quinta-feira, 10 de março de 2011

HISTÓRIA DE UBAÚNA


O distrito de Ubaúna está localizado ao sul do município de Coreaú na região noroeste do estado do Ceará, na microrregião de Sobral. Suas coordenadas geográficas são: latitude S: 3º33’ e longitude W: 40º 40’, sua distância da capital Fortaleza e de 268 quilômetros e seu acesso se da pela BR – 222.

Segundo o dicionário topônimo do Ceará o nome Ubaúna significa “Ubá” canoa e “Úna” preta nome indígena chamado “canoa preta” segundo o autor diz ter sido uma homenagem a um dos grandes caciques da região que por aqui viveu, adotado em 1965. Assim como todas as localidades da região Ubaúna está inserida na depressão sertaneja possuindo clima semi-árido e todas suas características como: baixa pluviosidade (1.100mm), solos rasos e presença da caatinga como vegetação predominante.

A história de Ubaúna e seus primeiros passos começam no final do século XIX, mas precisamente na época da Guerra do Paraguai; o que hoje são ruas, casas e alguns prédios, antes era mato com poucas casas distintas e distantes entre-se que viviam da pecuária e agricultura e seu nome era chamada de Fazenda Trapiá nome dado por causa da presença de muitas arvores de mesmo nome, comum na região. A Fazenda Trapiá estava localizada no meio da terra seca ao lado do Riacho Cajazeiras (atual açude) e era composta por uma família muito conhecida: a família Carneiro, que até hoje existe descendentes da mesma e que residem em Ubaúna.

O surgimento da vila que se transformou em Ubaúna está ligado diretamente com a construção da capela religiosa, principal meio transformador do espaço que ali existira. E, essa construção ocorreu pelo fato de uma senhora da família Carneiro no qual o seu nome era Sra. Rosa Carneiro do Espírito Santo ter feito uma promessa ao seu santo de devoção: São Francisco de Assis; o motivo da promessa era que se seus filhos adultos que possuía não fossem chamados para servir o exercito brasileiro na guerra contra o Paraguai, a matriarca, em ação de graças, construiria uma capela religiosa em homenagem e forma de agradecimento ao santo. Por final tudo aconteceu como ela queria e sua promessa foi cumprida. A partir daí, ou seja, da construção da capela que atualmente e a igreja matriz de Ubaúna, o povoado composto por casas simples e rústicas passou a se organizar e crescer em volta da igreja, criando assim uma forma de organização baseada na dedicação a igreja e as atividades econômicas que prevaleciam na época como a agricultura e a pecuária no qual sustentados pelo trabalho braçal eram extraídos os produtos e negociados entre-se ou em comunidades locais.

Ubaúna, como outras localidades possui alguns documentos que servem como fontes históricas e que podem contar sua história como caso dos primeiros registros civis encontrados no Cartório de Registro Civil Néri Vasconcelos, onde temos registros de casamentos e nascimentos que datam de 1907 o matrimonial e 1916 o de nascimento. Tendo assim mais de 100 anos de história. Outra característica marcante daquela Ubaúna de antigamente era o cultivo de valores morais ou o respeito para com os mais velhos e aos nomes das grandes famílias locais, sendo os mais velhos a tomar decisões importantes dentro da comunidade.

Donnybrasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário