De
cada 10 professores que dão aulas na educação básica brasileira, dois
trabalham sem diploma de ensino superior. O índice de docentes não
graduados é maior nas turmas da educação infantil, mas há professores
trabalhando sem formação adequada inclusive no ensino médio.
Os números do Censo Escolar 2012
mostram que 22% dos 2.101.408 professores brasileiros – 459 mil – não
chegaram à universidade. Desse total, 8.339 terminaram apenas o ensino
fundamental, 115.456 concluíram o ensino médio regular e 335.418, o
magistério. Entre os 1,6 milhão diplomados, 223.777 não cursaram
licenciatura, modalidade que prepara professores.
É na educação infantil que trabalha
grande parte dos professores sem formação superior. Dos 443,4 mil
professores dessa etapa, 36,4% não se graduaram. De acordo com a Lei de
Diretrizes e Bases da Educação, é permitido que um professor que
concluiu apenas o magistério lecione nessa fase, mas 10% dos docentes
sequer têm essa formação mínima.
Nos anos finais do ensino
fundamental e no ensino médio, fases em que todos os professores, por
lei, deveriam ter cursado licenciatura para dar aulas, o cenário se
repete. Do 6º ao 9º ano do fundamental, 22% dos 801 mil educadores não
têm formação adequada (não cursaram faculdade ou licenciatura). No
ensino médio, 18% dos 497 mil docentes estão nessa situação.
Fonte: iG
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