o crime organizado, liderado por agentes do narcotráfico.
b) denunciar as ações das forças militares brasileiras, apoiadas pelas agências multinacionais monitoradoras da economia do País, contra os movimentos estudantis dos anos 90 deste século.
c) enfatizar a constante repressão do Exército às manifestações populares, estampando os violentos conflitos com os indígenas nas comemorações dos 500 anos do Brasil.
d) generalizar as situações de repressão no País, associando-as à colaboração do Brasil com países sul-americanos, no enfrentamento.
13. Questão
No começo da década de 1960, a vida política brasileira foi marcada por uma série de importantes acontecimentos, que influenciaram decisivamente a história do país nos anos seguintes. Entre esses acontecimentos podemos incluir:
a) a renúncia de Jânio Quadros, o crescimento das manifestações populares e a derrubada do presidente João Goulart, com a conseqüente implantação de um regime militar.
b) o suicídio de Getúlio Vargas, o golpe contra Juscelino Kubitschek e o crescimento das lutas pela reforma agrária.
c) a implantação do Estado Novo, o incremento do movimento sindical e a vitória eleitoral de Juscelino Kubitschek.
d) a vitória eleitoral de Eurico Dutra, a deposição de Jânio Quadros e a volta de Getúlio Vargas ao poder.
e) a derrubada de Getúlio Vargas, o fim do regime militar e a ascensão de Castello Branco.
14. Questão    A Era JK (1956-1961).                            
  
O período em que Juscelino Kubitschek foi presidente do Brasil foi marcado por grandes promessas de desenvolvimento brasileiro. Sobre esse período, marque a opção INCORRETA.
a) construção de Brasília.                                           b) a criação do Plano de Metas.
c) a máxima: “Cinquenta anos em cinco”.             d) a criação da Petrobrás.
15. Questão
 As Diretas já foi um movimento de reivindicação pelas eleições presidenciais no Brasil ocorrido em 1983-1984.

Sobre as Diretas Já é correto afirmar.
a) o movimento pelas Diretas já conseguiu as eleições diretas para presidente.
b) manifestação pública que também ficou conhecida como “caras pintadas”.
c) apesar da grande manifestação pública as eleições diretas não se concretizaram nesse período.
d) movimento de opinião pública a favor do impeachment de Collor.

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