01.Questão
Leia o texto. “A língua de que [os índios] usam, toda pela
costa, é uma: ainda que em certos vocábulos difere em algumas
partes; mas não de maneira que se deixem de entender. (...) Carece
de três letras, convém a saber, não se acha nela F, nem L, nem R,
coisa digna de espanto, porque assim não tem Fé, nem Lei, nem Rei,
e desta maneira vivem desordenadamente (...)." (GANDAVO, Pero de
Magalhães, História da Província de Santa Cruz, 1578.) A partir do
texto, pode-se afirmar que todas as alternativas expressam a relação
dos portugueses com a cultura indígena, exceto:
a)
A busca de compreensão da cultura indígena era uma preocupação do
colonizador.
b) A desorganização social dos indígenas se refletia no idioma.
c) A diferença cultural entre nativos e colonos era atribuída à inferioridade do indígena.
d) A língua dos nativos era caracterizada pela limitação vocabular.
b) A desorganização social dos indígenas se refletia no idioma.
c) A diferença cultural entre nativos e colonos era atribuída à inferioridade do indígena.
d) A língua dos nativos era caracterizada pela limitação vocabular.
02.
Questão
A sociedade colonial brasileira "herdou concepções clássicas
e medievais de organização e hierarquia, mas acrescentou-lhe
sistemas de graduação que se originaram da diferenciação das
ocupações, raça, cor e condição social. (...) as distinções
essenciais entre fidalgos e plebeus tenderam a nivelar-se, pois o mar
de indígenas que cercava os colonizadores portugueses tornava todo
europeu, de fato, um gentil-homem em potencial. A disponibilidade de
índios como escravos ou trabalhadores possibilitava aos imigrantes
concretizar seus sonhos de nobreza. (...) Com índios, podia
desfrutar de uma vida verdadeiramente nobre. O gentio transformou-se
em um substituto do campesinato, um novo estado, que permitiu uma
reorganização de categorias tradicionais. Contudo, o fato de serem
aborígines e, mais tarde, os africanos, diferentes étnica,
religiosa e fenotipicamente dos europeus, criou oportunidades para
novas distinções e hierarquias baseadas na cultura e na cor."
(Stuart B. Schwartz, Segredos internos.) A partir do texto pode-se
concluir que:
a)
a diferenciação clássica e medieval entre clero, nobreza e
campesinato, existente na Europa, foi transferida para o Brasil por
intermédio de Portugal e se constituiu no elemento fundamental da
sociedade brasileira colonial.
b) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade européia nos séculos XV e XVI.
c) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial.
d) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade.
b) a presença de índios e negros na sociedade brasileira levou ao surgimento de instituições como a escravidão, completamente desconhecida da sociedade européia nos séculos XV e XVI.
c) os índios do Brasil, por serem em pequena quantidade e terem sido facilmente dominados, não tiveram nenhum tipo de influência sobre a constituição da sociedade colonial.
d) a diferenciação de raças, culturas e condição social entre brancos e índios, brancos e negros tendeu a diluir a distinção clássica e medieval entre fidalgos e plebeus europeus na sociedade.
03.
Questão
"O governo-geral foi instituído por D. João III, em 1548, para
coordenar as práticas colonizadoras do Brasil. Consistiriam estas
últimas em dar às capitanias hereditárias uma assistência mais
eficiente e promover a valorização econômica e o povoamento das
áreas não ocupadas pelos donatários." (Manoel Maurício de
Albuquerque. Pequena história da formação social brasileira. Rio
de Janeiro: Graal, 1984. p. 180.) As afirmativas abaixo identificam
corretamente algumas das atribuições do governador-geral, à
exceção de:
a)
Estimular e realizar expedições desbravadoras de regiões
interiores, visando, entre outros aspectos, à descoberta de metais
preciosos.
b) Visitar e fiscalizar as capitanias hereditárias e reais, especialmente aquelas que vivenciavam problemas quanto ao povoamento e à exploração das terras.
c) Distribuir sesmarias, particularmente para os beneficiários que comprovassem rendas e meios de valorizar economicamente as terras recebidas.
d) Organizar a defesa da costa e promover o desenvolvimento da construção naval e do comércio de cabotagem.
b) Visitar e fiscalizar as capitanias hereditárias e reais, especialmente aquelas que vivenciavam problemas quanto ao povoamento e à exploração das terras.
c) Distribuir sesmarias, particularmente para os beneficiários que comprovassem rendas e meios de valorizar economicamente as terras recebidas.
d) Organizar a defesa da costa e promover o desenvolvimento da construção naval e do comércio de cabotagem.
04.
Questão Chama,
num eufemismo envergonhado, ‘o encontro’ de sociedades do Antigo
e do Novo Mundo.”
CUNHA,
Manuela Carneiro da (org). História
dos índios no Brasil.
2ª ed. São Paulo: Cia das Letras, 1998. p. 12.
A
chegada dos europeus no que veio a ser por eles denominado de
América, ocasionou o encontro entre sociedades que se desconheciam.
No caso dos que estavam a serviço da Coroa de Portugal, o encontro
formalizou contatos, confrontos, alianças com tribos nativas
litorâneas, grande parte de origem tupi.
Acerca
desse encontro entre portugueses e tupis nas terras que vieram a ser
chamadas de
Brasil,
é correto afirmar que:
a)
entre 1500 e 1530, os contatos foram pacíficos e amistosos,
facilitando o estabelecimento
das
práticas de escambo do pau-brasil e o surgimento dos primeiros
aldeamentos
organizados
por jesuítas;
b)
o desconhecimento por parte dos nativos de qualquer tipo de
agricultura foi o principal
obstáculo
para a utilização de sua mão-de-obra no estabelecimento da lavoura
canavieira;
isso somado à resistência à catequese ocasionou confrontos
constantes
entre
portugueses e tupis
c)
as intenções de colonizadores portugueses – “expandir a fé e o
Império” – bem como
suas
práticas colonizadoras – doação de sesmarias, estímulos ao
cultivo da cana, catequese
dos
nativos –, transformaram o encontro em um desastre demográfico
para as
tribos
tupis do litoral;
d)
os rituais antropofágicos praticados pelos tupis, ao lado das
rivalidades constantes entre
as
tribos, foram fatores que contribuíram para a predominância de
choques militares
com
os portugueses, tornando inevitáveis, por sua vez, a ocorrência de
guerras justas;
05.
Questão
Aqui
espero tomar, senão me engano
De
quem me descobriu, suma vingança
E
não se acabará só nisso o dano
Da
vossa pertinaz confiança:
Antes
em vossas naus vereis a cada ano,
Se
é verdade o que o meu juízo alcança,
Naufrágios,
perdições de toda sorte,
Que
o menor mal de todos seja a morte!
Os
versos de Camões, em Os lusíadas, retratam os perigos dos
navegantes portugueses no mar infinito e, em especial, um episódio
ocorrido com a esquadra de Cabral rumo às Índias após o
descobrimento do Brasil, quando dobrava o Cabo da Boa Esperança.
Assinale a alternativa correta.
a)
Os versos falam do naufrágio da nau de Bartolomeu Dias, que anos
antes dobrara no mesmo lugar o Cabo das Tormentas, abrindo caminho
para atingir as Índias.
b)
Camões descreve o episódio da nau de Diogo Dias, desgarrada da
esquadra.
c)
Os versos falam da nau de Sancho de Tovar, encalhada em Melinde e
posteriormente incendiada por ordem de Cabral.
d)
Camões refere-se à nau de Vasco de Ataíde, que desapareceu no
início da viagem de Cabral ao Brasil.
e)
O poeta fala da segurança das viagens que acompanharam o período
denominado “Carreira das Índias”.
06.
Questão Ao
comentar a arte brasileira, Benedito L. de Toledo faz a seguinte
descrição:
“E
se olharmos para o teto, veremos o próprio céu retratado em pintura
ilusionística no forro,
que
foi rompido para mostrar o Paraíso com a Virgem, os anjos e os
santos. A talha usará colunas torcidas recobertas de vinhas e
povoada de querubins, aves, frutos, cada elemento procurando vibrar e
tomar todo o espaço possível. As colunas torsas serão as grandes
eleitas porque sua estrutura helicoidal é o próprio movimento sem
fim. À noite, os interiores das igrejas revelam novas surpresas. A
iluminação à vela produz uma luz vacilante que faz vibrar o ouro
da talha, dramatiza as pessoas e as imagens. Sente-se que se está
num espaço consagrado pelo perfume do incenso vindo do altar-mor,
onde é mais intenso o brilho do ouro na luz incerta das velas.”
[adaptação]
TOLEDO, Benedito Lima de. Apud: FERREIRA, Olavo Leonel. História
do Brasil,
São Paulo: Ática, 1995. p. 166.
O
autor da descrição se refere ao caráter essencial do estilo:
a)
Barroco – Lirismo, apelo à emoção, busca de uma dinâmica
infinita, solicitação de todos os sentidos.
b)
Naturalista – solidez, despertar da fé pela contemplação da
natureza, quer do reino animal, vegetal ou mineral.
c)
Gótico – grandiosidade e leveza, tornada possível graças ao
emprego de arcos em forma de ogiva e de inúmeros vitrais.
d)
Neoclássico – ênfase na harmonia e no equilíbrio, apelo às
faculdades racionais do homem e realce para os elementos estruturais
da construção.
07.
Questão
Leia as afirmativas a seguir, referentes à Guerra do Paraguai
(1864-1870).
I.
A forte retração demográfica verificada no Paraguai durante o
confronto bélico ocorreu
devido
às mortes em combate, às epidemias e à fome.
II.
Um dos elementos deflagradores dessa Guerra foi a intervenção
brasileira no Uruguai,
que
culminou com a deposição do presidente Atanásio Aguirre.
III.
O conflito envolvendo o Paraguai versus
a Tríplice
Aliança foi decorrência exclusiva
dos
interesses econômicos do imperialismo britânico na América do Sul.
Quais
estão corretas?
a)
Apenas I.
b) Apenas II.
c)
Apenas III.
d) Apenas I e II.
08.
Questão
Um dos fatores determinantes para a crise do Segundo Reinado foi a
denominada
Questão
Militar.
Sobre essa questão e seus desdobramentos na política brasileira,
são feitas as afirmações abaixo:
I.
A Questão
Militar foi
uma clara demonstração da insatisfação de setores do Exército em
relação às elites civis – os casacas —, que controlavam a
política nacional.
II.
Os integrantes do Exército que participaram da derrubada da
Monarquia eram influenciados pelas idéias positivistas, sendo
defensores de um projeto de república autoritário.
III.
Após a instauração da República, os militares não intervieram
mais na política nacional até a eclosão do golpe de 1964.
Quais
estão corretas?
a)
Apenas II.
b)
Apenas I e II.
c)
Apenas I e III.
d)
Apenas II e III.
09.
Questão
Observe, com atenção, a ilustração abaixo.
A
figura se relaciona à elite brasileira na segunda metade do século
XIX. A respeito da
referida
representação, é correto afirmar que:
a)
a influência da cultura francesa no processo de urbanização
expressou-se na moda valorizada
por
ambos os sexos.
b)
a modernização na maneira de vestir deveu-se à criatividade da
elite nacional, que conseguiu
romper
com a tradição.
c)
o uso do “fraque” pelos homens e a valorização dos vestidos
longos pelas mulheres
restringiam-se
às ricas Províncias do Sul.
d)
a liberdade das mulheres de passearem sozinhas nas cidades
representou o primeiro
passo
da emancipação feminina.
10.
Questão
“ESCRAVOS”
“Vende
uma pessoa chegada há pouco do Norte bonitos e moços, entre elles
notão-se um oficial
de
ourives, uma bonita crioula, uma parda de 18 a 20 annos com
habilidades, um preto padeiro e
forneiro,
um bonito pardo de 17 annos, optimo para pagem e mais pretos
moleques; na rua da
Alfandega
n. 278.”
Jornal
do Commercio,
1854. Apud: NOVAIS, Fernando. A
História da Vida Privada no Brasil, v.
2. São Paulo: Companhia das Letras, 1997, p. 251.
O
anúncio acima, publicado num Jornal do Rio de Janeiro, indica que os
referidos escravos eram oriundos de uma Província do Norte,
classificação onde se inseria o Ceará, que participou do comércio
negreiro interprovincial, em virtude:
a)
da promulgação da Lei do Ventre Livre que proibia a permanência da
mão-de-obra escrava nas atividades agrárias algodoeiras.
b)
da qualificação dos escravos, garantida através da educação
ministrada pela Igreja e apoiada pelos abolicionistas locais.
c)
do fracasso da campanha desenvolvida por Francisco Nascimento, o
Dragão do Mar, contra o comércio de escravos.
d)
da proibição do tráfico negreiro internacional e da ausência de
atividade produtiva que dependesse sobretudo do trabalho escravo.
11.
Questão O
Bloqueio Continental, em 1807, a vinda da família real para o Brasil
e a abertura dos portos em 1808, constituíram fatos importantes
a)
na formação do caráter nacional brasileiro;
b)
na evolução do desenvolvimento industrial;
c)
no surgimento das disparidades regionais;
d)
na constituição do ideário federalista.
12.
Questão
Os Estados Nacionais que se organizam depois das independências no
Brasil e nos países americanos de colonização espanhola, entre as
décadas de 1820 e 1880, são semelhantes quanto à
a)
vontade de participar do comércio internacional e diferentes quanto
à adoção de regimes
políticos.
b)
decisão de imediata abolição da escravidão e diferentes com
relação à defesa da propriedade
comunal
indígena.
c)
defesa do sufrágio universal e diferentes com relação às práticas
do liberalismo econômico.
d)
defesa da ampliação do acesso à terra pelos camponeses e diferente
com relação à
submissão
à Igreja Católica.
13.
Questão-
Veja a charge e responda à questão:
Fonte:
http://maallulopes.blogspot.com/2011/03/revolta-da-vacina.html
A
situação do Rio de Janeiro, no início do século XX, era precária.
A população sofria com a falta de um sistema eficiente
de saneamento
básico. Este fato desencadeava constantes epidemias. A população
de baixa renda, que morava em habitações precárias, era a
principal vítima deste contexto.
Podem
ser ditas como doenças daquela época:
(A)
febre
amarela, peste
bubônica e varíola.
(B)
dengue, peste bubônica e varíola.
(C)
febre amarela, gangrena e varíola.
(D)
dengue, febre amarela e gripe espanhola.
14.
Questão
A República Velha (1889-1930), ao longo da história, deve ser
vista, na realidade, como a expressão de um Estado oligárquico.
Leia
as alternativas abaixo, e escreva V nas frases verdadeiras e F nas
falsas:
(
) A “a política do café com leite” foi uma aliança entre as
oligarquias mineira e paulista.
(
) A República Velha caracterizou-se pelo governo exclusivo dos
militares, sendo por isso chamada de República da Espada.
(
) “Voto de cabresto” era o nome dado ao voto aberto, sistema
pelo qual os eleitores eram obrigados a declarar publicamente o seu
candidato, ficando sujeito às pressões dos “coronéis”.
(
) No início da década de 1920, crescia o descontentamento social
contra o tradicional sistema oligárquico que dominava o poder
político brasileiro.
A
sequência correta é:
a)
F, V, F, F.
b)
F, V, F, V.
c)
V, F, V, V.
d)
V, F, V, F.
15.
Questão
No final de seu mandato, o Presidente Itamar Franco estava no auge da
popularidade e transferiu todo o seu prestígio para a candidatura de
Fernando Henrique Cardoso, indicado pelo PSDB para disputar as
eleições presidenciais de 1994.
A
vitória de Fernando Henrique Cardoso nessas eleições teve como
fator decisivo a:
- A redução da criminalidade no campo, devido ao programa de reforma agrária que prevê tolerância em relação à invasão de terras produtivas no país.
- Politica externa de importação de produtos do MERCOSUL, com o objetivo de reduzir as taxas alfandegárias, resultando em preços mais atrativos no mercado brasileiro.
- Implantação do Plano Real, que criou uma moeda estável no país após décadas de inflação.
- Queda do desemprego, devido à adoção do plano de estatização e intervenção reguladora do Estado na economia.
16.
Questão
Como previa a constituição de 1988, as eleições de 1989 ocorreram
em dois turnos. O primeiro turno, realizado em 15 de novembro, teve
como vencedor Fernando Collor de Mello e Luís Inácio Lula da Silva.
O segundo foi marcado por forte polarização ideológica: Collor e
Lula eram as novas caras da direita e esquerda do Brasil. Em 17 de
novembro de 1989, os eleitores brasileiros voltaram às urnas para o
segundo turno. Collor venceu com 42,75% dos votos contra 31,07% de
Lula. Houve 14,4% de abstenções, 1,2% dos eleitores votaram em
branco e 3,7% anularam o voto.
Dentre
os fatores que favoreceram a vitória, por reduzida margem de votos,
de Fernando Collor de Mello sobre Luís Inácio Lula da Silva, no
segundo turno das eleições de 1989, apontamos:
- As táticas amedrontadoras de Collor sobre o eleitorado conservador, o confronto ideológico e o apoio da mídia.
- A oposição do governo norte americano ao candidato Collor de Mello, já que esse se posicionava contra ao modelo neoliberal.
- A convicção de Lula de privatizar estatais e o discurso moralizante assuntaram os segmentos mais ilustrados da classe média.
- A proposta social de Collor, francamente favorável à reforma agrária, e a defesa de um maior papel do Estado na economia.
17.
Questão
Declaração
dos Direitos do Homem e do Cidadão, de
26 de agosto de 1789, proclama, ao mesmo tempo, a igualdade entre os
homens e a preservação do direito de propriedade, cuja distribuição
entre os homens é habitualmente muito desigual. No contexto das
idéias liberais da época em que o documento foi redigido, é
correto afirmar que,
a)
o caráter contraditório do documento se deve a que a Assembléia
Nacional Constituinte quis contentar a todas as facções.
b)
não é contraditório que ele proclame, ao mesmo tempo, a igualdade
e o direito de propriedade, já que se pretendia estender o acesso à
propriedade a todos os franceses.
c)
é contraditória a proclamação simultânea da igualdade e do
direito de propriedade, já que, se a distribuição da propriedade
for igualitária, torna-se impossível a liberdade.
e)
não é contraditório que ele proclame, ao mesmo tempo, a igualdade
e o direito de propriedade,
já
que a liberdade a que se refere é exclusivamente civil, legal e
institucional.
18.
Questão A
charge da revista ilustra
a)
os conflitos do governo de Getúlio Vargas com as companhias
norte-americanas para nacionalizar a extração e produção de
petróleo.
b)
a pressão de empresas internacionais contra o processo de
nacionalização do petróleo brasileiro, intensificado após a 2ª
Guerra Mundial.
c)
a crise de produção de petróleo, após a 2ª Guerra Mundial, que
levou as “sete irmãs” a exigirem a desnacionalização da
produção no Brasil.
d)
o momento da criação da Petrobrás, com o apoio das companhias de
petróleo internacionais, interessadas em explorar o solo brasileiro.
19.
Questão
Sobre os
últimos 50 anos no Brasil, é possível afirmar que:
a)
cresceu a população das cidades, desapareceu a dependência
econômica e acentuou-se
o
preconceito racial.
b)
progrediu a tendência ao federalismo, a Igreja Católica perdeu seu
poder e foram raras
as
crises econômicas.
c)
aumentou o setor de serviços, houve significativo êxodo rural e a
condição da mulher
transformou-se.
d)
melhorou a pesquisa científica, a economia atingiu patamares de
primeiro mundo e a
tecnologia
alcançou a maioria da população.
20ª
Questão: Tarefa
PATRIMÔNIO
HISTÓRICO E CULTURAL
A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece que o poder público, com a cooperação da comunidade, deve promover e proteger o "patrimônio histórico e cultural brasileiro".
Dispõe ainda que esse patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, como sejam:
A Constituição da República Federativa do Brasil estabelece que o poder público, com a cooperação da comunidade, deve promover e proteger o "patrimônio histórico e cultural brasileiro".
Dispõe ainda que esse patrimônio é constituído pelos bens materiais e imateriais que se referem à identidade, à ação e à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira, como sejam:
- as formas de expressão
- os modos de criar, fazer, viver;
- as criações científicas, artísticas e tecnológicas;
- as obras, objetos, documentos, edificações e demais espaços destinados às manifestações artístico-culturais;
- os conjuntos urbanos e sítios de valor histórico, paisagístico, artístico, arqueológico, paleontológico, ecológico e científico.
Esses bens materiais e imateriais que formam o patrimônio histórico e cultural brasileiro são, portanto, os modos específicos de criar e fazer (as descobertas e os processos genuínos na ciência, nas artes e na tecnologia); as construções referenciais e exemplares da tradição brasileira , incluindo bens imóveis (igrejas, casas, praças, conjuntos urbanos) e bens móveis (obras de arte ou artesanato); as criações imateriais como a literatura e a música; as expressões e os modos de viver, como a linguagem e os costumes; os locais dotados de expressivo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral, assim como as paisagens e as áreas de proteção ecológica da fauna e da flora.
Quando se preserva legalmente e na prática o patrimônio histórico e cultural, conserva-se a memória do que fomos e do que somos: a identidade da nação. Patrimônio, etimologicamente, significa "herança paterna"- na verdade, a riqueza comum que nós herdamos como cidadãos, e que se vai transmitindo de geração a geração.
Com base no
texto acima descrito e de acordo com os seus conhecimentos acerca do
assunto supracitado, elabore um texto de cunho dissertativo, com o
seguinte tema: “Do Patrimônio
Histórico e Cultural do meu município eu cuido. E você?”
OBS: O
texto dissertativo deve obedecer ao número mínimo de 15 linhas e o
máximo de 25 linhas; deverá conter uma fotografia que possa
caracterizar o tema proposto, que deve ser feito obedecendo a Norma
Culta da Língua Portuguesa, sendo que o mesmo deverá ser produzido
em folha de modelo padrão elaborado pela Equipe Organizadora da
referida Olimpíada, que encontra-se disponível na Sala de
Multimeios da Escola Vilebaldo Aguiar, devendo ser entregue pelas
equipes no prazo estabelecido pelo referido Edital.
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