01 Questão INSTRUÇÃO: Responder à
questão sobre a escravidão no Brasil, com
base no texto abaixo.
“A Brecha
Camponesa
Um outro mecanismo de
controle e manutenção ‘da ordem escravista foi a criação de uma margem
de economia própria para
o escravo dentro do sistema escravista, a chamada brecha camponesa’.
Ao ceder um pedaço de
terra em usufruto e a folga semanal para trabalhá-la, o senhor aumentava
a quantidade de gêneros
disponíveis para alimentar a escravatura numerosa, ao mesmo tempo em que
fornecia uma válvula de escape para as pressões resultantes da escravidão
(...). O espaço da economia própria servia para que os escravos adquirissem
tabaco, comida de regala, uma roupinha melhor para mulher e filhos, etc. Mas,
no Rio de Janeiro do século XIX, sua motivação principal parece ter sido o que
apontamos como válvula de escape para as pressões do sistema: a ilusão de
propriedade ‘distrai’ a escravidão e prende, mais do que uma vigilância feroz e
dispendiosa, o escravo à fazenda. ‘Distrai’, ao mesmo tempo, o senhor do seu
papel social, tornando-o mais humano aos seus próprios olhos. (...) Certamente
o fazendeiro vê encher-se a sua alma de certa satisfação quando vê vir o seu
escravo da sua roça trazendo o seu cacho de bananas, o cará, a cana, etc. (...)
O sistema escravista – como qualquer outro – não poderia, evidentemente,
viabilizar-se apenas pela força. ‘O extremo aperreamento desseca-lhes o
coração’, escreve o barão justificando a economia própria dos escravos,
‘endurece-os e inclina-os para o mal. O senhor deve ser severo, justiceiro e
humano’.”
REIS, João José &
SILVA, Eduardo. In: BECHO, Myriam Motta & BRAICK, Patrícia Ramos. História
das cavernas ao terceiro milênio. São Paulo, Moderna, 1997, p. 248.
A chamada “brecha
camponesa”, de que tratam os autores do texto, refere-se a:
a) um pedaço de terra
cedido em usufruto ao escravo, além de uma folga semanal para trabalhar na
terra, de onde os negros podiam extrair gêneros extras para sua subsistência, como
o tabaco, a banana, o cará, a comida de regalo, etc.;
b) um mecanismo de
distração dos senhores, os quais passarão a produzir alguns gêneros para sua
subsistência, criando, assim, uma válvula de escape contra as pressões do sistema;
c) um mecanismo de
distração para os escravos que, após passarem a semana inteira produzindo
apenas cana-de-açúcar, em um dia da semana poderiam se dedicar ao plantio de
outros gêneros, além de receberem uma pequena parcela da produção para seu
próprio consumo;
d) um mecanismo de
controle e manutenção da ordem escravista, já que senhores e escravos podiam
trabalhar conjuntamente, distraindo-se das tensões permanentes do sistema e
amenizando as profundas diferenças sociais existentes entre eles;
02. Questão
Situação 1
“Vieira
Protetor dos Índios” – 1746
Situação 2
“O novo ministro da Justiça, José Gregori,
fez uma crítica velada às organizações não-governamentais ao afirmar que é
melhor conversar com índio do que com branco amigo de índio.
[contínua o ministro:]
O índio não tem posição ideológica, é a
posição de quem tem necessidades concretas, não intuídas por um europeu que tem
ar-condicionado ou (que fica) ao lado da lareira em um país alpino.”
Adaptado da Folha
de São Paulo, 17/04/2000.
As duas situações acima configuram a
relação dos indígenas com os brancos, em tempos históricos diferentes.
Em relação às sociedades indígenas, as
duas situações retratadas têm como elemento comum:
a) influências religiosas ditadas pelos
europeus;
b) valores culturais impostos por agentes
sociais externos;
c) atitudes políticas sugeridas por
organizações de defesa do índio;
d) preconceitos raciais
assimilados pelas autoridades governamentais.
03. Questão.
O processo de colonização
portuguesa sobre o Brasil tem como um de seus
pressupostos básicos a manutenção
do PACTO COLONIAL, que regula as relações entre
Colônia e Metrópole. Este
pacto pode ser definido como um:
a) acordo celebrado entre
os portugueses recém chegados ao Brasil e os nativos, com o objetivo de
viabilizar a exploração de pau-brasil e a utilização da mão-de-obra indígena para
a realização desse trabalho;
b) acordo feito entre os
proprietários de terras na colônia, os Governadores Gerais e o rei de Portugal,
com o objetivo de evitar a concorrência econômica entre metrópole e colônia,
definindo-se os bens que cada parte produziria;
c) instrumento de
dominação e de imposição religiosa, muito utilizado pelos jesuítas em sua
missão de evangelização e de conversão dos indígenas ao catolicismo, o que veio
a facilitar a criação das Reduções, como a de São Miguel Arcanjo, no Rio Grande
do Sul;
d) instrumento de
dominação política e econômica exercida pela metrópole, que se caracterizava
pelo monopólio do
comércio colonial e pela complementaridade da produção colonial em relação à
metrópole, sendo proibida a criação de manufaturas na
região colonizada;
04.
Questão
Documentos
relacionados
Para saber mais, veja estes
documentos
abaixo:
A voz do passado –
História
Oral
A partir do texto, pode-se afirmar que:
A) Segundo o texto, turismo e história compartilham de funções semelhantes: enquanto o turismo nos diverte ao
nos levar a visitar outros lugares, a história nos diverte ao nos levar a
visitar outras épocas.
B) A história oral pode transformar os conteúdos tradicionais e a
compreensão deles, ao devolver às pessoas comuns a importância que possuem
dentro de processos que elas próprias vivenciaram.
C) O autor identifica que, quando a finalidade social da história
mostra-se obscura, ela pode ser feita de
forma manipuladora ou desinteressada.
D) A história oral é um método de recolher relatos e testemunhos sobre
eventos do passado, mesmo que seus
resultados, assim como os gerados por outros
métodos de pesquisa, não sejam necessariamente os mais completos ou
verdadeiros.
05.
Questão
“No
princípio era o gado e os homens que o tangiam. Em lenta progressão, vindos do
vale do
São
Francisco, na Bahia, do sertão de Pernambuco e de Sergipe, no final do século
XVII, aqueles
rudes
peregrinos da fortuna subiram os contrafortes da Chapada do Araripe e chegaram
a um
vale
fértil, habitado pelos índios Kariris, no sul do atual território cearense. Os
desbravadores
plantaram
vilas, que se transformariam em cidades, e por causa desse movimento
migratório, a
colonização
do Ceará começou pelo interior e não pelo litoral. Das numerosas cidades que se
formaram
e dentre as que compõem o triângulo Crajubar, a última a nascer, em 1872, foi a
cidade
do
Padre Cícero Romão Baptista.”
O texto
refere-se a:
a)
Fortaleza.
c) Juazeiro do Norte.
b) Crato. d) Barbalha.
06.
Questão
Considere o texto
abaixo.
“A
Constituição de 1824 procurou garantir a liberdade individual, a liberdade
econômica e assegurar, plenamente, o direito à propriedade. Para os homens que
fizeram a independência, gente educada à moda européia e representantes das
categorias dominantes, os direitos a propriedade, liberdade e segurança
garantidos pela Constituição eram coisas bem reais. Não importava a essa elite
se a maioria da nação era composta de uma massa humana para a qual os direitos
constitucionais não tinham a menor validade.
A
Constituição afirmava a liberdade e a igualdade de todos perante a lei, mas a
maioria da população permanecia escrava. Garantia-se o direito a propriedade,
mas 95% da população quando
não
eram escravos, compunham-se de ‘moradores’ de fazenda, em terras alheias (...)
garantia-se a segurança individual, mas podia-se matar um homem sem punições.
Aboliam-se as torturas, mas nas senzalas os instrumentos de castigo o tronco, a
gargalheira e o açoite continuavam sendo
usados,
e o senhor era supremo juiz da vida e da morte de seus homens. (...)”
COSTA,
Emília Viotti da. Introdução ao estudo da emancipação política. In:
MOTA, Carlos Guilherme (org). Brasil em perspectiva. São Paulo:
Difel, 1978. p. 123-4. Citado in: COTRIN, Gilberto , História Geral, São
Paulo: Saraiva, 1997, texto adaptado.
A
partir do texto pode-se afirmar que a elite de intelectuais do império:
a)
representante do pensamento liberal, preocupou-se em elaborar um conjunto de
normas e leis que ampliava os direitos e permitia o acesso da população à
justiça;
b)
representante dos interesses lusitanos, criou um conjunto de leis que garantia
direitos políticos à oligarquia rural e reduzia as desigualdades entre a
população da cidade e do campo;
c)
porta-voz das camadas urbanas, preocupou-se em defender os interesses dos
grupos ligados à exportação com o objetivo de promover o desenvolvimento da
indústria no
país;
d)
porta-voz das categorias dominantes, criou todo um conjunto de direitos
políticos que
mascarava
as contradições sociais do país e ignorava a distância entre a lei e a
realidade.
07. Questão
Desde
a Independência do Brasil, em 1822, assistiu-se à eclosão de diversos
movimentos sociais por meio dos quais os segmentos populares expressaram sua
insatisfação em face de uma ordem social excludente e hierarquizadora.
Assinale
a opção que apresenta movimentos que exemplificam o enunciado acima.
a)
Revolta da Armada / Ligas camponesas
b)
Cabanagem / Movimento dos Sem Terra
c)
Farroupilha / A guerrilha no Araguaia
d)
Sabinada / Revolução Constitucionalista (1932)
e)
Revolta dos Malês / Revolução de 1930.
08.
Questão
O período regencial
brasileiro foi marcado por uma profunda instabilidade política gerada pelas
divergências entre os proprietários rurais quanto a forma de se organizar o
Império que, agora, controlavam. Neste cenário foi criada uma milícia
para-militar, a Guarda Nacional.
Sobre
a criação da Guarda Nacional criada nesse período, podemos afirmar que:
I.
fortaleceu a capacidade repressiva das elites agrárias, constituindo num
instrumento de repressão e controle das massas populares.
II.
substituiu a força militar nacional por uma “milícia cidadã” que se destinava a
servir aos senhores de terras e de escravos.
III.
assegurou a vitória do exército brasileiro durante a Guerra do Paraguai.
IV.
fortaleceu o poder das camadas médias urbanas, preservando a unidade do
Império.
As
alternativas corretas são:
a)
I e II
b) I e III
c) II
e IV
d) I e IV
09.
Questão
Observe
o quadro abaixo:
Essa
ilustração, publicada no Brasil, no século XIX, é alusiva à disputa dos
partidos em torno da causa abolicionista. Os partidos representados são:
a)
o Republicano Federal e o Liberal.
b)
o Liberal e o Conservador.
c)
o Conservador e o Trabalhista Brasileiro.
d)
o Comunismo Brasileiro e o de Representação Popular.
10.
Questão
A
gravura sugere que a Guerra do Paraguai decorreu, essencialmente,
a)
da disputa pelos países da Tríplice Aliança por minas de ouro existentes no
território paraguaio.
b)
da política imperialista de D. Pedro II em relação aos territórios localizados
na Bacia do Prata.
c)
do interesse argentino pelas terras do Chaco paraguaio.
d)
dos interesses comerciais e geopolíticos ingleses pelos países da América do
Sul
11. Questão
O governo de
Fernando Henrique Cardoso segue linhas acordadas pelo Consenso de Washington,
realizado em 1989. Tal consenso, de caráter neoliberal, adotou um conjunto de
medidas para controlar a inflação e modernizar o Estado. Entre estas medidas
estão:
a) ajuste
fiscal, redução do tamanho do Estado e fortalecimento das empresas estatais.
b)
privatização, abertura financeira e investimentos em infra-estrutura básica.
c)
fortalecimento do sistema previdenciário atual, privatização e investimentos em
infraestrutura
básica.
d) ajuste
fiscal, restrições econômicas às importações de gêneros agrícolas e abertura
financeira.
12. Questão
Observe esta charge:
Hoje em Dia, 26 de maio 2000.
Nessa charge, pretende-se:
a) caracterizar a impunidade das forças repressivas no Brasil nas suas
ações arbitrárias, impetradas nas favelas de grandes cidades, contra o crime
organizado, liderado por agentes do narcotráfico.
b) denunciar as ações das forças militares brasileiras, apoiadas pelas
agências multinacionais monitoradoras da economia do País, contra os movimentos
estudantis dos anos 90 deste século.
c) enfatizar a constante repressão do Exército às manifestações
populares, estampando os violentos conflitos com os indígenas nas comemorações
dos 500 anos do Brasil.
d) generalizar as situações de repressão no País, associando-as à
colaboração do Brasil com países sul-americanos, no enfrentamento.
13. Questão
No
começo da década de 1960, a vida política brasileira foi marcada por uma série
de importantes acontecimentos, que influenciaram decisivamente a história do
país nos anos seguintes. Entre esses acontecimentos podemos incluir:
a)
a renúncia de Jânio Quadros, o crescimento das manifestações populares e a
derrubada do presidente João Goulart, com a conseqüente implantação de um
regime militar.
b)
o suicídio de Getúlio Vargas, o golpe contra Juscelino Kubitschek e o
crescimento das lutas pela reforma agrária.
c)
a implantação do Estado Novo, o incremento do movimento sindical e a vitória
eleitoral de Juscelino Kubitschek.
d)
a vitória eleitoral de Eurico Dutra, a deposição de Jânio Quadros e a volta de
Getúlio Vargas ao poder.
e)
a derrubada de Getúlio Vargas, o fim do regime militar e a ascensão de Castello
Branco.
14. Questão A Era JK (1956-1961).
O período em que Juscelino Kubitschek foi
presidente do Brasil foi marcado por grandes promessas de desenvolvimento
brasileiro. Sobre esse período, marque a opção INCORRETA.
a) construção de Brasília. b) a
criação do Plano de Metas.
c) a máxima: “Cinquenta anos em cinco”. d) a criação da Petrobrás.
15. Questão
As Diretas já foi um movimento de
reivindicação pelas eleições presidenciais no Brasil ocorrido em 1983-1984.
Sobre as Diretas Já é correto
afirmar.
a) o movimento pelas Diretas já conseguiu as eleições diretas para
presidente.
b) manifestação pública que também ficou conhecida como “caras
pintadas”.
c) apesar da grande manifestação pública as eleições diretas não se
concretizaram nesse período.
d) movimento de opinião pública a favor do impeachment de Collor.
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