quinta-feira, 3 de março de 2011

CAMPEÃO DO 1° TURNO: Ceará incontestável


Com gol nos minutos finais, o Vovô vence o Fortaleza, sagra-se campeão invicto do turno e vai à final do Estadual.

O Ceará é campeão invicto do primeiro turno do Campeonato Cearense. Em uma decisão disputadíssima no Castelão, o Vovô venceu o Fortaleza por 1 a 0, já garantindo presença na final do Estadual-2011.

Clássico costuma ser disputado. E quando vale título, o difícil é não ser eletrizante. Com isso, Ceará e Fortaleza disputaram cada palmo do campo. Ninguém queria dar o mínimo de espaço para o rival pensar. Assim, o primeiro tempo da decisão foi mais disputado do que jogado. As chances foram raras.

O Fortaleza iniciou melhor. Mais firme na marcação e decidido ofensivamente, o Leão do Pici foi dono do jogo nos primeiros dez minutos.

Explorando a velocidade do atacante Reginaldo Júnior, o Tricolor teve a primeira chance de gol aos nove minutos, em passe do camisa 11 para o atacante Léo Andrade, que chutou rasteiro para fora.

Mas, aos poucos o Ceará, perdido até então, adiantou a marcação e equilibrou o jogo. Com o avanço dos volantes Heleno e João Marcos, o Ceará encontrou espaços para atacar.

E a partir da metade da primeira etapa, o Alvinegro finalmente foi mais incisivo no ataque, levando perigo ao gol do Leão, alternando ataques com os laterais Boiadeiro e Vicente. As melhores chances alvinegras vieram aos 33 e aos 34 minutos, com Iarley. Na primeira, o atacantes invadiu a área, chutou rasteiro, errando por pouco. No minuto seguinte, o atacante acertou um forte chute, mas o goleiro Fabiano fez uma defesa impressionante e salvou o Leão.

Susto

Após dez minutos sem grandes chances e muita marcação, aos 44, em lance casual, quase o Ceará marcou: o lateral Boiadeiro tentou cruzar da esquerda e quase surpreendeu Fabiano, que jogou para escanteio.

No segundo tempo, foi a vez de o Ceará tomar a iniciativa. Com o apoio constante dos laterais, o Alvinegro era perigoso pelos flancos, mas a defesa do Fortaleza se mantinha firme.

Com o domínio do Ceará, o técnico Flávio Araújo, do Fortaleza, tirou o meia Luciano Henrique e pôs o volante Leandro. Assim, passou a espelhar o esquema de Dimas Filgueiras, que iniciou o jogo de forma surpreendente, com três volantes no meio-campo: Heleno no posto do zagueiro Cléber.

Com isso, a marcação do Tricolor, que já era competente, ficou ainda melhor. E Dimas respondeu, tirando o centroavante Júnior, que teve raras chances de finalizar, lançando Osvaldo, para dar maior velocidade ao ataque. Mas a modificação não surtiu efeito imediato. Com o Fortaleza acuado pela pressão do Alvinegro, não havia espaço para atacar em velocidade. Sem finalizações perigosas até os 35 minutos, as torcidas pediam atacantes do banco de reservas. A alvinegra, Nicácio e a tricolor, Tatu. E os técnicos atenderam aos pedidos, colocando os dois atacantes.

Estrela

E Nicácio foi decisivo. Aos 41, o atacante deu passe perfeito para Osvaldo, que entrou livre na área e finalizou, com a bola ainda batendo na trave antes de entrar, para delírio do lado preto e branco das arquibancadas.

Após o gol, o Ceará passou a controlar a partida, tocando a bola no ataque. E o Leão, que se defendeu bem em todo o jogo, não teve mais forças para buscar o empate que levaria a decisão para os pênaltis.

E com o apito final de Heber Roberto Lopes, a festa da torcida alvinegra, em maioria nas arquibancadas, foi iniciada no lotado Castelão.

Ficha técnica

Ceará 1

Fernando Henrique; Boiadeiro (Sérgio Mota), Erivélton, Fabrício e Vicente; João Marcos, Michel, Heleno e Geraldo; Iarley (Marcelo Nicácio) e Júnior (Osvaldo)

Técnico: Dimas Filgueiras

Fortaleza 0

Fabiano; Roniery, Plínio, Gilmak e Guto; Régis, Marcos Paulo, Luciano Henrique (Leandro) e Bismarck (Cleyton), Léo Andrade (Tatu) e Reginaldo Júnior

Técnico: Flávio Araújo

Competição: Campeonato Cearense - 1º Turno Local: Castelão, em Fortaleza (CE)

Árbitro: Heber Roberto Lopes Assistentes: Thiago Brígido e Alessandro Magno

Renda: R$ 449.622,00

Público: 44.776 pagantes Gol: (Osvaldo 41/2ºT)

Saiba Mais

Superioridade

Uma das explicações para o sucesso do Ceará, campeão invicto do primeiro turno, está no planejamento traçado. A formação de um elenco forte, com pelo menos dois jogadores de bom nível para cada posição foi fundamental para a conquista. Nomes como Fabrício, Michel, Boiadeiro, João Marcos e Geraldo, e contratações pontuais, como Júnior, Iarley, e Fernando Henrique, sem falar nos reservas de luxo, Osvaldo, Nicácio e Sérgio Mota fizeram a diferença

Reforço

O Ceará termina o primeiro turno com 11 vitórias e dois empates, um ótimo aproveitamento de 90,4%

PREDESTINADO
Osvaldo comemora gol da consagração

O atacante Osvaldo, autor do gol que deu o título do primeiro turno do Estadual ao Ceará em cima do seu ex-clube, o Fortaleza, considerou o seu gol um presente de Deus. Osvaldo saiu do banco para definir o título para o Alvinegro, ao entrar em campo aos 18 minutos do segundo tempo, no posto de Júnior. "Eu sabia que em algum momento a minha bola ia entrar, pelo trabalho que venho realizando. Eu sempre vinha entrando nas partidas e hoje (ontem), fico feliz por marcar um gol. E exatamente num clássico", comentou o jovem atacante.

Tão logo o jogo foi encerrado, dirigentes do Ceara entraram em campo para comemorar com os jogadores alvinegros. "Nosso grupo esta fazendo um grande trabalho e está focado na conquista do Estadual. Demos um grande passo para a ganhar o campeonato", declarou o atacante Geraldo.

O técnico Dimas Filgueiras também foi muito cumprimentado pela vitória e pelo turno. Ele lembrou o fato de ter mudado a historia do jogo com as substituições. "Alterei no momento certo e os dois que entraram participaram do gol, o Marcelo Nicácio e o Osvaldo", completou Dimas.

Com a vitória, o Ceara chegou a 13 jogos invicto na temporada-2011, o que animou o técnico a reforçar sua devoção a Nossa Senhora de Fatima. "O Treze é o dia de Nossa Senhora de Fatima e quando chegamos ao jogo de numero treze, eu sabia que ela iria nos ajudar".

Reforço

O vice-presidente alvinegro, Robinson de Castro aproveitou a empolgação do momento e anunciou a nova contratação do clube para o segundo turno. Trata-se do atacante Thiago Humberto, que pertence ao Internacional de Porto Alegre. O jogador vai ser apresentado hoje à tarde na sede do clube.

Na noite de ontem, foi definido o adversário do Ceará Segunda Fase na Copa do Brasil. Trata-se do Brasiliense, que eliminou o Águia de Marabá. Dimas disse ter gostado do adversário.

Fonte: Jornal Diário do Nordeste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário