segunda-feira, 7 de março de 2011

DEFESA CIVIL ESTÁ DE OLHO NA ZONA NORTE


As chuvas se concentraram na Zona Norte do Estado nos últimos dias, acendendo o sinal de alerta da Defesa Civil nos Municípios, onde as precipitações diárias estão acima da média. Em Sobral, a Defesa Civil local, recebeu chamadas de diversos moradores dos distritos de Aracatiaçu e Taperuaba, preocupados com as cheias de seus mananciais.

No distrito de Aracatiaçu, a 60Km da sede, o nível de águas do Riacho Estanislau, que corta a localidade, aumentou trazendo preocupação para centenas de moradores que moram nas regiões baixas da cidade. Como precaução, a coordenação da Defesa Civil enviou à localidade, ainda na noite de domingo, uma equipe de quatro pessoas.

Segundo o secretário da Cidadania e Segurança e coordenador da Defesa Civil, Jorge Trindade, uma equipe está equipada com um caminhão para mudanças, colchonetes e mantimentos. "Vamos manter esta equipe na região até que não haja mais motivos de preocupação", disse Jorge Trindade, acrescentando que moradores de Taperuaba também estão apreensivos com a situação das chuvas. "O Açude Sonrizal está cheio e os moradores da Vila Pirata estão temerosos com o nível da água. Mas não há perigo de arrombamento", disse.

Rios cheios
Até a manhã de ontem, o boletim pluviométrico da Funceme havia registrado volume de chuvas acima de 100 mm em vários Municípios do Litoral Norte. Entre eles: Senador Sá (103mm) e Marco (100mm). Em Coreaú, na região da Ibiapaba, o registro da chuva de domingo, na zona rural de Sítio Urubu, foi de 125mm.

"Os rios estão cheios. Ainda não há notícias de pessoas desabrigadas ou desalojadas, mas se continuar chovendo intenso pode trazer transtorno para muitos moradores, principalmente, as famílias que moram a margem do rio Coreaú", disse o membro do Conselho Tutelar, Francisco Elias.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Sobral, e que também coordena a Defesa Civil do Estado na região, capitão Roberto Moraes, adiantou que cerca de 40 homens da corporação estão de sobreaviso para qualquer eventualidade. "Vamos dividir as nossas tarefas entre atendimento ao período de Carnaval e a eventualidade por conta das cheias que podem surgir. Já recebemos chamadas de moradores de Granja, onde o nível do Rio Coreaú já traz preocupação", disse Roberto Moraes.

Em 2009, o Município de Granja viveu um dos momentos mais difíceis, por conta das chuvas e da cheia do Rio Coreaú. Milhares de pessoas ficaram desalojadas e desabrigadas. Comunidades que vivem em áreas rurais ficaram por muito ilhadas. Este ano, somente no mês de fevereiro, o acúmulo das chuvas ultrapassaram os 1.000mm. Este já choveu 1.405mm. No ano passado, as chuvas foram de 162mm no mesmo período.

Por conta do volume das chuvas, mais três açudes sangraram, dois deles pertencem à região. O Tucunduba, em Senador Sá, e o São Vicente, em Santana do Acaraú. O terceiro fica na Bacia do Salgado, em Granjeiro. Com isso, são cinco açudes na região Norte que estão sangrando. Antes já haviam atingido a sua cota máxima o São Pedro Timbaúba, em Miraíma; o Acaraú Mirim, em Massapê; e o Quandú, em Itapipoca. No Estado, são dez reservatórios que estão sangrando.

Tábua de Chuvas
Coreaú 125.0
Icó 107.8
Senador Sá 103.0
Marco 100.0
Barbalha 98.5
Quixeramobim 95.5
Orós 95.0
Camocim 92.0
Granja 90.0
Independência 83.0

Fonte: Funceme

Nenhum comentário:

Postar um comentário